terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

AINDA NO ESPIRITO DA SEMANA SANTA, MAIS EXPLICAÇÕES DO FUNDADOR DO ESPIRITISMO, ALLAN KARDEC, INTERPRETANDO O LIVRO DOS LIVROS: O EVANGELHO, BASE DA BÍBLIA SAGRADA:



'BEM AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO MANSOS E PACÍFICOS':

Bem aventurados aqueles que são mansos, porque possuirão a Terra (São Mateus, 5:4);

Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (São Mateus, 5:9):

Segundo A.K. 'aprendestes o que foi dito aos antigos: não matarás; todo aquele que matar merecerá ser condenado pelo julgamento. Digo-vos, porém, que aquele que se encolerizar contra seu irmão merecerá ser condenado pelo julgamento; que aquele que disser a seu irmão para agir para o mal merecerá ser condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser 1és louco' merecerá ser condenado ao fogo do inferno': POR ESSAS MÁXIMAS, JESUS fez uma lei da doçura, da moderação, da mansidão, da afabilidade e da paciência.
 
'AFABILIDADE E A DOÇURA':
 
A benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura que dela são a manifestação, mas, 'cuidado com as aparências': a EDUCAÇÃO e a PRÁTICA DO MUNDO podem dar o verniz dessas qualidades';
 
'A PACIÊNCIA':
 
A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, portanto, quando sofrerdes, mas, ao contrário, bendizei a Deus todo-poderoso, que vos marcou pela dor aqui na Terra, para a glória no Céu. (essa é minha: eu não gosto disso não....).
 
SEDES PACIENTES: é uma caridade também a paciência, e deveis praticar a lei da caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A esmola é uma delas, muito fácil de se praticar, mas, a caridade de se perdoar, intimamente, muito mais meritória, a de perdoar aqueles que Deus colocou em nosso caminho para serem os instrumentos de nossos sofrimentos e para porem nossa paciência à prova.
 
'OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO':
 
A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração: ambas são duas forças ativas, pois carregam o fardo das provas que a revolta insensata deixa cair. Essa é minha: existem fatos dificílimos para perdoarmos, por exemplo, a um assassino que tirou um dos nossos queridos!
 
'A CÓLERA':
 
O orgulho vos leva a crer que sois mais do que sois; a não suportar uma comparação que possa vos rebaixar; a voz ver, ao contrário, tão acima de vossos irmãos, seja como espírito, seja em posição social ou ainda em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e vos fere; e o que acontece então? VÓS VOS ENTREGAIS À CÓLERA'.
 
'PERDOAI PARA QUE DEUS VOS PERDOE':
 
Se o vosso irmão tiver pecado contra vós, ide patentear-lhe a sua falta em particular; se ele vos ouvir, tereis ganho vosso irmão. Então Pedro, aproximando-se, lhe disse: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando ele tiver pecado contra mim? Será até sete vezes? JESUS respondeu-lhe: Eu não vos digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes (São Mateus, 18:15,21 e 22).
 
A MISERICÓRDIA É O COMPLEMNTO DA MANSIDÃO, POIS QUEM NÃO É MISERICORDIOSO NÃO SABERÁ SER MANSO E PACÍFICO"
 
'RECONCILIAR-SE COM SEUS ADVERSÁRIOS
 
 ....reparar o mais depressa possível os erros que se fizeram contra o próximo, perdoar os inimigos, para que se apaguem, antes de morrer, todos os motivos de discórdia, todas as causas de animosidades posteriores; desse modo, de um inimigo obstinado neste mundo, pode-se fazer um amigo no outro; pelo menos  põe o bom direito de seu lado, e Deus não deixa exposto à vingança aquele que perdoou. A morte, sabemos, não nos livra dos nossos inimigos; muitas vezes os Espíritos vingativos perseguem com seu ódio, para além da tumba....'
 
'NÃO JUGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS. AQUELE QUE ESTIVER SEM PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA':
 
Aquele que estiver sem peado atire-lhe a primeira pedra, disse JESUS. Esta máxima cria-nos um dever de indulgência, porque não há ninguém que não necessite dela para si próprio. Ela ensina-nos que não devmos jugar os outros mais severamente do que julgamos a nós próprios, nem condenar no outro aquilo que desculpamos em nós. Antes de reprovar o erro de alguém, devemos ver se a mesma censura não pode cair sobre nós'. Essa é minha: Quando o fantástico PAPA FRANCISCO, NO RIO DE JANEIRO, no ano passado, ao ser perguntado se ele tinha algum preconceito contra homossexuais, ele o respondeu: 'QUEM SOU EU PARA JULGAR ALGUÉM?" Eu, na verdade, não gosto quando alguém me trás noticias ruins de alguém, mesmo desconhecido! Eu lamento quando vejo um jovem, ou, até um velho, cometerem assassinato, pois, tenho pena dos seus sofrimentos, como tenho, terrivelmente, das suas vitimas, mas, graças à Deus, não vibro com ambas as situações! É por isto que já rejeitei, duas vezes, a convocação para ser jurado, pois, basta eu dizer que acredito no ESPIRITISMO, logo, os advogados de acusação correm para vetar o meu nome! Que bom!
 
'PERDÃO DAS OFENSAS':
 
Perdoar aos inimigos é pedir perdão por si próprio; perdoar aos amigos, é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que nos tornamos melhores. Perdoai, pois, meus amigos, para que DEUS vos perdoe, porque se sois duros, exigentes, inflexíveis, se tendes rigor mesmo com uma ofensa leve, como quereis que Deus esqueça que a cada dia tendes tanta necessidade de indulgência?' Essa é minha: não é fácil perdoar, mas, faço de tudo para perdoar, por exemplo, esquecendo as ofensas produzidas pelo ofensor! Muitas pessoas pensam que perdoar alguém é chama-lo, novamente, para o seu convívio, não, isto não é o meu perdão, apenas , o esqueço, e mais, desejo-lhe felicidade, paz e prosperidade para que me esqueçam, definitivamente! Que Jesus Cristo nos pediu: QUANDO ALGUEM BATER EM SEU ROSTO, NO LADO DIREITO, DEI-LHE O ESQUERDO PARA, TAMBÉM, ELE BATER, OU SEJA, muitos pensam que é covardia o que Jesus estar nos pedindo, não, o que ele nos pede é que, ao ser ofendido, devemos esquecer a ofensa e o ofendido, ou seja, dar-lhe o outro lado! Já pensaram se um cara mete a porrada na minha cara, de um lado, e, eu, como um cordeirinho, dizer-lhe: vem, agora bate nesse lado? POIS, JESUS NÃO QUIS DIZER ASSIM! ELE QUER O ESQUECIMENTO E NÃO O ÓDIO, QUE GERA A VINGANÇA, MORTE, E VÁRIOS OUTROS DESASJUSTES HUMANOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário