segunda-feira, 21 de abril de 2014

AINDA SOBRE A ENTREVISTA DO DALAI-LAMA COM O PSICOTERAPEUTA E JORNALISTA AMERICANO howard c. cutler, SOBRE 'A ARTE DA FELICIDADE', CONTINUAMOS:




"AS FONTES DA FELICIDADE"

Segundo esse psicoterapeuta, entrevistador do Dalai-Lama, 'pesquisadores realizaram uma série de experiências e demonstraram que o nível de satisfação om a vida de uma pessoa pode ser elevado através de uma simples mudança de perspectiva e da visualização de como as coisas poderiam ser piores', e, citou um exemplo: 'num estudo, mostraram-se as mulheres na University of Wisconsin, em Milwaykee, imagens das condições de vida extremamente duras vigentes em Milwaukee na virada do século passado, ou pediu-se às mulheres que imaginassem tragédias pessoais, como sofrer queimaduras ou ficar deformada, e escrevessem a respeito. Depois de terminado esse exercício, foi pedido às mulheres que avaliassem a qualidade das suas próprias vidas. O exercício resultou num aumento da sensação de satisfação com a vida que levam hoje', onde acharam que a vida daquelas pobres mulheres era insuportável, e, as delas, hoje, apesar de tantos problemas, eram maravilhosas! Acharam que não sabiam o que era a felicidade, apesar de terem em suas mãos!
 
Dalai-Lama, ao ouvi esse exemplo, comentou:
 
"Embora seja possível alcançar a felicidade - explica o D.L., ela não é algo simples. Existem muitos níveis. No BUDISMO, por exemplo, há uma referencia aos quatro fatores de realização, ou felicidade: RIQUEZA, SATISFAÇÃO MATERIAL, ESPIRITUALIDADE E ILUMINAÇÃO. Juntos eles abarcam a totalidade da busca do individuo pela felicidade.......Por exemplo, considera-se que a saúde é um dos fatores necessários para uma vida feliz. Outro fator que encaramos como fonte de felicidade são nossos recursos materiais, ou a riqueza que acumulamos. Outro fator é ter amigos ou companheiros. Todos nós reconhecemos que, a fim de levar uma vida realizada, precisamos de um circulo de amigos com quem possamos nos relacionar emocionalmente e em quem confiemos.
 
Ora, todos esses fatores são, no fundo, FONTES DE FELICIDADE. No entanto, para que um indivíduo possa fazer pleno uso delas com o intuito de levar uma vida feliz e realizada, sua disposição mental é essencial. Ela tem importância crucial".
 
"Se utilizarmos nossas circunstâncias favoráveis, como nossa saúde ou fortuna, de modo positivo, na ajuda aos outros, elas poderão contribuir para que alcancemos uma vida mais feliz"
 
Em outro artigo neste BLOGDOPOVÃO, continuaremos com essa fantástica entrevista sobre A ARTE DA FELICIDADE, onde nós, Seres Humanos, temos tantas mas não damos tantos valores, apenas, quando a perdemos é que iremos valoriza-la! Por exemplo, o SANTO DALA-LAMA nos diz: a saúde, plena, ou, com pequenos problemas, para que FELICIDADE MAIOR DO QUE ELA?
Ou, para que termos tantos bens materiais, porém, sem saúde? Por exemplo, o filho de um banqueiro, residente em São Paulo, pegou uma doença incurável, onde os médicos deram uns cinco anos de vida! A sua família descobriu que um grupo de cientistas nos EUA estudavam essa doença, onde já tinham descobertos alguns fatores que influenciavam para a sua cura, mas pela legislação desse País, não podiam aplica-los em seres humanos! Conversaram com essa equipe de cientistas, onde esses aceitaram vir ao Brasil fazer experiências nesse jovem, de 22 anos, na época (uns dois anos atrás), desde que a sua família conseguisse autorização da justiça brasileira, inclusive, com aval do STF, e assim foi feito! A promessa dessa equipe era que esse jovem poderia ter mais uns cinco anos, no caso dez anos, caso as suas experiências em seres humanos tivessem os mesmos resultados em laboratório! Eu nunca mais li, vi ou assisti nada sobre esse caso, mas, espero, em nome de DEUS, que ele esteja vivo , curado ou com muitos anos de vida pela frente! Portanto, quem de nós trocaríamos essa fortuna de bilhões de reais ou dólares pela vida desse jovem? Será que um trabalhador em coleta de lixo, com plena saúde, a trocaria pela desse jovem filho do banqueiro? Portanto, voltando aos quatro fatores citados pelo D.L., o melhor é a soma de todos juntos! Eu não sei por que nós, seres humanos, temos a propensão a VALORIZAR O NEGATIVO, O RUIM, E DÁRMOS POUCA IMPORTANCIA AS MARAVILHAS QUE POSSUIMOS!

Mas, aproveitando esse lindo texto, abaixo, encontraremos outro que trato da obrigação da colocação de placas, nos postos de combustíveis, informando-nos da diferença entre o preço da GALOSINA COMUM pelo preço do álcool, onde, não sei por quê, pois, afirmo-lhes que não foi burrice, troquei o M por N da palavra COMUM! Quem mandou os gramáticos complicarem tanto a nossa língua?
 
 

Um comentário:

  1. Eu penso que a felicidade esta nas coisas simples da vida, na satisfação em ajudar outras pessoas, nos amigos sinceros e no prazer de viver a vida sabendo da nossa insignificância em relação ao ser supremo que nos criou.

    ResponderExcluir