quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CONTINUANDO COM OS TEXTOS, FANTÁSTICOS, COM MUITA CARGA DE HUMOR, DO JORNALISTA BAIANO ROBERTO DE SENA (LEIAM O TEXTO DO JUMENTO NA CHAPA PARA PREFEITO DE SANTANA DAS PEDRAS, NOME FICTÍCIO, TRANSCRITO NESTE BLOGDOPOVÃO), AGORA NOVO TEXTO, O DO OUTRO JEGUE QUE RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO DESSA 'CIDADE':



'TÍTULO DE CIDADÃO AO JUMENTO'

- das Pedras
- onde fica isso?
- no sertão da Bahia.
= Eu não conheço, nunca ouvi falar . Existe essa cidade na Bahia?
= Existe sim. Tomara que você não conheça mesmo e nem esteja nessse lugar. Ontem, os nossos filhos perguntaram se não seria você o tal do delegado investigador das mortes dos jegues nesta tal de Santana das Pedras. Olhe, s for você eu descobro e ai, meu nego, é divórcio na hora. Me separo de você, faço uma cirurgia plástica, muito dde rosto, mudo de nome e vou morar na Europa. Não vou servir de chacota para as minhas amigas. Jápensou, elas me perguntando: É VERDADE QUE SEU MARIDO É UMINVESTIGADOR DE JEGUES? Como ficaria a minha cara? E nossos filhos , coitadinhos, passariam o resto de suas vidas traumatizados. Deus me livre de um pesadelo deste!
- Querida, para com isso! Eu não conheço Santana das Pedras, já disse, não sei pra que lado fica o sertão, estou investigando um cao secreto que envolve altos funcionários do governo, a máfia russa, o superfaturamento de obras das empreiteiras (essa é minha: naquela época, como o autor foi feliz!), entre outras coisas. Mais do que isso não posso falar. Meu tleefone deve estar grampeado, sou um agente importante, muito importante, por isso fui convocado para essa missão que é só para agentes policiais de altíssima competência. De altíssimo nível. Agora, por favor, desligue. Se descobrem que você é a minha mulher, sua vida correráperigo, estou investigando gente muito perigosa.
- Espero que você esteja diendo a verdade. Se estiver mentindo, você vai ver com quantos paus se faz uma canoa e depois a canoa ainda afunda. Té logo.
Ao terminar o telefonema tomou uma decisão: arrumou as malas e caiu fora jurando nunca mais voltar a SANTANA DAS PEDRAS.
 
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
 
Na tribuna da câmara o vereador Pedro Abóbora começa o seu discurso:
 
_ Senhores presidente, senhores vereadores, minhas senhoras, emus senhores. Venho hoje à tribuna deste parlamento apresentar um projeto de lei de minha autoria concedendo o TITULO DE CIDADÃO DE SANTANA DAS PEDRAS AO JEGUE.
 
- Tá doido,  endoidou de vez - gritou JOÃO RUFINO. O presidente da Câmara apertou a campainha e repreendeu, DURAMENTE, O VEREADOR DA OPOSIÇÃO.
 
- HÁ UM ORADOR NA TRIUNA , SENHOR JOÃO RUFINO,. TENHA PELO MENSO UM POUCO DE EDUCAÇÃO E OUÇA O SEU COLEGA. ESPERE  A SUA VEZ DE FALAR.
 
A PLATÉIA, QUASE TODA PAGA PELO MARQUETEIRO DUDUCA-MÃO-DE-ONÇA,  EXPLODIU EM VAIAS CONTRA O PRESIDENTE DA CÂMARA! O mesmo, encolheu-se e pensou:  . 'tão ARMANDO ALGUMA', PENSOU, AO OUVIR O POVO LHE VAIANDO.
 
PEDRO ABÓBORA  CONTINUOU:
 
- COMO EU IA DIZENDO ANTES DE SER INTERROMPIDO POR ESSE VEREADOR MAL EDUCADO E FALSO, VENHO A ESTA CASA APRESENAR UM PROJETO DE LEI CONCEDENDO O TÍTULO DE CIDADÃO DA CIDADE DE SANTANA DAS PEDRAS AO JEGUE,  antes que João Rufino  TENTE OBSTRUI-LO. Vou explicar o motivo deste projeto neste discurso que preparei especialmente para esta ocasião tão importante para o nosso povo. Ultimamente nossa cidade tem saído no noticiário da imprensa como MEU EXEMPLO em virtude dos ASSASSINATOS MISTERIORSOS DOS JEGUES. Já disseram por ai que por causa da matança indiscriminada que vem ocorrendo aqui, o JEGUE está entrando na lista dos animais em extinção. Disseram também que os assassinatos dos jegues estariam prejudicando o meio ambiente. Dizem que cada jegue morto tem o mesmo significado de uma árvore que tomba na Amazônia. Lá o problema é o desmatamento, aqui em Santana das Pedras é o DESJEGUEAMENTO OU A DESJUMENTAÇÃO. Eu, quando ouvi tudo isso, fiquei pensando o que podemos fazer para nossa cidade aparecer no noticiário de outra forma, de uma maneira positiva, para que os filhos e nossa cidade que moram em outros lugares não servissem de gozação, para o nosso povo voltasse a ter orgulho de nossa terra. Pensei, pensei,...pedi iluminação ao Criador e ele me iluminou. Foi então que veio a idéia de dar este TITULO DE CIDADÃO DE SANTANA DAS PEDRAS AO JUMENTO COMO FORMA DE RECONHECIMENTO PELOS SERVIÇOS QUE ESTE GARBOSO ANIMAL PRESTOU Á NOSSA TERRA AO LONGO DE SUA HISTÓRIA'
 
O grande e fantástico contador de estórias, SENA, esqueceu que o JEGUE FOI O TRANSPORTE QUE LEVOU A FAMILIA MARIA, JOSÉ E JESUS CRISTO PELA REGIÃO DA GALILÉIA!
 
Mas, vejam, senhores, vamos comparar: VOCÊS TROCARIAM ESSE JEGUE PELOS JEGUES E JUMENTAS QUE ESTÃO NO CONGRESSO, COM POUCAS EXCEÇÕES? Esses as únicas homenagens que mereceriam era irem para A PENITENCIÁRIA, mas, infelizmente, estão protegidos pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL, onde, para serem investigados, mesmo com os seus crimes conhecidos, ao vivo, pela mídia, temos que esperar que os DEMAIS JUMENTOS DO CONGRESSO OS LIBEREM!
 
Continuarei com mais alguns textos, mas, não os contarei todos, pois quero que adquirem exemplares junto ao SENA.
 
Não deixem de comprar esse fantástico livro 'O JEGUE QUE VIROU CELEBRIDADE', de ROBERTO DE SENA. joserobertodesena@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário