terça-feira, 1 de abril de 2014

"ECONOMIA DO POVO", PELO ECONOMISTA ARMANDO CASTELAR PINHEIRO, COORDENADOR DE ECONOMIA APLICADA DO IBRE/FGV E PROFESSOR DO IE/UFRJ, EM UMA ENTREVISTA NO JORNAL VALOR, DE 6,7 e 8 DE DEZEMBRO DE 2013!



Face a tempestade 'em copo d'água' que a malandragem especuladora da economia brasileira estar agindo, inclusive, a mando de uma oposição quase falida, responsáveis que foram por décadas e décadas de erros e mais erros, onde o povo brasileiro, na sua imensa maioria , somente comia do bolo econômico preparado por essa raça caso sobrasse algumas migalhas, diferentemente dos governos Lula e Dilma que o povo come parte do Bolo, a maior parte, a outra, menor para a própria economia, onde cujos ingredientes dessa parte são: custos, lucros e reinvestimentos, como toda a economia voltada para o bem estar do País e do Povo, jamais, para aumentar, mais ainda, a desigualdades entre a maioria da População, além de deixar o país, cada vez mais, refém da banca internacional! Isto a elite irresponsável deste País não concorda, onde aposta o caos econômico para que essa raça que dominava o País volte, novamente, para proporcionar-lhes mais riquezas! Não se conformam com o equilíbrio orçamentário, que, ao contrário, falam que existem desequilíbrios! Querem que o nível de despesas correntes do Brasil seja igual ao da década de 70, ou seja, como se a população brasileira não tivesse aumentado, e muito, é, com ela, centenas de novas necessidades! Comparam o Brasil com a Suíça, Suécia, Áustria, EUA, pais mais velhos do que o Brasil em mais de mil anos, com uma população, excetuando-se a dos EUA, que não chega a do Estado da Bahia,  para justificarem 'estabilidade econômica' dessas nações , e, como se aqui o caos faz parte da histórica econômica desta Nação!
 
O grande Ministro Mantega já os chamou de 'OS NERVOSINHOS', portadores do caos, que desejam o lucro fácil, jamais, o da produtividade! Falam, safadamente, que 'NÃO AGUENTAMOS MAIS PAGAR IMPOSTOS', quando, na verdade, SÃO SONEGADORES DE IMPOSTOS, POIS, QUEM PAGA IMPOSTO SOMOS NÓS! Não é à toa que o Brasil é o único País do Mundo que as PESSOAS FÍSICAS PAGAM MAIS IMPOSTO DE RENDA DO QUE A JURÍDICA, por que? Porque a física o desconto é automático, na folha de pagamento das empresas, e, a jurídica, com advogados tributaristas e bons contadores, simplesmente, sonegam, e como, pagamentos de impostos, ou seja, no BRASIL CHAMAM DE SONEGAÇÃO, NOS EUA E EUROPA ASSALTO, ROUBO, e, quando pegos, vão todos para a penitenciária com aquelas fardas zebradas!
 
Vamos a partes desse artigo econômico, fantástico, desse economista e professor:
 
"Há no ar uma crescente preocupação com o caminho por que enveredou a economia brasileira. Não faltam motivos para isso. A economia mundial move-se devagar, mas consistentemente, em uma direção que nos é menos favorável. Enquanto isso, nossos fundamentos econômicos se deterioram, com alta nos déficits externo e fiscal, expectativas de inflação desancoradas e forte queda do crescimento potencial do PIB. Ainda mais preocupante, as autoridades não parecem suficientemente preocupadas com isso.
 
Para os analistas econômicos, o País vai precisar de um forte ajuste econômico em 2015, não só para corrigir os desequilíbrios criados pela atual política econômica, mas também para acelerar o crescimento e reagir ao quadro externo menos benigno.
 
Não é isso que o 'POVO' vê. A 'ECONOMIA DO POVO' é regida pela sensação de bem estar do cidadão, que depende, com alguma simplificação, do seu padrão de consumo. Influem no consumo o nível de emprego, o rendimento real, e o acesso aoc rédito.
 
O emprego está em nível recorde não só as pessoas têm onde trabalhar, como se preocupam pouco em deixar o trabalho atual, pois sabem que podem encontra outro com relativa facilidade.
 
O rendimento real também vai bem. Não apenas a baixa taxa de desemprego eleva os salários, como as transferências governamentais, via previdência e assistência social, abrangem um universo crescente de beneficiários e canalizam benefícios cada vez maiores. NUNCA TANTOS RECEBERAM TANTO DO GOVERNO. O rendimento real também vai bem porque o governo mantém baixos os preços de itens importantes da cesta de consumo, como a energia elétrica, a gasolina e as tarifas de ônibus e metrô, além de baixar outros, via desonerações tributárias, ai incluídos móveis, eletrodomésticos, carros, etc..
 
Os bancos públicos têm se encarregado de expandir o crédito ao consumo. A melhor expressão disso é o programa MINHA CASA MELHOR, que subsidia a compra de eletrodomésticos pelos mutuários do MINHA CASA MINHA VIDA, também, este um programa que distribui subsídios creditícios.
 
Vê-se, portanto que a ECONOMIA DO POVO VAI BEM, bastante bem, aliás. Basta ver que nos últimos três anos as vendas varejistas de automóveis aumentaram 7% ao ano; as de itens de escritório, computação e comunicação 12% ao ano; e o consumo aparente de gasolina, 13% ao ano. Nesse mesmo período, o PIB teve expansão média anual de 2,3%.
 
Por isso, apesar de todas as críticas de economistas e alguns empresários à política econômica, as pesquisa mostram que, se as eleições fossem hoje, o governo seria reeleito (essa é minha: em dezembro de 2013 Dilma tinha mais 7% do que essa última pesquisa, mesmo assim ainda com72% de ótimo e regular!).
 
em caso de reeleição, um ajuste forte é improvável. Afinal de contas, o povo terá votado pela manutenção da atual política econômica. Além disso, a presidente já deixou claro que acredita nessa política. Some-se a isso que ajuste efetivo, que afaste o risco de que a dívida pública, entre em uma dinâmica arriscada, traga a inflação para a meta de 4,5%.
 
Portanto, companheiros deste blogdopovão, eu sempre escrevi aqui sobre esses espertos comentaristas econômicos, quase todos a serviço de banqueiros, agiotas, e cia., jamais a favor do povo!
 
Ontem, o Ministro Mantega, em uma palestra na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, declarou: "QUEM APOSTOU EM PAÍS FRÁGIL 'DEU COM OS BURROS N'ÁGUA'", onde ele afirmou que o Brasil está lidando bem com retirada de estímulos na economia dos EUA, onde já retiram 25 bilhões de dólares na economia mundial face à recuperação dessa economia, e o Brasil quase que não sentiu, diferentemente do que pregava esses urubus, tudo para especularem, torcendo para o real se desvalorizar, o dólar subir, violentamente, e eles ganharem fortunas nas Bolsas de Valores e casas de câmbio! Segundo o Ministro Mantega em janeiro e fevereiro deste ano entraram no Brasil 9 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros diretos, ou seja, para a produção e não para a especulação como são os das bolsas de valores que tanto essa gente mama! Ele reafirmou o compromisso do governo brasileiro em consolidar os fundamentos econômicos, desde o primeiro governo Lula, continuado no segundo, e, neste da Presidente Dilma, contrariando esses especuladores que falam o contrário e que essa mídia, parcial ratifica! Outro fundamento foi o superávit fiscal com a contribuição de todos os Estados e Municípios, contrariando esses especuladores que achavam que esses poderes estaduais e municipais contribuíram para o caos! Citou, também, que de 2003 a 2013, a inflação média do Brasil foi de 5,7%, fantástico para um País que tinha inflação em 1991 de 80% ao mês, onde quando Lula pegou a herança maldita do fhc e sua trupe, na faixa de 12% ao mês! O salário mínimo da era Lula e Dilma passou de 80 dólares no último dia do fhc para quase 370 dólares nesse período, o maior salário mínimo de toda à América do Sul! Antes de Lula o pior salário mínimo era o do Brasil, menos do que o do Paraguai que era de CEM DÓLARES, Argentina que era de CENT E CINQUENTA DÓLARES! Como vimos no texto , acima citado, os investimentos sociais levaram o povo brasileiro a ter uma vida melhor!
 
Ontem, ao tomar uma pancada em uma das minhas pernas, onde topei com uma barra de ferro colocada sobre um passeio, por um imbecil, claro, fui atendido em uma clinica por uma enfermeira, muito gentil, e perguntei-lhe se ela já era formada em enfermagem, e ela me respondeu, dizendo-me que estava no último ano, por uma das mais caras faculdades de Salvador, mas, na maior simplicidade, completou: 'mas, não pago nada, pois recebo bolsa do governo federal, pelo PROUNI'! Até a dor, infernal, passou! Perguntei-lhe de onde ela era, respondendo-me que era do interior da Bahia, onde os seus pais eram , pasmem, 'vaqueiros' de uma fazenda! ISTO É OU NÃO UMA PROVA DA ECONOMIA DO POVO? Quando essa jovem iria poder estudar em uma faculdade particular, mesmo mais em conta, se não fosse o PROUNI?
 
Mas, hoje, quero homenagear o grande homem público Ministro Mantega, há anos e anos no cenário público do Brasil, sem nenhum arranhão de práticas desonestas! Vejam que ele é antipatizado pela elite empresarial, especialmente banqueiros; A partir de hoje, primeiro de abril de 2014, ele suplanta no cargo de Ministro o intragável PEDRO MALAN, que ficou dois mandatos como ministro do fhc, hoje, ASSESSOR PRINCIPAL DO GRUPO ITAÚ, antes do UNIBANCO, ou seja, antes era o cuidador das bananas para os macacos não comerem, assim que saiu dos dois desgovernos fhc, virou MACACO! Como me incomodava saber que esse cidadão, amigo da elite industrial e banqueira deste país, que nunca se preocupou com a economia do povo, era o segundo ministro que mais durou nesse cargo! Não é inveja ou coisa similar, mas um cidadão desse que foi péssimo para o seu patrão maior, o POVO BRASILEIRO, não deveria ter ficado por tanto tempo, mas, como estava na escola do psdb, tudo se justificou!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário