terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ONTEM, VI O 'MAIOR CARNAVAL DO MUNDO', NUMA ANIMAÇÃO QUE EU JAMAIS ASSISTIR, QUE FOI O CARNAVAL DE VENEZA, NA ITÁLIA, O PRIMEIRO DO MUNDO!



Como surgiu o carnaval? Em 1770, em Veneza, um 'povo independente' da Europa, porta para à África (do outro lado), inclusive, ela foi construída sobre o mar , sempre quase inundada, por pescadores daquela região, como se fosse a favela de Salvador denominada de 'PALAFITAS, no bairro de Itapagipe, no subúrbio de Salvador! Como o comércio marítimo era grande entre a Europa e esse continente africano, começaram a construir instalações diversas, como galpões, etc., etc., virando a VENEZA DE HOJE, que, se não fosse por DEUS, e, pela ajuda dos holandeses, os maiores especialistas em construção no mar, e, também, de proteção contra invasão de águas pelos mares e oceanos, em países, especialmente, cidades, como Amisterdan, sua capital, e, também, Veneza, com construções de diques, fantásticos, por sinal, copiados no mundo todo, como, por exemplo, em São Paulo e Rio de Janeiro para receberem águas de enchentes! Por exemplo, em 2010, quando visitamos essa cidade italiana, linda, porém 'fedorenta', com aqueles canais sujos e as suas edificações, bainhadas por esses canais, em estados de conservação deploráveis, vimos a chegada, por barcas gigantes, de estruturas para novos edifícios a serem construídos, outros, para servirem de manutenção das estruturas dos velhos, de PEÇAS DE MADEIRA, PARECENDO UM LÁPIS ESCOLAR, GIGANTESCOS, onde calculo uma altura de uns 30 m por 0,40 de diâmetro, quadrados, que me deixou, e a outros que presenciaram, primeiro, inconformado pela destruição das florestas, como, também, como conseguiram toras de madeira daquela dimensão, e qual ou quais as árvores produziam aquele tipo de tora, larga e gigantesca! E esses ambientalistas da  Europa, principalmente, vivem protestando pela destruição das florestas do Brasil e de outros, ou seja, deixaram destruir quase tudo, como em Barcelona, Espanha, onde quase não vemos parques!
 
Mas, voltando ao 'animado' carnaval de Veneza, realmente, parece mais um funeral aqui no Brasil, isto sem compararmos com os funerais do interior, especialmente, na zona rural, onde a 'festa' é total, com muita comida , cachaça, e, samba, claro, se o morto gostasse desse tipo de festa! As fantasias , confeccionadas de acordo com anos e anos da história dessa cidade, como um vestido que foi confeccionado baseado em um modelo de 1770, o primeiro carnaval do mundo, que, de longe, parecia um 'ferry-boat', ou, uma baleia! Os 'foliões' pareciam MÚMIAS DANÇANTES, em um ritmo que cágados se movimentavam mais! Um horror! É por isto que quando chegam aqui, especialmente, nos carnavais de rua da Bahia, Rio e São Paulo, mandam brasa, soltando todas as frangas e ......!
 
Mas, há história nesse 'funeral', ah, carnaval de Veneza: Naquela época se usava 'máscara', tudo para esconder a identidade das pessoas, onde desejavam soltar as frangas e ....., naqueles 3 dias de carnaval, onde marido tria e vice-versa; 'homens' aproveitavam a máscara para mostrar o seu lado feminino, também, as mulheres (quem disse que gays e lésbicas são fenômenos desta geração?) Viam centenas e centenas de Europeus, claro, de vários países, tudo para fugirem da velha e arcaica Europa, onde tudo era proibido, mas, os VENEZIANOS, AH, BOTAVAM PRA QUEBRAR! Por sinal, quando estive lá, acima citado, entramos em várias lojinhas especializadas em carnaval, onde a turma já se preparava para o carnaval de 2011, onde vimos: CALCINHAS, TIPO DE CABARÉ, e com uma inovação: na posição da vagina, um buraquinho, também, na posição do ânus! Nas cuecas para 'homens', dois buraquinhos: um, para o pênis, o outro, para o ânus! Sutiãs furados nos bicos dos seios! sainhas que pareciam que eram para criancinhas! Máscaras diversas! Realmente, uma pornografia que deixaria as lojas de produtos sexuais como se fossem lojas para produtos 'religiosos'!
 
Mas, perguntaram a organizadora dos carnavais de Veneza, há mais de 30 anos, já com os seus 75 anos de idade, por sinal, muito bonita como quase todas as Italianas, quando a perguntaram por que da não existência de máscaras nesses bailes, e, ela, sem nenhuma cerimônia, declarou: 'há décadas tudo que era proibido, justificando a máscara, hoje, não...', e completou: 'além do mais, a melhor máscara é que fica escondida dentro da nossa alma, onde armazenamos os momentos maravilhosos para o resto da vida'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário