terça-feira, 4 de abril de 2017

QUEM FOI OSSIP MANDELSTAM?



Um ainda 'desconhecido' poeta RUSSO, antes do criminoso regime da União  Soviética, vivendo na linda SANTO PETERSBURGO, PRIMEIRA CAPITAL DO IMPÉRIO SOVIÉTICO, ao lado da Suécia, Noruega, Islândia e outros da famosa e gelada região da ESCANDINÁVIA!


O Império Soviético estava passando por serissimos problemas com o povo , principalmente, pela gastança, desenfreada, da rainha, que, ao invés de pensar no sofrimento do povo, simplesmente, pensava em construir luxuosos palácios, gigantescos, todos forrados a ouro! A familia imperial e seus demais beneficiários, viviam num luxo sem limite, e, do lado de fora dos palácios, em toda a rússia, esse imenso território, o maior da Europa, somente perdendo para os EUA, INDIA, OU SEJA, NÃO OUVIAM O 'RONCO DAS RUAS', cada vez mais forte!

STÁLIN, liderando um movimento, iniciado em Moscou, hoje capital da Rússia, com uma visão comunista, principalmente pelos pensamentos de Karl Marx, resolveu criar a revolução comunista para derrubar esse Império, o que aconteceu, com muita luta, sangue e mortes!

A sua primeira iniciativa foi trocar a capital da Rússia , Santo Petersburgo, para a Rússia, lá no centro desse imenso território!

Promoveu uma caçada, sem limite, aos adversários, inclusive, mandou assassinar toda a familia real, inclusive, crianças de até 5 anos de idade, cujos restos mortais somente foram encontrados no final do século XX!

Mas, para disfarçar a caçada e assassinatos, inclusive, de JUDEUS, talvez, segundo historiadores, o MAIOR ASSASSINO DESSE POVO, muito mais do que Hither, mas, porque foi no início do século XX, com pouca publicidade, o criminoso HITHER ficou em primeiro lugar, o 'mais famoso', resolveu assassinar adversários desse novo regime, do antigo, e, de críticos, principalmente, POETAS, onde ele tinha um grande medo face a fama que eles possuiam em toda a EUROPA, onde o STÁLIN se preocupava, pasmem, com a sua história, como todos os ditadores!

Um deles, esse grande poeta, na época, quase um desconhecido, mas, como a HISTÓRIA É INFALIVEL, STÁLIN FICOU E ESTAR COMO UM DOS MAIORES CRIMINOSOS DA HISTÓRIA, COM SUA VIDA E SEU REGIME DEVASSADO, JUNTAMENTE COM SEUS AMIGOS, COLEGAS E RESPONSÁVEIS POR ESSE GOLPE, POR ESSE ASSASSINATOS, ou seja, CONDENADO PELA HISTÓRIA, o simples poeta daquela época, virou um grande POETA, COM SEUS POEMAS FANTÁSTICOS, sobre o BOM DA VIDA, SOBRE AS INJUSTIÇAS, E, COM UM SIMPLES POETA, 'DEDICADO AO DITADOR STÁLIN, ele foi CONDENADO A VIVER NA GELADA REGIÃO DA RÚSSIA, NO ARQUIPÉLAGO GULAT, , com 47 anos de idade, onde foi assassinado por não comer, não beber água, vivendo dias e dias morrendo aos poucos, onde, até hoje, os seus restos mortais nunca foram encontrados, como milhares deles! Por exemplo, em 2012, estive em BUDAPESTE, capital  da Hungria (na época da União Soviética era BUDA E PESTE, duas cidades, divididas por uma ponte de cinquenta metros, onde, em BUDA viviam os húngaros, quase em um campo de concentração vigiados, e, na PESTE, toda a burrocracia assassina da União Soviética!), onde visitei um CEMITÉRIO JUDÁICO, aproximadamente, uns 100 m de frente por 200 de fundo, no bairro próximo ao centro dessa capital, onde, no meio, havia uma pequena SINAGOGA, mas, um fato me despertou: TODO O CEMITÉRIO FECHADO POR UM MURO, DE TRÊS METROS DE ALTURA, todo de granito negro, porém, com milhares de nomes , com seus apelidos, nome dos seus pais, e, os seus endereços residenciais em Budapeste. Segundo me informaram, os pais e parentes mantinham esperança de que eles estivessem 'perdidos' pela EUROPA, pois, os criminosos quando os arrancavam das suas casas, diziam aos familiares que 'brevemente ele voltará', e vimos que todos foram jogados nas regiões geladas da antiga União Soviética para morrerem de todo tipo de miserabilidade, como fome, frio, etc.! Como fiquei triste com aquelas inscrições nos seus muros! Naquele muro, se não me enganei, existiam mais de 5 mil nomes ! Um HORROR!

Com um POEMA, dirigido contra o ditador STÁLIN, que o deixou enfurecido, sendo o motivo dele ter sido preso e encaminhado para a morte, com 47 anos de idade, em 1934, foi o seguinte:

'NÓS VIVEMOS SEM PERCEBER O PAÍS SOB NÓS,
NOSSOS RDISCURSOS NÃO SÃO OUVIDOS A DEZ PASSOS DE DISTÃNCIA,
MAS ONDE HÁ APENAS UMA MEIA-CONVERSA
SEMPRE NOS RECORDAMOS DO MONTANHÊS DO KREMLIN.
SEUS GROSSOS DEDOS SÃO GORDOS COMO VERMES,
E SUAS PALABRAS SEGURAS COMO FIOS DE MUNDO
RIEM SEUS BIGODES DE ESCARAVELHO,
E BRILHAM SUAS POLAINAS.
RODEIA-O UM BANDO DE CHEFETES SUBMISSOS
E ELE SE DIVERTE COM A SERVIDÃO DOS SEMI-HOMENS.
HÁ QUEM ASSOVIA, QUEM GEME, QUEM CHORAMINGA
SE SOMENTE ELE FALA OU APONTA O DEDO.
COMO FERRADURAS ELE FORJA UM UKAS APÓS OUTRO
de mais outro as sobrancelhas, de outro
ainda os olhos.
não há execução que não seja para ele uma festa'
(TRADUÇÃO DE NINA GUERRA E FILIPE GUERRA).

Minha gente, essa é minha. É esse o estado de um PAIS TOMADO POR DITADORES! Infelizmente, passei por dois golpes: o militar, ainda na Universidade Federal da Bahia, onde não podíamos protestar nem por uma lâmpada queimada, há dias, ou, pela falta de professores em sala de aula, muitos deles militares, disfarçados como civis, ou agentes do CNI! Viviamos numa prisão 'aberta'! Vários colegas foram 'convidados' a comparecer a 6a. região militar, em Nazaré, bairro de Salvador, e quando voltavam estavam debilitados, 'mansinhos', deixando-nos , praticamente, anestesiados! 

É por isto que me dói ver um bando de inconsequentes, numa faixa, segundo as pesquisas de 5 a 9%, defendendo a candidatura do LIMPA BOTAS DOS MILITARES, O EX-TENENTE (tão burro que nunca passou dessa faixa, mesmo puxando o saco dessa raça!), que deseja, num discurso racista, de encontro a uma sociedade pacífica, desse INTRAGÁVEL BOLSONARO! Breve, trarei um resumo da sua entrevista, um horror de ditador, no jornal ESTADÃO, esse porta-voz da direita e da extrema direita dos Mesquitas, em SP, que viveram e vivem nas tetas dos governos passados, excetuando-se os de LULA E DILMA, por isto, seus inimigos! O que esse poeta fantástico nos diz nesse lindo poema, sem dúvida, é pouco pelo que foi a revolução militar neste pais, também, pelo que será com um louco dessa espécie! MEU DEUS, AINDA HÁ UNS GRUPINHOS DE PERIGOSOS BRASILEIROS, PRECONCEITUOSOS, RACISTAS, DA PIOR ESPÉCIE HUMANA!

Mas, se analisármos esse lindo POEMA, o que estamos passando agora, sem dúvida, uma DITADURA, MENOS GRAVE DO QUE AS DOS MILITARES, mas, uma ditadura, onde o povo estar sendo massacrado, nas ruas, perdendo todos os seus direitos, tudo para que essa elite irresponsável, verdadeiros autores dessas reformas, mamem, mamem, sem parar, que, mesmo com as liberdades dadas por Lula e Dilma, essa gente não aceita que o povo tenha um pouquinho das migalhas do bolo brasileiro que eles acham que é de sua propriedade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário