segunda-feira, 7 de abril de 2014

QUEM FOI GIORDANO BRUNO, TEÓLOGO ITALIANO, QUE NASCEU EM NOLA, REINO DE NÁPOLES, 1548, ITÁLIA!



Condenado à morte na fogueira pela Inquisição romana (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício) por heresia! Na época, também , era conhecido como Bruno de Nola ou Nolano.

Filho de Giovanni Bruno e Fraulissa |Savolino, com nome de batismo de Filippo Bruno, adotando o nome de Giordano quando intressou na Ordem Dominicana aos 15 anos de idade.

Era um estudioso de Aristóteles e Tomás de Aquino, preferidos na doutrina Católica daquela época.
Doutorado em Teologia.

Possuia ideias avançadas que suscitavam suspeitas por parte da hierarquia da Igreja. Em 1576 foi acusado de heresia e levado a Roma para ser julgado. Poucos meses depois, abandonou o hábito e em 1579 deixou a Itália. Dai iniciou-se à perseguição a sua vida!

Em Roma, o julgamento de Bruno durou sete anos durante os quais ele foi preso, por último, na Torre de Nona. Alguns documentos importantes sobre o julgamento estão perdidos, mas outros foram preservados e entre eles um resumo do processo, que foi redescoberto em 1940. As numerosas acusações contra Bruno, com base em alguns de seus livros, bem coo em relatos de testemunhas, incluíam blasfêmia, conduta imoral e heresia em matéria de teologia dogmática e envolvia algumas das doutrinas  básicas da sua filosofia e cosmologia. Algumas das acusações, conforme esse processo de inquisição:

. sustentar opiniões contrárias à fé católica e falar contra ela a seus ministros;
. sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre a Trindade, a divindade de Cristo e a encarnação;
. sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre Jesus como Cristo;
. sustentar opiniões contrárias à fé católica sobre a virgindade de Maria, mãe de Jesus;
. sustentar opiniões contrárias à fé católica tanto sobre a Transubstanciação quanto a Missa;
. reivindicar a existência de uma pluralidade de mundos e suas eternidades;
. acreditar em metempsicose e na transmigração da alma humana  em brutos, e,
. envolvimento com magia e adivinhação.

Mas, a principal acusação contra Bruno, e que não estava no processo, foi ele defender o heliocentrismo de Copérnico. Um dos pontos chaves de sua cosmologia é a tese do universo infinito e povoado por uma infinidade de estrelas, como o Sol, e por outros planetas, nos quais, assim como na Terra, existiria vida inteligente. Giordano Bruno foi grande defensor do espaço infinito; Ele era hilozoista (pensava que tudo tem vida) e panpsiquista (pensava que tudo tem uma natureza psíquica, uma alma).

Vejam como os traidores são eternos! Giovanni Mocenigo (1558=1623), era membro de uma das mais ilustres famílias venezianas, encontrou Bruno em Frankfurt, em 1590, e o convidou para ir a Veneza, a pretexto de lhe ensinar mnemotécnica (a arte de desenvolver a memória), em que Bruno era perito. Como Mocenigo quisesse usar as artes da memória com fins comerciais, esperava obter de Bruno os ensinamentos de ocultismo para aumentar o seu poder, prejudicando os seus concorrentes. Mas, Bruno, sabendo da fama do Reino de Veneza, em não entregar as pessoas procuradas por outros países, protegendo-os, resolveu ir para essa Cidade, inclusive, porque estava com muita saudade da Itália. Mas, com o tempo, ele resolveu voltar para Frankfurt, onde morava, há décadas, assim que saiu da sua ordem religiosa, inclusive, temendo a sua morte pelas suas ideias revolucionárias que chocavam com a cúpula do Vaticano e de toda a sua Ordem e as demais! Quando o Mocenigo tomou conhecimento da sua ideia de ir embora, o trancou em um quarto, denunciando-o aos agentes da Inquisição, sendo condenado à morte no dia 8 de fevereiro de 1600, em uma fogueira, como todos que eram assassinados por essa INQUISIÇÃO RELIGIOSA, onde o Papa João Paulo II pediu desculpas a todos que foram vítimas desses sanguinários assassinos, que pensavam que agiam em nome de Deus. Mas, por que estou falando do BRUNO? Por que o Papa Francisco, depois de quase dois mil anos, abriu processo para canoniza-lo como SANTO, cujo maior 'mérito' ter sido um mártir da Igreja Católica Apostólica Romana"

Pergunto-lhes: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSES RADICAIS INQUISITORES E OS TALIBÃS, OS AL-QAEDA , AS DEMAIS CORRENTES RADICAIS DO ORIENTE MÉDIO?

Mas, por que me lembrei de escrever sobre esse homem santo? Além do processo de canonização aberto pelo Papa Francisco, recentemente, mostrando, também, a grandeza desse Papa, também, há uns trinta dias, assisti a um documentário, extenso, no canal fechado Discovery, sobre a sua vida, que tanto me comoveu e eu não o conhecia na história! Pesquisei, na fantástica Wikipédia, que nos faz 'tão inteligente' e 'conhecedor de quase tudo', saindo esse 'pequeno' texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário