quarta-feira, 16 de abril de 2014

"A ARTE DA FELICIDADE: UM MANUAL PARA A VIDA", SUA SANTIDADE, O DALAI LAMA, PELO JORNALISTA AMERICANO HOWARD C. CUTLER!




Leiam a sua entrevista colocada em um livro, com esse título, verdadeira Bíblia Sagrada na visão Budista, que, inclusive, acredita em VIDAS PASSADAS, como o Espiritismo, e, por que não, o Catolicismo, pois, DEUS, JESUS CRISTO E OS SANTOS SAGRADOS SÃO ESPÍRITOS DE LUZ! A diferença são concepções criadas pelos homens que formaram essas Igrejas e Seitas!
 
Vejam o que o autor nos dedica na sua primeira página: "QUE VOCÊ ENCONTRE A FELICIDADE"!
 
Segundo esse projeto desse jornalista e psicoterapeuta americano  o objetivo principal é COMO VOCÊ LEVAR UMA VIDA MAIS FELIZ!
 
E assim começou a palavra do DALAI LAMA, EM UM ENCONTRO D'ELE COM UMA GRANDE COMUNIDADE DE UMA CIDADE AMERICANA:
 
".....MAS, PARA MIM, NÃO FAZ MESMO MUITA DIFERENÇA SE ESTOU FALANDO COM UM VELHO AMIGO  OU COM UM NOVO,  porque sempre acredito que somos iguais: somos todos seres humanos, CONSTITUÍDOS DO CORPO HUMANO E DA MENTE HUMANA........Onde quer que eu conheça pessoas, sempre tenho a sensação de estar me encontrando com outro ser humano, exatamente igual a mim". (Essa é minha: como devem ficar os preconceituosos lendo isto? E os racistas, brancos e negros?)

"Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade".

Segundo esse jornalista, o Dalai-Lama falou da importância do relacionar-se com um ser humano diante de outro......"para criar com rapidez um vínculo simples e direto com outro ser humano"

O jornalista destacou uma pequena parte da sua personalidade: 'ele dispõe de uma inteligência perspicaz, mas sem artifícios; uma benevolência, mas sem sentimentalismo em excesso; um humor maravilhoso, mas sem frivolidade; e, como muitos descobriram, a capacidade de inspirar as pessoas em vez de intimida-la'

Ainda segundo esse jornalista, depois que ele descreveu para o Dalai-Lama uma mulher que persistia em comportamentos autodestrutivo apesar do tremendo impacto negativo sobre sua vida, perguntei-lhe se ele teria uma explicação para esse comportamento:

"Às vezes é muito difícil explicar por que as pessoas fazem o que fazem.....Com frequência, a conclusão é que não há explicações simples. Se entrássemos nos detalhes da vida de cada indivíduo, tendo em vista como a mente do ser humano é tão complexa, seria muito difícil compreender o que está acontecendo, o que ocorre exatamente.....Considero extremamente difícil  tentar descobrir como funciona a mente de cinco bilhões de pessoas - disse ele, ainda rindo - Seria uma tarefa impossível! Do ponto de vista do BUDISMO, são muitos os fatores que contribuem para um dado acontecimento ou situação...Na realidade, pode haver tantos fatores em jogo que às vezes é possível que nunca se tenha uma explicação completa para o que está acontecendo, pelo menos não em termos convencionais.

"No esforço de determinar a origem dos problemas de cada um, parece que a abordagem ocidental difere sob muitos aspectos do enfoque BUDISTA. Subjacente a todas as variedades de análise ocidental, há uma tendência racionalista muito forte, um pressuposto de que tudo pode ser explicado. E ainda por cima existem restrições decorrentes de certas premissas tida como liquidas e certas. Por exemplo, eu recemente me reuni com alguns médicos numa faculdade de medicina. Estavam falando sobre o cérebro e afirmaram que os pensamentos e os sentimentos resultam de diferentes reações e alterações químicas no cérebro. Por isso, propus uma pergunta: É POSSÍVEL CONCEBER A SEQUENCIA INVERSA, NA QUAL O PENSAMENTO DÊ ENSEJO À SEQUENCIA DE OCORRENCIAS QUÍMICAS O CÉREBRO? E eles me responderam: "PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE TODOS OS PENSAMENTOS SÃO PRODUTOS OU FUNÇÕES DE REAÇÕES QUÍMICAS NO CÉREBRO" E ele, D.L., concluiu: "QUER DIZER QUE SE TRATA SIMPLESMENTE DE UMA ESPÉCIE DE RIGIDEZ, UMA DECISÃO DE NÃO QUESTIONAR O PRÓPRIO MODO DE PENSAR", E concluiu: "Creio que na sociedade ocidental moderna parece haver um forte condicionamento cultural baseado na ciência. No entanto, em alguns casos, as premissas e os parâmetros básicos apresentados pela ciência ocidental podem limitar sua capacidade para lidar com certas realidades. Por exemplo, vocês sofrem as limitações da ideia de que tudo pode ser explicado dentro da estrutura de uma única vida; e ainda associam a isso a noção de que pode e deve ser explicado e justificado. Porém, quando deparam com fenômenos que não conseguem explicar, cria-se uma espécie de tensão. É quase uma sensação de agonia.....Bem, na psicologia ocidental, quando deparamos com comportamentos humanos que na superfície são difíceis de explicar, temos algumas abordagens que podemos utilizar para entender o que está ocorrendo. Por exemplo, a ideai do aspecto inconsciente ou subconsciente da mente tem um papel de destaque. Para nós, às vezes, o comportamento pode resultar de processos psicológicos dos quais não estamos conscientes, ' disse o entrevistador que, também, é psicoterapeuta, e, o D.L, o respondeu: "No BUDISMO, existe a ideia de disposições e registros deixados por certos tipos de experiência, o que é meio parecido com a noção do inconsciente na psicologia ocidental. Por exemplo, um determinado tipo de acontecimento pode ter ocorrido NUM PERÍODO ANTERIOR NA SUA VIDA E TER DEIXADO UM REGISTRO MUITO FORTE NA SUA MENTE, REGISRO ESTE QUE PODE PERMANECER OCULTO E MAIS TARDE AFETAR SEU COMPORTAMENTO......Por exemplo, ele acrescentaria o condicionamento e os registros de vidas passadas".

"Para mim o próprio objetivo da VIDA é perseguir a felicidade. Isso está claro.....todos estamos procurando algo melhor na vida.......Por isso, para mim, o próprio movimento da nossa vida é no sentido da felicidade..."

O senhor é feliz, perguntou-lhe o psicoterapeuta e repórter: "SOU - respondeu ele e depois acrescentou - decididamente....SOU. Havia na sua voz uma sinceridade tranquila que não deixavadúvidas, disse o repórter.

"Para mim a felicidade pode ser alcançada através do treinamento da mente"

Pois é, minha gente, foi somente uma dose pequena de como encontrarmos a felicidade, receita desse fantástico homem, o 'PAPA' DOS BUDISTAS, perseguido pelos comunistas da China, mesmo sem ele levantar uma só arma; uma só pedra; onde foi expulso da sua Pátria, o TIBETE, com toda a sua comunidade de Budistas! É hoje, como JESUS CRISTO FOI NAQUELA ÉPOCA DE ESCURIDÃO, o maior filósofo do mundo, um pacifista fantástico.

Breve, muito breve, continuarei com trechos dessa entrevista sobre o CAMINHO DA FELICIDADE!
Mas, tirem as mãos do bolso e comprem esse livro "A ARTE DA FELICIDADE: UM MANUAL PARA A VIDA", escrito por Howard C. Cutler que o entrevistou.

Apenas, como estamos na Semana Santa, pensei em dar-lhes algumas dicas dadas por esse SANTO HOMEM!

No funeral BUDISTA, quando um deles morre, o seu corpo é levado para o pico de uma montanha, perto do Mosteiro, e, lá é colocado sobre uma espécie de um tablado, feito de madeira muito simples, quase estacas, vestido com a sua tradicional vestimenta, e lá, por quarenta dias, fica exposto ao sol, chuva , sereno e neve, até ser devorado por aves, e, quando terminam os quarenta dias, os restos mortais são enterrados, pois, para eles o ESPÍRITO JÁ FOI PARA OUTRA DIMENSÃO, ASSIM QUE SE MORRE! O corpo, devorado, é como se fosse uma devolução à natureza de algo que foi emprestado por ela!

Eu, na minha pequena visão, não sei o que seria melhor: ser enterrado; cremado; jogado ao mar; ou, como os budistas fazem, deixa-lo em um monte para os animais devorarem! EU DECIDI QUE QUERO VIVER, E MUITO!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário