sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

COMO SURGIU A TRADIÇÃO DA PASSEATA DO BOM FIM, UMA HOMENAGEM DE UM PORTUGUÊS Á JESUS CRISTO POR TER-LHE SALVADO DE UM NAUFRÁGIO!



Tudo começou no ano de 1500, anos depois do descobrimento do Brasil, quando uma nau portuguesa, com mais de cinquenta tripulantes, e, carregada de pedras (eu não entendia porque lia placas nas Igrejas da Bahia onde estava escrito: 'construída com pedras vindas de Portugal', onde eu me perguntava: será que, naquela época, não existiam pedras desse tipo no Brasil? Mas, a resposta me foi dada por um historiador baiano que nos informou que essas pedras vinham no lastro das naus, que, por serem leves, recebiam esse peso extra para que não afundassem, e, ai, chegando aqui viravam matéria prima para fundações de igrejas e outros prédios! Mas, por que elas vinham assim, qual o objetivo principal? NOS ROUBAR AS NOSSAS RIQUEZAS, COMO: pau-brasil; açúcar, ouro, diamante, etc., etc.!), chegando à costa baiana, com sérios problemas, com água entrando por um casco rasgado, simplesmente, o comandante português , com muita fé, pediu a JESUS CRISTO QUE O SALVASSE E A SUA TRIPULAÇÃO, e, caso alcançasse esse 'milagre', traria, de Portugal, uma IMAGEM DO SENHOR JESUS CRISTO, e, que, com o seu dinheiro, construiria uma capela, naquele morro que ele avistava, naquele desespero, em Salvador. Assim , nasceu a COLINA SAGRADA, com uma capelinha, com essa imagem de Jesus Cristo, logo apelidada pelos baianos como 'SENHOR DO BOM FIM', apesar da história popular, e, na 'gramática baiana' ter se juntado assim: SENHHOR DO BONFIM! E a fitinha, tão tradicional? A fé dos baianos, logo, começou a distribuir essas fitas, do tamanho da imagem, da sua cabeça aos seus pés, onde o crente pede três coisas, dando-lhe três nós, e, quando se partem significa que os pedidos foram atendidos! Eu já o fiz e conseguir!
 
Mas, ontem,  não é que o CARRAPATO, meu seleto amigo, que desde os dez anos de idade já cumpria a promessa de caminhar, da Igreja da Conceição da Praia até o Bonfim, um percurso de quase 20 km, onde já se passaram mais de 70 anos dessa 'promessa'! Na terça-feira ele me ligou convidando-me para essa mais uma caminhada 'santa'! E o respondi: 'Deus me livre, só tem bêbados e brigões', e, ele: 'você tem nada com eles?', mas, não o fui, inclusive, disse-lhe: acabei de ver uma reportagem na televisão, mostrando um ENXAME DE ABELHAS, PERIGOSAS, QUE JÁ PICOU MAIS DE 30, TODOS FORAM PARA O HOSPITAL, COM OS CORPOS EM CHAGAS, e ele: 'há, como você é um cara sem fé. Esses caras estão sofrendo como Jesus sofreu na cruz, e, vou logo lhe dizendo: chegando lá, vou direto ao enxame, e , faço questão que me piquem , pois, quero ter uma ideia do sofrimento de JESUS! E eu, 'rapaz, para com isto, sai dessa', mas, não é que o CARRAPATO, cheio de pinga, ao chegar na rampa do Bonfim, lá para as 17 horas (a processão saiu as 7:30 horas da Igreja da Conceição), e, logo, perguntou a um bebão: 'colega, onde estar o enxame das abelhas?' 'Ah, ali, mas não chega lá, pois vários já foram para o hospital', mas, o CARRAPATO,realmente, é uma figura ímpar! Foi lá, com toda a imprensa filmando, registrando, subiu em uns caixões de cerveja (o enxame estava, há um ano, em um buraco de um poste da distribuidora de energia Coelba, apesar de vários pedidos oficiais da Santa Sé para que o retirasse!), e, ao se aproximar do enxame, pasmem, senhores, ele deu duas BAFORADAS SOBRE AS POBRES ABELHAS, e, em segundos, todas caíram mortas! Ele mesmo, ao ser perguntado por um dos vários repórteres 'qual foi a mágica', outro perguntou-lhe: 'você tomou DETEFON?, e, ele, sem entender nada, disse: 'não sei, só fiz o que vocês viram'! Ai, outro repórter declarou: 'pudera, com um bafo desse de cachaça, qual abelha resistirá? O Padre da Igreja do Bonfim, ao saber, correu e deu-lhe um abraço, perguntando-lhe: 'meu filho, você , como Jesus Cristo, fez milagre', e ai, um cara cínico, do lado, respondeu ao Padre: 'com essa cachaça toda que esse cara tomou, nem um leão aguentaria em pé"!
 
Mas, voltando, ainda ao CARRAPATO, não é que ele foi um dos causadores da extinção do animal JUMENTO ser excluído, por lei, dessa passeata? Tudo começou quando ele tinha dez anos de idade, onde o seu pai, com pena d'ele andar tantos quilômetros a pé, uma 'criancinha', comprou um jegue e deu-lhe de presente para servir-lhe para essa PASSEATA DO BONFIM; esse Jegue estava tão acostumado com a festa que, ao não ouvi sons alto, altíssimos; ao não sentir cheiro de cachaça, etc. durante os demais meses do ano, ficava deprimido, e o CARRAPATO, preocupado, não é que, como um psicólogo, descobriu que esse era o problema, dando-lhe, todo dia, um copo de cachaça, e mais, colocando o som da vitrola bem alto, onde uma das músicas preferidas pelo animal era 'EU QUERO ESSE JEGUE', uma famosa música de forró , do Genival Lacerda! Mas, como todo ser vivo, ele faleceu de velhinho, principalmente, porque não aguentava mais o peso do CARRAPATO, quase 1,80 de altura por 90 kg, além dos amigos inconvenientes, como MANOEL, de quase 2 m de altura por 100 kg, que insistia em montar no pobre e velho jumento, assim que o CARRAPATO o largasse! Morreu o jegue, dez dias antes de uma das passeatas! CARRAPATO, desesperado, comprou um novo, forte, quase um BURRO, mas, não se contentando, comprou, também, uma carroça para ele puxa-la! Vejam quantas maldades: não é que ele , com MANOEL, mais os seus dois 'compadres', também, grandalhões, e mais as 'piriguetes', também, com várias caixas de cervejas, whisky, etc.usava e abusavam do pobre animal? E o mais desumano: davam cachaça, sem parar , ao pobre do burrico! Resultado, como outros faziam, veio um filho de Deus, juiz, que mandou proibir o uso de jegue ou qualquer animal nas festas do BONFIM!
 
O que me deixa irritado, com o amigo CARRAPATO, é a sua falta de fé, pois, foi criado como COROINHA DE IGREJA, até os 18 anos, quase virando padre, e, ontem, após chegar do BONFIM, lá para as zero hora, ainda liga para me dizer que 'tomei todas e comi todas'! E ai, eu o perguntei: você rezou na Igreja da Conceição da Praia? Você rezou na Igreja dos Órgãos de São Joaquim? Você rezou na Igreja dos Mares? Você rezou na Igreja de Irmã Dulce? Você rezou na Igreja do Senhor do Bom Fim? 'Engraçado, eu tava tão cheio de pinga que me esqueci que existiam igrejas nesse percurso'! É ou não é um HEREGE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário