sábado, 14 de fevereiro de 2015

DESDE A DÉCADA DE 90 QUE A O.N.U. E OUTRAS ENTIDADES ESPECIALIZADAS DO MUNDO, ALERTAVAM AO MUNDO PARA QUE SE PREPARASSE PARA CRISES DE ENERGIA, ÁGUA E ALIMENTOS PARA AS DÉCADAS DE 2000, 2010 E 2020, MAS.....



Na década de 1980, em Kyoto, Japão, realizou o primeiro encontro internacional sobre o clima, com a presença de quase todos os países do mundo, iniciativa da O.N.U., visando alerta-los do perigo que o mundo estava passando, especialmente, no continente africano, e, alertando para o futuro, especialmente, nas décadas de 90, 2000, 2001, 2010 e 2020, principalmente, alertando aos países EUA e CHINA sobre a imensa quantidade de carbonos que jogavam no ambiente, exigindo que as suas indústrias se modernizassem! Até hoje, poucas coisas mudaram, mas, pelo menos esses dois países já assinaram um acordo, há 30 dias, para que toda a poluição causada pela energia 'suja' fosse extinta até o ano 2020, por exemplo, transformar as indústrias que são movidas por queima de carvão vegetal para a não poluente energia à gás! Já é uma vitória, fantástica, para todos nós, principalmente, para as futuras gerações. E o mais fantástico, todos os países se comprometeram, onde se espera que após á década de 2020, o mundo esteja limpo! A situação é mais crítica nas principais cidades chinesas, como Pequim, capital, onde a população anda com um 'tapa-nariz e boca', o dia todo! Milhares de chineses já estão condenados por doenças pulmonares; milhares de crianças estão morrendo nos primeiros dias; escolas em Pequim estão com seus alunos trancados em ambientes protegidos contra essa poluição, verdadeiras 'bolhas de vidro', refrigeradas, evitando-se contato com o meio ambiente!
 
No Brasil, tendo como Presidente o Fernando Collor de Mello, em 1990, tivemos o segundo encontro internacional do Kyoto, no Rio de Janeiro, para a continuação de medidas para melhorar o meio-ambiente, também, com pequenos progressos, como o monitoramento das florestas!
 
Mas, desde 1980, até hoje, o mundo cientifico, a própria O.N.U. adverte ao mundo pelo perigo de falta de água em quase todas as partes do planeta, principalmente, nas região que já sofrem com esse problema. Veja, a seguir, o que saiu de advertência da NASA, há poucos dias, publicado no jornal O GLOBO:
 
'NASA AFIRMA QUE 2014 FOI O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DA TERRA': TEMPERATURA GLOBAL FICOU O,69 GRAU ACIMA DA MÉDIA DO SÉCULO PASSADO':
 
O ano de 2014 foi o mais quente já registrado na terra, de acordo com análises preparadas pela NASA e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, apresentadas ontem. Com exceção de 1998, os dez anos mais quentes aconteceram a partir de 2000, conforme estudos das médias globais de temperatura sobre os oceanos e continentes.
 
O recorde anterior era de 2010. As pesquisas mostram que em 2014 a temperatura média global ficou O,69 grau Celsius acima da médias do século XX. A marca é a maior registrada em quase 135 anos (entre 1888, quando foi iniciada a medição), ultrapassando os picos de 2005 e 2010. ....e o mais grave, recorde mesmo sem ter o fenômeno EL NINO, que, com ela há um aquecimento anormal no oceano pacífico e o despejo de grande quantidade de calor na atmosfera......Pelas previsões de Gavin Shmidt, o recorde de 2014 deverá ser ultrapassado caso venha esse fenômeno, previsto para acontecer, talvez, no segundo semestre" . Ah, que terror!
 
Em 30 de setembro de 2009, a excelente e imparcial CARTACAPITAL, a única exceção dentre toda a mídia parcial, politiqueira e que faz parte do INCONFORMISMO PELA ELEIÇÃO E REELEIÇÃO DE DILMA, também, visando INVIABILIZAR A ELEIÇÃO DE LULA EM 2018, onde planejam, após os resultados finais, ratificados pelo TSE, golpes e mais golpes contra o governo de Dilma para este período, já advertia pelos problemas da água, no mundo, no Brasil, especialmente, em São Paulo. Vamos, a seguir, sucintamente, alguns trechos:
 
'AS MAIORES VÍTIMAS: ENCHENTES DE UM LADO, SECA DE OUTRO, DOENÇAS EM TODOS OS CANTOS. AS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL SERÃO PIORES NOS PAÍSES POBRES', em uma reportagem do THE ECONOMIST.
 
No fim de abril, mostrava Rokonuzzaman, um agricultor no Sudoeste de Bangladesh, fez um discurso apaixonado em uma reunião pública em sua aldeia. Queixou-se de que a mudança climática, os períodos de extremo calor e falta de chuvas estavam estragando seus legumes. Ele não sabia a metade da história. Ummês depois Rokonuzzaman estava mergulhado até o peito em uma enchente que havia levado sua casa, a fazenda e até a aldeia onde ocorrera reunião. O ciclone Aila causou tempestades que romperam os diques contra enchentes no local, em um exem0lo concreto de como a mudança climática está causando devastação em países pobres.
 
......os países pobres e de renda média já representam pouco mais da metade das emissões totais de carbono. O Brasil produz mais CO1 per capita que a Alemanha. As emissões durante toda a vida das usinas energéticas projetadas para esses países seriam comparáveis a toda a poluição industrial do mudo desde 1850.
 
.....em 2981=1985, por catástrofes naturais, menos de 500 milhões de pessoas precisaram de ajuda internacional para desastres. Em 2001-2005 o número alcançou 2,5 bilhão. Isto inclui 4% da população dos países mais pobres e mais de 7% dos países de renda média baixa....Ao todo, segundo a Organização Mundial da Saúde, a mudança climática causou uma perda de 5,5 milhões de anos de vida.
 
O aquecimento global parece acelerar o ciclo hidrológico da Terra, causando ao mesmo tempo inundações e secas. Além disso, ao derreter  as geleiras, o aquecimento global reduz a capacidade de armazenamento da natureza. Dois terços da água doce do mundo estão armazenados em geleiras. Sua fusão deixa os agricultores dos países pobres com menos proteção contra a mudança do clima e dos padrões de chuvas.
 
.....Em 2050, o mundo terá de alimentar de 2 a 3 bilhões de pessoas a mais e enfrentar as dietas mutáveis (famintas por água) de uma população mais rica. Mesmo sem a mudança climática, a produtividade agrícola teria de aumentar um por cento ao ano, o que é muito. Com mudança climática, o aumento precisará ser de 1,8% , diz o Banco Mundial'
 
Agora, outra reportagem, do jornal Folha de São Paulo, recentemente:
 
'PESQUISA MOSTRA APREENSÃO COM ABASTECIMENTO': PARA 42% DOS PAULISTANOS ENTREVISTADOS, FALTOU PLANEJAMENTO DO GOVERNO' (ESSA É MINHA: SE O GOVERNADOR FOSSE DO PT, DIZIAM: ..DO GOVERENO PETISTA, OU, COMO DEIXARAM NESSA PESQUISA, ..GOVERNO, para confundir os leitores se é o governo do Estado, o verdadeiro culpado, ou, o federal como adoram culpa-lo!):
 
São Paulo: oito em cada dez paulistanos acreditam que é grande o risco de água acabar em São Paulo. Para 42% deles, a falta de planejamento do governo estadual (ah, ai eles colocaram) é a grande responsável pelo problema, enquanto 29% creditam a crise hídrica à falta de chuvas. Esses são alguns dos resultados da sexta edição da pesquisa'
 
Pois é, minha gente, São Paulo estar passando por esse caos, sem dúvida, culpa dos 21 anos dos desgovernos do PSDB, seguidos, neste Estado, onde não colocaram um só novo cano, ou, sem realizarem manutenção na rede, onde, segundo um especialista da PUC, 34% da canalização estar furada, enferrujada, onde se perde água potável de 30 a 40%! E ele continuou: o sistema de gerenciamento de perdas não existe, onde, por exemplo, uma quebra de um cano leva-se dias para ser consertado! E o povo de São Paulo ainda voltou no Alkimin por quatro vezes, e, nos seus coligados por 21 anos! Mas, por que a mídia não fez e não faz, até hoje, uma entrevista com o FHC, com o Serra, esse governador por duas vezes, prefeito de são Paulo por duas vezes, deputado federal e senador? Ah, se fosse o PT, Lula, o pau comeria nas suas costas!
 
Mas, hoje, 13 de fevereiro de 2015, uma noticia animadora: o nível de água captada de Cantareira já está em 7,1%, que ainda não e uma garantia para o povo de São Paulo, mas, para quem estava em O,1% no final de janeiro deste ano, realmente, é um resultado fantástico. Eu espero que o povo de São Paulo não tome água mais dos reservatórios mortos, onde, no final de janeiro, já estavam querendo captar do quarto cemitério, ah, desculpem-me, do quarto reservatório 'morto'! Mas, preocupa-me a possibilidade de trazerem água do reservatório da represa Billings, uma das mais poluídas do mundo, onde as autoridades da área de saneamento garantem que será tratada transformando-a em potável. Mas, fico meditando: como se tomar um copo de água, com gosto, sabendo que ela foi tirada de uma mistura terrível, com fezes, urinas, outros esgotos, lixos, etc.? Realmente, esses responsáveis mereceriam ser jogados na BILLINGS, com ela se encontra agora! Até hoje morro de ri quando o ALKIMIN, em plena campanha para a sua reeleição, onde escondeu, violentamente, a falta de água, chamando-a de 'RESTRIÇÃO HIDRICA', como bem dissera o humorista MACACO SIMÃO, DA FOLHA DE SÃO PAULO, gozando com o jeito de nos tapear dessa turma do psdb, quando ele nos disse  que, em uma época de muita fome que o povo pobre passava em São Paulo, claro, antes do JEITO DE LULA GOVERNAR, que havia um 'VÁCUO ESTOMACAL'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário