domingo, 9 de abril de 2017

AINDA SOBRE SALVADOR, ESSA LINDA CAPITAL DE TODOS NÓS!


Algumas ruas, com seus nomes diferentes, para muitos baianos, não sabem por que elas foram chamadas assim. Vamos lá:

. BAIRRO DO PAU MIÚDO: nessa região existia uma floresta, de árvores pequenas, e assim esse bairro foi batizado assim!

. BAIRRO DO PAU GRANDE: nessa região existia uma floresta com densas e altas árvores;

. BAIRRO DA CALÇADA; por que foi o primeiro bairro de SALVADOR a ter uma pavimentação que não era de barro! A calçada era um dos maiores centros comerciais desta cidade!

. RUA DA PREGUIÇA (ao lado da Igreja de Conceição da Praia): os escravos, como UBA, depois de 40, 50 , 60 dias viajando como bichos, nos porões criminosos dos navios negreiros, e, quando chegavam no 'porto' (em frente a Igreja), eles saiam desses navios, acorrentados, carregando barris de bebidas, tecidos, vinhos, etc., onde eram obrigados a subir essa ladeira, até hoje está lá, e, como estavam debilitados, sempre caiam, ou, desmaiavam, recebendo chicotadas até a morte, e, nos sobrados, de um lado e de outro dessa rua (até o largo 2 de julho, não é o do teatro CASTRO ALVES), a elite irresponsável dessa CAPITAL ficavam gritando e vibrando com os seus sofrimentos, onde o grito único era: 'PREGUIÇOSOS', 'NEGROS PREGUIÇOS', 'MATA', 'PRENDE',.....

. RUA DO TIRA-CHAPÉU: várias lojas vendendo chapéus, inclusive, importados de Portugal!

. RUA DA CABEÇA: naquela época,  com o maior abatedouro de bois, carneiros, porcos, etc. eram na ladeira de SÃO BENTO (não existia ainda o MOSTEIRO), como a elite não comia cabeças desses animais, elas eram jogadas fora, e ai, os pobres 'libertados' da escravidão pegavam essas partes desses animais , tirando partes para os seus consumos, e, o resto era comercializado nessa rua (transversal da rua CARLOS GOMES para o LARGO DOIS DE JULHO, aquele citado acima, que recebia a RUA DA PREGUIÇA), onde comerciantes de cabeças de boi,  colocava uma cabeça desse animal enviado em um pau, ao lado da barraca; assim fazia a de porco; de carneiro; etc.! (viram que até LULA ASSUMIR ESSE POVO E SEUS HERDEIROS COMIAM CABEÇAS DE ANIMAIS?)

Mas, para rirmos, um pouco, tirando esse sofrimento das nossas mentes, vamos a uma piada: um cara, AO TOMAR UM ÔNIBUS, GRITOU PARA O MOTORISTA: VOU PARA O PAU MIÚDO, e O MOTORISTA O AVISOU: VAMOS É PARA PAU GRANDE, e ai ele gritou: para, motorista, PEGUEI NO PAU ERRADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário