sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

'A POBREZA RESISTENTE', UM ARTIGO, FANTÁSTICO, DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ECONOMISTA E JORNALISTA, HELINGTON RANGEL, PUBLICADO NO JORNAL 'A TARDE', DE SALVADOR, NESTA SEMANA!



A seguir, sucintamente, o que ele nos disse:

'Apesar do declínio da desigualdade no Brasil (quem foram os responsáveis, essa é minha?), o abismo entre ricos e pobres se reduz, contudo, a uma dimensão em pressa, pachorrenta: os 10% mais ricos ainda abocanham 41,7% do total da renda do país, enquanto os 10% mais pobres se apoderam unicamente de 1,2% dos rendimentos, segundo a última pesquisa do IBGE. O período investigado vai do segundo mandato de Lula ao terceiro ano da administração Dilma Rousseff. O homem pobre do ano 1.000 viveu num universo em que a fraternidade e a solidariedade asseguravam a sobrevivência e a redistribuição das magras riquezas, conta o historiador medievalista Georges Duby. A pobreza era o quinhão comum - e a sociedade não condenava, como hoje, o indivíduo entregue à solidão, esquecido na calçada (essa é minha: será que essa elite irresponsável deste pais, juntada com essa parte da classe média INSENSIVEL, que pensam que são ricos e 'poderosos', AINDA SE COMPORTAM  COMO ESSA ELITE MEDIEVAL? CONHEÇO ALGUNS DELES QUE, CINICAMENTE, ME AFIRMAM: 'QUESTÃO DE POBREZA NÃO É COMIGO, POIS, PAGO MEUS IMPOSTOS E ISTO É COM O GOVERNO', e.....AINDA DIZEM AO POBRE: 'DEUS O FAVOREÇA'! No item 'impostos', que essa raça vomita como 'bons pagadores', na verdade não são pagadores, e, sim, REPASSADORES DOS IMPOSTOS ARRECADADOS, QUE, DE FORMA LADRONA, ao invés de repassarem para os Tesouros Federal, Estaduais e Municipais, ficam como se fossem deles, e ainda recebem um titulo de 'SONEGADORES', onde, passados anos, recebem o presentão de ANISTIAS E MAIS ANISTIAS, gerando um grande negócio roubar!), mas, vamos continuando com esse texto:

Para especialistas, que procuram descortinar o futuro da espécie humana, nas próximas décadas o crescimento demográfico será tão excessivo que a terra ficará incapaz de alimentar os homens'.
 
Essa é minha: será que essa turma que combate o jeito do Lula e Dilma governarem não estão com o mesmo comportamento da BURGUESIA DOS TEMPOS DA ÉPOCA TERRIVEL QUE A HUMANIDADE PASSOU, QUE FOI A MEDIEVAL, em que 'o homem pobre do ano 1.000 viveu num universo em que a FRATERNIDADE e a SOLIDARIEDADE asseguravam a sobrevivência e a redistribuição das MAGRAS RIQUEZAS'? Quem acredita nessa raça do tipo banqueiros, demais especuladores, dessa outra parte da chamada elite 'emergente' e outros insensíveis irá DISTRIBUIR PARTE DAS SUAS RIQUEZAS PARA ESSA GENTE? Eu , jamais, e vocês?
 
Em tempo: O LUCRO, ABUSIVO, VERGONHOSO, IMORAL DO BANCO ITAÚ, QUASE 20 BILHÕES DE REAIS NO ÚLTIMO TRIMESTRE, O MAIOR DA HISTÓRIA DOS BANCOS DESTE PAÍS, TALVEZ, UM DOS MAIORES DO MUNDO, não é para nos revoltar? Como a taxa SELIC, que regulamenta a taxa de juros da economia, é de 12,25% E ESSES CIGANOS NOS COBRAM DE 180 A 300? Como podemos aceitar a vergonhosa, ladrona TAXA DE SPREAD (taxa de administração, onde escrevem em inglês para nos enrolar) que vai de 30% a 40% de um empréstimo, e o mais grave, operações populares, pois, as dos ricaços quase dispensam, onde não chega a 3%, sendo a CAUSA PRINCIPAL DA ROUBALHEIRA DESSA AGIOTAGEM, e o Sr. Levy, filho do BRADESCO, ainda nada fez, somente atochando nas medidas populares, realmente, essenciais, pois, a máfia as deturparam? Eu espero que a Presidente Dilma, com apoio do seu amigo Lula, cobrem dele e da sua equipe, urgente, que diminuam essas imoralidades, inclusive, sem esperar o que eles falam, há décadas, de que 'o mercado regulamentará', ah, que sacanagem de mercado, regido e dominado por eles, esse CARTEL INFERNAL?

Nenhum comentário:

Postar um comentário