domingo, 9 de abril de 2017

DESCULPEM~ME O ENGANO, POIS O NOME DO ESCRAVO É UBA E NÃO UDA, MAS....



...se refere a uma triste história, contada em um LIVRO ESPÍRITA, TRANSCRITO PELO ESPÍRITO DE LUZ ANTÔNIO CARLOS, falecido no início do século XX, ESCRITO PELO MÉDIO VERA LÚCIA MARINZEECK DE CARVALHO, REPITO-LHES, APESAR DE MUITOS NÃO ACREDITAREM NO ESPIRITISMO, ESSE DEPOIMENTO DE UBA  nós encontramos em todos os bons livros de historia!

Levaram-se quase CEM ANOS, TODO O ANO DE 1800, entre defensores da ESCRAVIDÃO e os que eram contra, muitos brasileiros, especialmente baianos, esses sim, que muito lutaram, que muitos morreram, pois, viam as CHAGAS DESSES CRIMES NAS SUAS VISTAS!

Dois deles foram fantásticos: RUY BARBOSA E CASTRO ALVES, sem dúvida, os maiores defensores do FIM DA ESCRAVIDÃO!

RUY BARBOSA quase foi assassinado, foi preso, foi expulso do Brasil, mas nunca deixou de lutar pelos escravos, exigindo as suas liberdades! Foi quem mais influenciou a CORTE PORTUGUÊSA PARA QUE ACABASSEM COM ESSA FERIDA TERRIVEL DA NOSSA HISTÓRIA! Dez anos se levou a discussão e à aprovação do FIM DA ESCRAVIDÃO NO 'CONGRESSO IMPERIAL', onde RUY, CASTRO ALVES E OUTROS, com debates violentos, exigiam que os ESCRAVOS FOSSEM INDENIZADOS POR TODO O SOFRIMENTO QUE TIVERAM, e que os seus ESCRAVOCRATAS, BRUTAMONTES, pagassem essas indenizações, por serem milionários as custas dessa mão de obra escrava, mas, pela força dessa safada 'elite escravocrata' ESSE SAFADO CONGRESSO, QUASE IGUAL AO ATUAL, decidiram que haveria a liberdade, porém, nada receberiam de indenizações desses SENHORES DAS SENZADAS E DAS CASAS GRANDES, E, O MAIS VERGONHOSO AINDA, QUERIAM QUE AS INDENIZAÇÕES FOSSEM PAGAS PELO BRASIL, POR TODOS NÓS! Foi ai que, novamente, entrou o grande RUY BARBOSA, JÁ COMO MINISTRO DA FAZENDA NESSA ÉPOCA, disse-nos: 'EU NUNCA COMETI UM ATO QUALQUER DE CORRUPÇÃO NA MINHA LONGA VIDA PÚBLICA, MAS, INFELIZMENTE, PARA O BEM DESSE POVO SOFRIDO, TIVE QUE COMETER UM: QUANDO A LEI FOI APROVADA PARA QUE O GOVERNO PAGASSE ESSA INDENIZAÇÃO, VENDO A INJUSTIÇA, ALÉM DO FATO DE NÃO TER OS RECURSOS DISPONIVEIS, SEM NENHUMA CHANCE DE TE-LOS POR ANOS, VENDO O PERIGO DELES VOLTAREM A SER ESCRAVOS, RESOLVI RASGAR A LEI, FAZENDO COM QUE FORÇASSE O CONGRESSO A MUDAR ESSA LEI, OS LIBERTANDO SEM NADA, MAS, COM A MAIOR COISA DA VIDA, A LIBERDADE'!

E CASTRO ALVES, POETA, lutava, diariamente, com seus poemas maravilhosos, em recintos fechados e abertos, como naquela área, centro da CIDADE, fim da AVENIDA SETE DE SETEMBRO, ONDE TODA A ELITE BURGUESA DA BAHIA DESFILAVA, ele aproveitava , em cima de um banco, GRITANDO PELA LIBERDADE DESSE POVO!

Os dois, como outros, SÃO ESQUECIDOS, PROPOSITADAMENTE, PELOS RACISTAS NEGROS, COMO OS BRANCOS, DUAS MISÉRIAS COMO SERES HUMANOS! Infeliz de um pobre branco que os procurarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário