segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O BRASIL, ESPECIALMENTE, A BAHIA ERA TÃO ESTRATÉGICA PARA O IMPÉRIO PORTUGUÊS, AQUI CHEGADO COM APOIO DO GOVERNO INGLÊS, EXPULSOS QUE FORAM PELA FRANÇA, QUE....



.....MESMO SEM DESEJAR, O PRINCIPE-REGENTE DE PORTUGAL DOM JOÃO DE BRAGANÇA, NO DIA 28 DE JANEIRO DE 1808, em Salvador, na Capitania da Baia de Todos os Santos, no contexto da Guerra Peninsular, DECRETOU Á ABERTURA DOS PORTOS ÁS NAÇÕES AMIGAS!
 
Autorizava à abertura dos portos do Brasil ao comércio com as nações amigas de Portugal, do que se beneficiou largamente o comércio britânico. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial.
 
Apesar dos portugueses terem feito essa abertura, na marra, pois, os portos de Portugal estavam dominados pela França, esse decreto fez do Brasil, especialmente, na Bahia, o MAIOR PORTO DAS AMÉRICAS, E, O MAIS IMPORTANTE FORA DA EUROPA, onde era usado por todas as colônias portuguesas, pelo País Portugal, e, também, pela Inglaterra, em guerra contra a França, tinha nesse porto uma maneira de se expandir pelo mundo!
 
Esse decreto marcou o fim do 'Pacto Colonial', o qual na prática obrigava a que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, um monopólio infernal, onde o Brasil não poderia comprar e nem vender nenhum produto se não passasse pelos portos de Portugal, ou seja, pagando caríssimos impostos!
 
Portanto, eu, você e todos nós estudamos história brasileira, no primário, até no ginásio, que D.João de Bragança, representando o Império Português, foram 'tão bonzinhos com o Brasil', parecendo que foi uma concessão de bom grado, na verdade, como vimos, acima, tudo foi pensado pelo bem de Portugal e Inglaterra, mas, na beirada do prato, saímos vencedores!
 
É mais uma das enganações que vários historiadores nos passaram, vários deles, empregados da Corte. Uma delas, 'os degredados', onde sempre nos ensinaram que se tratavam de 'heróis' que saíram de Portugal para o nosso descobrimento, quando, na verdade, o Rei de Portugal somente financiou toda a expedição, vejam, para uma nova descoberta de um novo caminho para as Indias, se o Alferes levasse todos os bandidos condenados nas penitenciárias de Portugal, deixando-as vazias (será que não estar ai o relacionamento íntimo entre CORRUPTORES E CORRPTOS, até hoje?), e o Pedro aceitou! Por que eles exigiram isto, além de ficar livres desses bandidos? Porque, naquela época, os estudiosos do mar achavam que o mundo acabava naquele encontro entre o CÉU E O MAR, até hoje nós temos essa sensação quando estamos na praia, onde diziam que, a partir daquele ponto, as náus se espatifariam e todos morreriam, e o REI SAIA COMO GRANDE INCENTIVADOR DE NOVAS DESCOBERTAS!
 
Mas, uma pequena história: em 2010, estive em Portugal, na região do 'comércio' (toda parecida com a de Salvador), e lá vi, na fachada de uma velha edificação, uma inscrição: 'CAFÉ COM PICA', e, ai, tomei um susto! O guia, português, nos explicou: até o descobrimento do Brasil, se tomava café, vindo da África, sem açúcar; quando descobriram o Brasil, com a cana de açúcar, virou uma festa na elite portuguesa e europeia! Somente ricos podiam ter esse privilégio, e ai, as casas de café faziam propaganda: café SEM PICA ou COM PICA, ou seja, pica açúcar, ou, não pica açúcar, esse mais barato! Mas,.....que susto! Na delegação tinha uns gays, que , ao lerem a inscrição, gritaram: EU QUERO CAFÉ....COM.........P, mas, quando ouviram as explicações, ah, que decepção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário