segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ETTORE MAJORANA, O 'PAI' DO SURGIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA, TAMBÉM, UM DOS FÍSICOS MAIS ATUANTES DA EQUIPE QUE CRIOU A TECNOLOGIA DA BOMBA ATÕMICA!




Quando ele estava em plena fama pelas suas descobertas, com 31 anos, desapareceu, inclusive, para os seus familiares, onde, segundo algumas pistas, ele teria tomado um barco entre Nápoles e Palermo, região onde ele teria nascido, ou seja, era um SICILIANO! Uma das mentes mais brilhantes do século XX, especialmente durante o período 20 a 30!
 
Várias teorias sobre o seu desaparecimento, uma delas, que ele ficou desesperado quando tomou conhecimento do alto poder de destruição da humanidade que a bomba atômica, que ela ajudara a desenvolver, poderia ter causado, e, ai, entrou na clandestinidade, onde uma das lendas pelo seu desaparecimento que ele virou padre, indo morar até o fim da sua vida, em um mosteiro no interior da Itália! Outros dizem que ele foi caçado, violentamente, pelos simpatizantes do nazismo, já em forma de organização, porque tomaram conhecimento que ele tinha o segredo para construir essa poderosa arma, onde os cães de Hither já pensavam em destruir parte do mundo, e, não querendo ser  preso ou passar informações, ao entrar nessa viagem, acima citada, se suicidou, porém, nunca encontraram o seu corpo ou sinais desse triste gesto!
 
A verdade que o mundo perdeu uma das mais brilhantes mentes que o SER HUMANO JÁ PRODUZIU! O famoso físico italiano ENRICO FERMI, que participou da construção da bomba atômica americana (projeto Manhattan), disse certa vez que MAJORANA seria a mente mais brilhante dentre todas as que ele conheceu ao longo de sua vida.
 
O Vaticano, através do PAPA PIO XII, nunca respondeu aos pedidos da família, amigos e conhecidos, até mesmo de países, se ele estaria na clandestinidade, como Padre, vivendo em um monastério!
 
Leiam o livro sobre a sua vida, lançado, recentemente , com o titulo 'LA SCOMPARSA DI MAJORANA' (MAJORANA DESAPARECEU'), pela editora Rocco, é uma obra-prima, muito bem escrito pelo famoso escritor italiano, um dos mais lidos da Europa, Leonardo Sciascia.
 
 Outra tese, até hoje defendida por parte da sociedade italiana, foi a 'decepção' que a família, amigos e colegas tiveram quando ele se declarou que era 'gay', onde muitos defendiam a sua condenação à morte! Já pensaram se fosse agora, que matança terrível seria!
 
Para concluir, voltando ao titulo deste texto, ele, realmente, é creditado como o INVENTOR DOS PRIMEIROS ESTUDOS SOBRE A INFORMÁTICA, TENDO CRIADO UMA MÁQUINA QUE , NA VERDADE, FOI O PRIMEIRO COMPUTADOR PESSOAL! Também, durante a primeira guerra mundial foi o INVENTOR, DE OUTRA MÁQUINA, CUJA FUNÇÃO ERA DECODIFICAR OS SINAIS EMITIDOS POR OUTRA MÁQUINA ALEMÃ, EM CÓDIGOS, ONDE O COMANDO DA ALEMANHA EMITIA ORDENS, E, AO SEREM DECODIFICADOS, FACILITOU, E MUITO, PARA A VITÓRIA DOS ALIADOS! Foi tão importante que os americanos o convidou para participar da equipe que iria descobrir e fabricar a BOMBA ATÔMICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário