terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

'ESTUDO DE 2009 JÁ PREVIA 'GUERRA DA ÁGUA' EM SÃO PAULO', EM REPORTAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 20 DE JANEIRO DE 2O15: SEM DÚVIDA, UMA INCOMPETENCIA DOS 21 ANOS DO PSDB PAULISTANO!



'CRISE: Uma crise no sistema Cantareira em 2015, que desencadeia uma guerra da água', foi prevista em um estudo de planejamento feito há seis anos pelo governo José Serra (PSDB). O documento intitulado Cenários Ambientais 2010, foi elaborado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2009 e contou com a colaboração de mais de 200 especialistas. O objetivo era estabelecer diretrizes e planos de ação para o Estado de São Paulo, assim, evitar que as previsões mais pessimistas se confirmassem. Como se estivesse situado em 2010, mas olhando para os anos anteriores, o texto fala como se estivesse no futuro: 'Por volta de 2015, a crise atingiu também a Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai', diz o texto. Os rios citados compõem o sistema Cantareira - o principal manancial de São Paulo, que hoje opera com 5,1% da capacidade, inclusivo o volume morto. Hoje, a saída mais provável que está sendo estudada pela Companha de Saneamento Básico do Estado de São Paulo para tentar evitar o colapso completo do Cantareira seria o rodízio de quatro dias sem água e dois com. ....Já a partir de março, caso a seca no maior manancial paulista continue crítica no próximo mês (fevereiro).
 
O cenário também prevê uma nova crise em 2018, em decorrência da primeira, quando águas superficiais e subterrâneas seriam afetadas, comprometendo o fornecimento de cidades.
 
O estudo sugere medidas ambientais e específicas. entre elas, incluir diagnósticos e cenários nos planos regionais, além de mapear, monitorar e implementar planos de ações. Outras propostas são estabelecer, por meio de lei, planos para o aumento da eficiência de uso da água nas principais atividades econômica e criar áreas de proteção e recuperação de mananciais nas bacias de interesse regional'
 
Agora, a continuação das minhas opiniões:
 
Quando Fleury foi governador de São Paulo, antes da tucanada, ele prometeu, em campanha, a DESPOLUIÇÃO DO RIO TIETÊ, um manancial fantástico, que corta todo o Estado de São Paulo, vindo do interior, com excelente água potável, e, quando assumiu, fez licitação, com toda a festa possível, mostrando máquinas e mais máquinas, e, passados uns dois anos, onde tiraram algumas caçambas de lama e lixo, simplesmente esqueceram! E nunca mais fizeram nada, principalmente, nos 21 anos do PSDB QUE DOMINA O ESTADO, E, SOMENTE AGORA PERDERAM NA CAPITAL! E, pasmem, o Geraldo Alkimin, quatro vezes governador, e, várias vezes assessor dos demais, nunca viu, nunca presenciou e nunca foi assessorado desse caos previsto! Um especialista em saneamento da PUC, há uns dez dias, declarou que o sistema Cantareira, quando foi construído, há quase 30 anos, foi considerado um 'monstro', um 'gigante', onde nunca deveria ter sido construído com tanto gigantismo, pois, 'talvez, no século XXII, PUDESSE EXIGIR NOVAS REFORMAS! E essa mídia, que hoje critica, como os JORNALÕES FOLHA E ESTADÃO, agora se comportam como 'atiradores'! E disse mais esse especialista: quando o sistema foi concebido era para atender a uma população de DEZ MILHÕES EM SÃO PAULO, CAPITAL, E MAIS 15 MILHÕES NO INTERIOR, HOJE, SÃO PAULO CAPITAL POSSUI MAIS DE 19 MILHÕES, E , O GRANDE ESTADO MAIS DE 25 MILHÕES! E disse mais esse técnico: NUNCA FIZERAM UMA SÓ RENOVAÇÃO DA CANALIZAÇÃO, COMO A ENGENHARIA HIDRÁULICA REQUER, onde é calculado que mais de 34% da água potável é jogada fora, no subterrâneo, face ao péssimo estado de conservação da tubulação, inclusive, ultrapassados! Até hoje o sistema não é monitorado, onde ninguém sabe quem gasta mais ou menos! Há dias, uma gráfica, de 4 andares, com mais de 50 funcionários, que gasta muita água no seu sistema operacional, pagava, pasmem, 70 reais por mês, como se fosse uma residência, onde o PICARETA, DONO, fez uma ligação clandestina, E, SOMENTE FOI DESCOBERTO POR DENÚNCIAS ANÔNIMAS, se não........ Calcula-se em mais de vinte mil ligações clandestinas, aqui , na Bahia, chamadas de 'GATOS'! É bom frisar que o ex-governador da Bahia, ACM, com muitos defeitos, mas, naquela época, ao saber de tantos gatos, baixou decreto enquadrando essa raça como 'ladrões', inclusive, com poderes dado a policia militar para prende-los, e, ao mesmo tempo, registra-los no SPC! Praticamente acabaram-se os 'gatos' na Bahia!
 
Mas, como a mídia, especialmente, a PAULISTANA É TUCANADA! Diferentemente quando tratam do assunto dos ladrões da Petrobras, que citam, sem descansar, o PT, nessa maracutaia da 'SECA TUCANA' quase não falam dos partidos e nem dos lideres, especialmente, o intragável e sonso FHC! Por sinal, todas as vezes que aparecem escândalos no seu NINHO, ele foge, por que?

Mas, vejam este exemplo da Espanha, em todas as suas cidades: há um departamento de conservação das redes, toda informatizada, onde qualquer denúncia é apurada, e, em poucos minutos, já estar lá uma equipe de reparação! Os próprios moradores tiram retratos e os enviam para essa central, onde a equipe já leva o material apropriado! E mais: a canalização é toda substituída quando há furos, e, não aqui que são consertados, ou melhor, remendados!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário