terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

AINDA FALANDO SOBRE A CRISE DE ÁGUA, QUE, SEGUNDO O PSDB SE TRATA DE 'CRISE HIDRICA', OU SEJA, O JEITO ENGANADOR DOS TUCANOS, TEMOS OUTRA, MUITO GRAVE, QUE É A DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ONDE O 'LERO-LERO AÉCIO NEVES', NA CAMPANHA, NOS DIZIA QUE FOI 'UM DOS MELHORES GOVERNADORES DE MG NOS ÚLTIMOS 48 ANOS', E, ALGUNS, ACREDITARAM!



A situação hídrica de Minas Gerais é tão grave como a de São Paulo. São primas-irmãs, até no jeito de governar dos TUCANOS!

No primeiro governo do Aécio Neves, um estudo feito pela Universidade de Minas Gerais alertou para a tremenda seca que viria na década de 2010, alertando, principalmente, esse Estado pelo fato da sua maior parte da indústria ser ligada a mineração, altamente consumidora de água! E o 'melhor governador de minas nos últimos 48 anos' nada fez, nada agiu, e hoje vemos esse Estado já em estado de calamidade! O governador eleito, Pimentel, já esteve com a Presidente Dilma , alarmado, afirmando que se não chover no mês de fevereiro, mais do que a média histórica desse período, terá que haver um violento racionamento para todo o povo mineiro! Segundo esse estudo, ainda, há mais de 40 anos não se fez um só trabalho de melhoramento do sistema hídrico, mesmo com a população ter sido triplicada, inclusive, o seu parque industrial!
 
Mas, essa é meu complemento: a nascente do Rio São Francisco, na serra da canastra, interior de MG, estar seca, sem uma gota de água, onde os ambientalistas detectaram falta de ação governamental, como, por exemplo, uma proteção dessa nascente, tanto a nível de reflorestamento, como, também, de policiamento, devido ao fato da devastação que estava ocorrendo naquela nascente, e, em toda a sua região, com devastamento de florestas, etc., etc., e nada fizeram até hoje! A sorte é que choveu muito em vários dos seus trechos, e, hoje, o rio estar com um grande volume de água!
 
Na década de 2000, a O.N.U anunciou um forte período de seca para o mundo, a partir de 2012, principalmente, pela devastação de florestas, pelo aquecimento da natureza, etc., etc., advertindo ao mundo que economizasse água, etc., etc.. Nada fizeram onde estamos nessa situação! Aqui, na Bahia, o ex-governador João Durval Carneiro, em 1994, resolveu construir o sistema de captação de água denominado PEDRA DO CAVALO,  90 km de Salvador, e, 20 km de Feira de Santana, para abastecer esta capital e sua grande região, inclusive, Feira, até o fim do século XXI! Naquela época se previa que Salvador chegaria a uma população na faixa de 4 milhões de habitantes, e, a grande Salvador, uns 5 milhões de habitantes; Desde 2010 Salvador ultrapassou os 3 milhões de habitantes; a grande Feira de Santana já com mais de 750 milhões de habitantes; e, o grande recôncavo baiano já com quase 1,3 milhões de habitantes, e, ainda faltam 85 anos para o término deste século! A pergunta que não quer se calar: O QUE FIZERAM, DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DESSE COMPLEXO, ATÉ HOJE PARA AMPLIA-LO? Nada, nada mesmo. Há uns dez dias, um especialista advertiu ao governo do estado, prefeituras e órgãos ligados ao meio ambiente: é urgente, urgentíssimo, se preocupar com a recuperação dos rios que abastecem esse sistema, como o Paraguaçu e o Ypitanga, cujas margens estão sendo destruídas por produtores de carvão, fazendeiros para construção de cercas, etc., etc., fazendo com que os leitos desses rios cada vez mais fiquem rasos, entupidos de areia, sujeira, e outras fontes!
 
Mas, ontem, li no PASTELÃO ESTADÃO, muito ligado ao TUCANATO, especialmente, o FHC, que a cúpula do partido não estar satisfeito com Alkimin, face ao seu pedido de socorro à presidente Dilma para ajuda-lo a resolver esse seríssimo problema, e, ela, acatou, onde construirão, até meados de 2016, a interligação das bacias de vários sistemas com a Cantareira, e , vice-versa, que ajudarão a esse Estado, ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais, ou seja, uma transposição de água de, aproximadamente, 18 km de canalização, pasmem, senhores, 21 anos e não fizeram essa 'obra'! Com ajuda da União, que entrará com 80% dos recursos, quase 3,8 bilhões de reais, lá para meados de 2016 tudo estará concluído para o bem desses três estados! É ai que acho o motivo de tanta 'preocupação' da liderança do tucanato, pois, sem dúvida, Dilma, Lula, e, o próprio PT cobrarão do povo de São Paulo, Rio e Minas, reciprocidades eleitorais! Não estou afirmando não, mas, pela experiência que tenho, para essa 'liderança tucanada', não estar nem ai para o sofrimento do povo de são Paulo, agora, ou se continuará, pois o que interessará são as eleições de 2016 e 2018, e, como sempre deram sorte, torcem para SÃO PEDRO AJUDA-LOS! É essa forma dessa gente governar! O POVO QUE .....SE.....EXPLODA, conforme nos dizia o grande CHICO ANÍSIO! Ah, acrescentaria mais: em 2015, no máximo meados de 2016, a TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ESTARÁ CONCLUIDA, COM OS RIOS MAIS IMPORTANTES DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE CARREGADOS DE ÁGUA, COM MAIS DE 13 MILHÕES DE NORTE-NORDESTINOS VIBRANDO, COM ISTO, TAMBÉM, OS QUASE DEZ MILHÕES DESSA GENTE EM SÃO PAULO, RIO, RIO GRANDE DO SUL, ai, com Lula candidato, quem aguentará? Aécio, com essa 'folha corrida' manchada? Alkimin, onde o povo jamais o esquecerá desse sofrimento? Vamos esperar, e, torcer para que neste mês e em março venham as chuvas suficientes para que acabe esse sofrimento desse fantástico ESTADO-PAÍS, ATÉ A CONCLUSÃO DESSA OBRA DE TRANSPOSIÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário