segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

EU NÃO ACEITO CHAMAR BAIANO DE 'PREGUIÇOSO', DE 'FESTEIRO', OU SEJA, EU ACHO QUE SOMOS FELIZES, QUE ADORAMOS TRABALHAR, TAMBÉM, FESTEJAR, MAS, ...HOJE, .....


.....COMO SOFRI! Meu carro apresentou problema no sistema de ar-condicionado, há uns 20 dias! Fui a uma oficina, especializada, antes do Natal, uns cinco dias, mas, o dono foi logo me dizendo: 'vamos deixar para depois do ano novo, pois, meu quadro de funcionários irá viajar para o interior e somente voltarão no dia 2 de 2015! Como se trata de especialistas conceituados, eu, resolvi sofrer com 35 graus de Salvador e esperei para o dia 3, pois, sabia que no dia 2 a turma estava de ressaca! No 3 de janeiro, logo o dono foi me avisando: 'estamos com a oficina cheia, e, da turma que viajou, somente 20% voltou', e ai, eu agendei para 2 de fevereiro, porque o 'dono' me avisou: 'esse mês é meio derrubado, cheio de festas e não é fácil manter essa turma aqui', mas, esqueci o que é 2 de fevereiro para os baianos!
 
Hoje, na maior inocência, fui lá, e, chegando na oficina, a mesma se encontrava fechada! Perguntei a um cidadão que possui uma banca de revista em frente a esse negócio, e o mesmo foi logo me dizendo: 'ah, o senhor estar por fora! O 'dono' é o mais festeiro de todos, onde não perde uma só festa, e, o mais grave, ele pega uma Kombi, enche com todos os funcionários, todos com pandeiro, atabaque, etc. , bebendo todas, e não perdem uma só festa; hoje mesmo, há poucos minutos, foram para A FESTA DE IEMANJÁ, e foi logo me dizendo: 'fala ai para os bestões que aparecerem  que trabalho somente no dia 4, pois, amanhã é dia de ressaca"! Fiquei irritado, e, nunca mais o procurarei!! E o cidadão ainda me perguntou: 'O SENHOR NÃO DEVE SER BAIANO'!
 
Mas, aproveito para contar-lhes como surgiu essa festa: em 1837, Salvador passou por uma escassez, terrível, de falta de produtos do mar! Um pescador declarou que sonhou com IEMANJÁ protestando pela falta de carinho dos pescadores para com 'Ela', e, ai, pedia uma missa e procissão pelo mar, em troca, uma fartura de peixes; ele convidou mais 24 outros pescadores, pediram apoio do Padre da Igreja de Santana, que fica ao lado da CASA DO PESO (onde colocam os produtos da pesca e pesam para vende-los), e, ao lado dai, uma PEQUENA CAPELA COM A IMAGEM DE IEMANJÁ!). Dias depois, a fartura de peixes e outros produtos do mar foi tão imensa que essa festa, jamais , deixou de ser realizada! Mas, em 1960, o VATICANO proibiu o apoio da Paróquia, apensar se resumindo à uma missa! Hoje, se realiza a missa, depois a Igreja é fechada, e, a partir dai o 'coro come'!
 
Por sinal, eu não sei porque as FESTAS DO SENHOR DO BOM FIM E ESSA, DE IEMANJÁ, não são feriados municipais! Engraçado, nelas, o que vemos são as 'autoridades' desfilando e curtindo! Mas, o que vemos no dia-a-dia: a CIDADE QUASE PARADA, nada funciona, como foi o meu caso hoje! E mais: o baiano é 'tão devoto', que dois amigos meus, CARRAPATO E DORI, já conhecidos neste blogdopovão, nunca perderam uma só festa, de qualquer uma do calendário 'baiano', e nessa, me disseram: 'NÓS SOMOS TÃO DEVOTOS A IEMANJÁ, QUE VAMOS DE JOELHOS PARA ESSA FESTA', E, EU: 'Não é possível, de joelho, mais de 15 km de distancia...', e, os dois, como se fosse uma dupla sertaneja, me disseram: 'VAMOS DE JOELHO, MAS, DE TÁXI'!
 
É bom frisar que o calendário de festas em Salvador deixa qualquer preguiçoso mais preguiçoso, ainda: vejamos: 25 de dezembro, Natal; 31 e 1 de janeiro ano novo; 13 de janeiro a procissão do Senhor do Bom Fim; dois deias após, a Segunda Gorda da Ribeira; 2 de fevereiro, Iemanjá; desde o mês de setembro de 2014 já estamos tendo ENSAIOS dos blocos e bandas, de segunda a segunda; vem o carnaval em meados de fevereiro, oito dias, até a quarta-feira de cinzas; um a dois dias de 'descanso', e , logo as 'MICARETAS' em quase todos os municípios da Bahia, e, logo após esse 'carnaval fora de época', ah, vocês pensam que a turma descansará? Não, estão se preparando para os festejos juninos, o famoso SÃO JOÃO, que é comemorado em quase toda a Bahia, e, nos Estados vizinhos! Ah, mas, também, antes do São João, há o SANTO ANTONIO, onde as mulheres solteiras fazem um festão pedindo ao Santo para se casarem; depois do São João, entram as viúvas, querendo, de qualquer maneira, que SÃO PEDRO ARRANJEM UM BESTÃO PARA TIRAR-LHES DA VIUVEZ! Por sinal, existem umas desgraçadas que não esperam nem enterrar o pobre do 'maridão' que já ficam, no velório, piscando os olhos para algum pretendente! É por isto que eu não acredito quando vejo umas dizerem: 'meu maridão'! Mas, para terminar o 'circulo de festas' do baiano, a partir dai, começam os preparativos para o 'VERÃO DO ANO', e ai, não há preparo físico, não há bolso que aguentem! E AINDA NOS CHAMAM DE 'PREGUIÇOSOS'! Por sinal, já pensaram como foi o ano de 2014, com a COPA DO MUNDO? Em um bairro, pelourinho, os holandeses transformaram em um bairro de Amisterdan, por sinal, eu nunca vi tantos gays juntos! No Rio Vermelho, os Alemães, grandalhões, pessimamente vestidos, onde as roupas pareciam que foram tiradas de dentro de uma garrafa, e, bebendo todas! Na Barra, Americanos e Belgas! Realmente, foi ...uma...festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário