quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

JOANA PAULA, QUE TIVE A HONRA DE LER A SUA ANÁLISE SOBRE UM TEXTO QUE ESCREVI SOBRE TITIRICA QUE FOI PROCESSADO PELO CANTOR ROBERTO CARLOS, CANTOR, NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES, ELA....



......, coitada, pensando que eu sou um 'especialista em educação', como ela me parece ser, me elogia, que tanto me engrandeceu, e me propõe, pasmem, senhores, um texto sobre educação, onde ate o titulo ela sugeriu: 'PRECONCEITOS E EXCLUSÃO SÃO PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO (educação referindo a colégios)'! Joana, essa foi demais , eu não sou essa figura toda que você estar me valorizando! Mas, como tenho uma formação em gestão pública, onde trabalhei, e trabalho, há anos em orçamento público, e a educação é um dos principais fatores, vamos ver se eu atendo ao seu desejo, maravilhoso, como grande brasileira que deve ser, inclusive, uma HEROINA NACIONAL, professora, base de todas as nossas profissões, na minha concepção, a mais importante de nossas vidas, pois, sem você, e seus companheiros, não existiriam outras profissões, e, o mais grave, o analfabetismo seria uma realidade total! (e , até hoje, apesar da demagogia oficial, ainda dizem que o analfabetismo estar sendo erradicado! Como um cidadão aprender, na marra, as letras do abc, e ainda dizem que estar alfabetizado?)
 
Joana, na minha concepção, o problema maior do Brasil, e, especialmente, na Educação,  é a roubalheira do dinheiro público, do nível federal, passando para os estaduais e dai para os municipais: são verdadeiros ralos do dinheiro público!
 
Vejam o caminho que o dinheiro previsto no orçamento nacional, que não pode ser menos de 13% de tudo que foi orçado, uma fortuna espetacular, que daria, sem dúvida, para que a nossa educação fosse uma das melhores do mundo, há décadas, com total erradicação do analfabetismo! O PRESIDENTE DO BRASIL AUTORIZA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA A REPASSAR DINHEIRO PARA OS ESTADOS, VIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; Esse, depois de toda a BURRO-CRACIA (a burocracia é saudável, principalmente, para ensinar a essa raça que o dinheiro não é deles, e, sim, do povo brasileiro!), onde levam semanas e semanas para libera-lo, sai dai para o GOVERNADOR DE CADA ESTADO, VIA SECRETARIAS DAS FAZENDAS; dai, depois de semanas e semanas, sai dai para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE CADA ESTADO, já com CARIMBOS DE LIBERAÇÃO PARA OS 'PREFEITOS AMIGOS', e, dai  os PREFEITOS, via suas SECRETARIAS
DAS FINANÇAS, para as SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE CADA CIDADE, já, também, com verbas carimbadas para áreas dos 'vereadores' amigos , ou, onde ele, prefeito, teve mais votos! Vejam que infernal caminho esse dinheiro que sai de Brasilia e dai para as mais distantes cidades do Brasil, e, quando chega para ser gasto, o ANO LETIVO JÁ ERA!,  Pergunto-lhe, JOANA PAULA, se esse dinheiro saísse, diretamente, para a secretaria de educação do município, já para ser investido ou para manutenção das escolas, quanto tempo ganharíamos? Mas, se isto fosse implantado, o PRESIDENTE, OS GOVERNADORES E OS PREFEITOS NÃO PODERIAM FAZER POLITICAGEM! E sabem quem implantou essa MARACUTAIA? O REGIME MILITAR QUE TINHA NESSA FÓRMULA A MANEIRA DE DEIXA-LOS ACORRENTADOS!
 
Na minha opinião, Professora Joana Paula, esse é o principal ponto de estrangulamento da educação , como é da saúde, da segurança, etc., etc. deste País! E como lutei, quando ocupava o cargo de assessor econômico e financeiro da secretaria de finanças de Salvador, nas gestões dos Prefeitos Jorge Hage, vejam o seu nome, Jorge Hage, e o Mário Kertész, esse, um moralista da pior espécie! Mas, tive uma vitória, apesar de não ser da área educacional: conseguir que a Prefeitura criasse uma atividade financeira, no seu orçamento, onde todas as escolas municipais tivessem uma verba para manutenção das escolas, na época correspondia a três salários mínimos (hoje, há anos fora, não sei, nem mesmo se continuaram com esse fantástico programa), onde a diretora da escola era a responsável pelo gerenciamento desse dinheiro, voltado para pequenos consertos na escola, como: uma torneira que quebrou e precisava de outra; do pagamento da mão de obra do encanador; para comprar dez telhas que o vento levou do telhado; para consertar carteiras; para recuperar o reboco de uma sala e pinta-la, ou seja, pequenas despesas! Quando o valor estava se esgotando, no máximo, sobrando 20%, ela , a diretora, prestava contas, e, em menos de oito dias, ela receberia tudo que gastou, que, somados com o saldo, continuaria com essa importância de , acho, três salários mínimos! Resultado: vários indicadores nos disseram que as escolas estavam lindas, que as queixas dos alunos terminaram, que o conforto passou a ser outro, e, o mais fantástico, tão pouca verba, mesmo assim, no final do ano reembolsariam uma boa parte desse dinheiro! (antes, professora, a diretora fazia um oficio ao governador pedindo que autorizasse o conserto da torneira, do telhado, e, esse, depois de semanas ou meses, mandava para o secretário de educação, e esse, depois, de semanas, mandava um técnico verificar o estado da escola, porque não acreditava no relatório da diretora, e, depois, quando ele 'tinha tempo', aprovava, e ai, voltava para o secretário autorizar o setor de licitação a fazer uma pequena licitação, CARTA CONVITE, para escolher uma empresinha ou profissionais para a realização desses serviços. Resultado: terminava o ano, os alunos, professores e funcionários sem água para beber, sem água nas descargas, e, sem telhado, e outras inconveniências! Ficava para o ano letivo seguinte, mas, pela BURRO-CRACIA, somente lá para após o início das aulas, onde a diretora com os professores eram obrigados a suspenderem as aulas, até a realização dos serviços, e, ai, meio ou todo o ano letivo comprometido! Pois é, medidas simples, tudo isto, resolveríamos, e muito, vários problemas da educação!
 
Outro grande e grave problema, o descaso, a falta de respeito ao quadro docente, principalmente, pelos PAIS DOS ALUNOS, que influenciam os seus filhos a serem maus contra os professores, contra a escola, contra os seus dirigentes! ELES, OS PAIS, não pensam na valorização dos seus filhos, e, sim, COMO SE DESEJASSEM FICAR LIVRES DELES POR UM DETERMINADO MOMENTO DO DIA, DA SEMANA, DO MES, E , TAMBÉM, NÃO COBRAM DESEMPENHOS DOS MESMOS, COLOCANDO A CULPA, TODA, NOS PROFESSORES, NA DIREÇÃO DA ESCOLA, E, NA PRÓPRIA ESCOLA, onde eles acham que esse BEM NÃO É DELES, é dos outros, portanto, VAMOS DESTRUI-LA, MALTRATA-LA! Também, o ambiente conturbado familiar que reflete no comportamento dos alunos, infelizmente, já enraizado na família brasileira, quase toda! Ai de minha pessoa, meus irmãos que falássemos qualquer coisinha do professor, por exemplo, que ele era feio, que os meus pais nos repreendiam, com muita ênfase! NÓS, LÁ EM CASA, SEMPRE TIVEMOS O PROFESSOR COMO NOSSO SALVADOR, quase um herói! Era um respeito muito grande! Sempre nos perguntavam: falaram com o professor? Perguntaram pela sua família? Responderam mal a eles? E, claro, além de não fazermos nada disso, e, mesmo que fizéssemos, diríamos que sim! E, não pensem que esse tratamento era somente por nossa parte, pois, o respeito era muito grande em nossa sala para com os professores, auxiliares, etc.! PORTANTO, JOANA, O DESRESPEITO AO PROFESSOR, A DIREÇÃO E A ESCOLA É O SEGUNDO GRAVE PROBLEMA! É bom frisar que na China, o professor é considerado um herói nacional, onde o aluno é proibido, pasmem, de PISAR ATÉ NA SOMBRA DO PROFESSOR! Aqui, ele pisa na cara do professor, da diretora, do auxiliar, e os pais ainda vão à escola e querem bater em todo mundo!
 
E ai, você muito bem sabe, currículo  fora da realidade, que, infelizmente, 'prepara' o jovem para uma irrealidade! Sei que melhorou muito, principalmente, depois dos programas ENEM, e cia., mas, como sofri, na década de 60 a 70, em aprender as CAPITAIS DA EUROPA; DOS EUA; DA ÁFRICA; DOS ESTADOS BRASILEIROS E SUAS CAPITAIS; DE NOS PERGUNTAREM ONDE FICAVA TAL ESTADO, TAL CIDADE, TAL PAÍS;  DA QUANTIDADE DO RIO NILO; DO RIO SÃO FRANCISCO; DO PICO MAIS ALTO DA EUROPA, DA ÁFRICA, DA ÁSIA, DA AMÉRICA DO SUL; e outras imbecilidades! Até hoje, Joana, já formado há quase 30 anos, NUNCA ME PERGUNTARAM  E NEM OS USEI NA MINHA VIDA PROFISSIONAL NADA SOBRE ESSES TEMAS! E ai, quando concluíamos o curso, não sabíamos quase nada da realidade! Hoje, o aluno é dirigido para temas atuais, já com introdução do profissionalismo, onde o aluno estuda e aprende uma profissão. Já são mais de 300 escolas profissionalizantes! Estou vendo, recentemente, a gritaria por um novo currículo, principalmente, do pre e do primário, acho excelente, mas, desejaria que essa reforma tivesse como base, também, o ensino de uma profissão, tanto para alunos carentes como para alunos de classes médias e ricas, como é na Alemanha, há mais de trinta anos, logo após o nazismo, onde o jovem, assim que saisse do primário, dava dois dias em uma fábrica, da sua preferencia (do seu dom), recebendo uma pequena remuneração, e, no final do segundo grau, entrava em uma universidade, com uma profissão, além de se preparar para esse curso. Mas, segundo informações, o governo alemão já estar preocupado com esse programa, pois, os jovens fazem esse estágio, e, lá se transformam em grandes profissionais, ganhando altos salários, e ai, ao terminarem o segundo grau, não querem mais estudar em universidades! Nessa reforma, não pode deixar de existirem, também: o ENSINO DO INGLÊS E DA INFORMÁTICA, sem eles, não adianta ser letrado, conhecedor de quase tudo!
 
Por fim, outro problema: os péssimos salários que pagam aos professores, principalmente, os que estão em fases do segundo grau até a universidade! O piso salarial, criado pelo primeiro governo Lula, foi uma fantástica medida, tirando da escravidão jovens 'professoras', que ganhavam misérias de salários, e ai eu posso provar por tinha contato direito com prefeitos e secretários municipais, naquela época, que chegavam a metade de um mínimo miserável da época do fhc, que não passava de 80 dólares por mês, e, reajustado em cada primeiro de maio! Esses 'professores' , principalmente da zona rural, eram filhas ou mulheres  de vaqueiros, de outros trabalhadores rurais, onde somente sabiam ler o abc, fazer, mal, as quatro operações matemáticas, sem nenhum outros conhecimentos, onde não conheciam nem o Estado da Bahia, talvez, nem sabiam que a capital era Salvador! O Lula, com sua equipe, cujo Ministro da Educação é o atual prefeito de São Paulo, o Hadadd, excelente profissional, técnico do quadro do BNDES, criou o PISO SALARIAL NACIONAL PARA ESSE QUADRO, mínimo, onde, apesar da gritaria dos prefeitos, até hoje, o GOVERNO FEDERAL GARANTIU O COMPLEMENTO DO SALÁRIO DO PROFESSOR, onde a miséria que recebiam do município, não importava quanto, era complementado pelo fundo nacional da educação! E mais: para acabar com o quase analfabetismo desses 'professores', o governo federal deu um prazo de DEZ ANOS PARA QUE TODOS OS PROFESSORES DO ENSINO PRE, PRIMÁRIO E SEGUNDO GRAU tivessem o curso universitário de letras, o que, hoje , já é uma realidade fantástica! Mas, essa vitória, hoje com um PISO DE QUASE 2 MIL REAIS, acabou gerando injustiças terríveis com os demais professores, com anos e anos de magistério, com cursos e mais cursos de pós-graduação, pois, com esse piso aumentado, diminuiu a distancia entre esse quadro do ensino básico para com o outro quadro mais especializado, mais tempo de serviço, diminuindo a distancia financeira, violentamente, entre eles! Conheço pessoas , com cursos universitários, há décadas, com cursos no exterior, que estão ganhando dois a quatro salários mínimos a mais do que um professor, recém formado, de uma escola primária! QUE MOTIVAÇÃO, JOANA, ACHO QUE VOCÊ DEVE ESTAR NESSA SEGUNDA TURMA, pode ter para trabalhar?
 
E as péssimas condições físicas das escolas! Verdadeiras pocilgas! Na minha época, onde estudei no excelente colégio estadual SEVERINO VIEIRA, no bairro de Nazaré, a ESCOLA PARTICULAR ERA CHAMADA DE 'FÁBRICA', onde o aluno perdia na escola pública , e, um mês depois, fazia uma provinha em uma dessas 'fábricas' e de lá saia aprovado! O comentário, na época, é que a ESCOLA PÚBLICA FOI QUASE DESTRUIDA PELA ESCOLA PARTICULAR, tudo planejado para que ganhassem MERCADO!
 
Mas, para termos um pouco de humor nessa história quase macabra, veja essa história que me aconteceu, há anos: viajando para o interior da Bahia, o meu carro quebrou em frente a  uma escola primária de uma pequena cidade do interior da Bahia, e, lá fiquei aguardando horas por socorro. Como sofri com o que ouvi da pobre 'professora' e dos 'sofridos alunos', em uma aula de 'matemática': como uma oração religiosa, a 'professora' dizia: UM MAIS UM, UM; e todos, no coral, repetiam: UM MAIS UM, DOIS; e ela: DOIS MAIS DOIS, QUATRO, e eles, também, e ai, iam até VINTE; depois, novamente, repetiam tudo, começando pelo infernal UM. Fiquei imaginando: em que época do ano chegarão ao 100 MAIS 100, 200! Resultado: fiquei mais de duas horas ouvindo essa terrível RESENHA! Como fiquei horrorizado pelo futuro desses jovens, pelo sofrimento dessa 'professora'! Assim, professora Joana, era assim o ensino primário no interior, especialmente, na zona rural! Ah, nessa região, eram duas aulas por semana, pois, nos demais dias, os alunos viravam trabalhadores rurais, sem remuneração, explorados pelo dono da fazenda, onde eram obrigados à acompanhar os seus pais, pegando duro no sol e na chuva!
 
Joana Paula, obrigado pela contribuição, e por ser uma das mais de 2.600.000 que acessaram este blogodopovão, criado em 24 de setembro de 2010, já em mais de CEM PAÍSES. Desculpe-me somente agora estar a respondendo, principalmente, pela falta de tempo em ler centenas de participações (comentários), e, como não sou idiota, somente leio as que me elogiam! Se não foi como esperava, desculpe-me, faça outro e me envie que eu transcreverei na íntegra!

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