segunda-feira, 7 de abril de 2014

HOJE, COM MUITA HONRA, RECEBEMOS MAIS UM ACESSO DA TERRA DO SANTO PAPA JOÃO PAULO II, POLÔNIA,



Mas, ouvindo um programa pela bandnewsfm, a nível nacional, pela emissora de São Paulo, cujo tema são fatos curiosos dos municípios deste País, até os seus nomes; pessoas mais velhas, ainda vivas, etc., um dado me chamou à atenção: um município do Maranhão chamado ARAMIS, distante 500 km de São Luiz, Capital dessa Capitania hereditária dos Sarneys, possui TRES MILHÕES E QUINHENTOS MIL QUILÔMETROS QUADRADOS, ou seja, quase a metade de todo o território nacional! É inacreditável! Como um município desse possuir uma imensidão dessa de território? Avaliemos como esse povo dessa região, principalmente, os da zona rural está abandonado, sem nenhum tipo de assistência econômico, financeira e social! Segundo o jornalista de uma pequena rádio desse município-país, a sua população é de 35 mil pessoas, ou seja, se dividirmos os milhares de quilômetros quadrados por habitantes encontraremos um número absurdo!
 
Eu sou contra criação de municípios no Brasil, principalmente, pelo aumento de despesas, com a criação de toda a infraestrutura, mas, casos excepcionais como esse, com essa absurda extensão de terras, realmente, seria necessário a criação de mais uns seis municípios! Como um pequeno município desse, no fim do mundo do Maranhão, irá planejar e executar políticas públicas para essa gente que vive tão distante do poder municipal?
 
Aproveitando essa imensidão de terras deste País, é bom frisar que à Organização Mundial de Alimentos informou que o Brasil possui condições de alimentar o mundo, quase sozinho, principalmente pelo fator de INDICE DE UTILIZAÇÃO DE TERRAS PARA Á AGRICULTURA, hoje em 12% das suas terras, tendo condições de chegar aos 70%, bastando que se invista em tecnologias para recuperar terras, principalmente, a grande parte da região da seca, que, se abastecida, se transformará em um grande celeiro agrícola do mundo! E ai está o grande projeto da transposição das águas do Rio São Francisco (4% em época de seca dos 20% que vão para o mar!). Segundo especialistas, após a conclusão desse projeto, e, o mesmo em plena produção, pouquíssimos norte-nordestinos se deslocarão mais para o sul e sudeste deste País, inclusive, já existe um fluxo, muito grande, desse grande povo, que construiu São Paulo, que ajudou o Rio de Janeiro a crescer; que trabalhou duro nas zonas rurais do sul e sudeste do Brasil voltando para as suas terras e familiares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário