sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A MINHA, SUA E NOSSA BAHIA, REALMENTE, É FANTÁSTICA, EM TUDO, ATÉ NO PUXA-SAQUISMO!


O ex-governador da Bahia, Otávio Mangabeira, lá pela década de 50, saiu com essa: "PENSEM EM QUALQUER ABSURDO NO BRASIL QUE JÁ ACONTEU NA BAHIA"! E o pior que é verdade, até hoje! Quando qualquer turista chega em Salvador, ou por via marítima; ou por via terrestre; ou por via aérea, tá lá baianas presenteando os visitantes com a famosa FITINHA DO SENHOR DO BONFIM! E, sendo acompanhadas, por CAPOEIRISTAS, COM SEUS BERIMBAUS! Onde encontramos isto, no Brasil ou no exterior? Eu já viajei para vários locais do Brasil e no exterior, em quase toda a Europa, e, no Estado Americano da Flórida, e, em todos eles, não recebi uma só homenagem, ou, para melhor esclarecimento, se eu desse bobeira tomaria tapas e prisões! Exemplo? Comprei algumas garrafas de vinho, em Portugal, em uma viagem realizada em 2010, quando era proibido importação dessa bebida, e, de tantos os bruta-montes carregadores e descarregadores de malas de aviões a maltratavam, umas duas garrafas foram quebradas! Quando peguei a mala no aeroporto de Madrid não tinha verificado o vasamento do vinho, e, ai, em poucos minutos, estava  um policial, ao meu lado, "convidando-me" para ir a uma repartição da polícia no aeroporto! E lá, para minha surprêsa, o delegado e um seu assessor, desejava saber o que eu levava dentro da mala e que estava expelindo aquele líquido! Acho que pensavam que eu estava levando algum corpo, esquartejado, como fazem os psicopatas de plantão, como, recentemente, aquela cidadã, casada com um executivo paulistano, de origem japonesa! Quando abriram essa mala, ah, que alívio, e fui liberado para voltar ao nosso Brasil, e, com uma certeza: NUNCA MAIS COMPRAREI VINHOS OU OUTRAS BEBIDAS NO EXTERIOR, inclusive, por causa do câmbio, onde não compensa, como agora, em Berlim, em uma casa especializada em vendas de bebidas, onde encontrei preços superiores aos cobrados na Bahia, mas, uma bebida me emocionou: UM LITRO DE CACHAÇA DA MARCA PITÚ, fabricado em uma pequena cidade de Pernambuco, Br, cujo preço cobrado era, pasmem, 21,00 EUROS!  Por exemplo, um red custava 28 Euros! E, quando cheguei na Bahia, vi o mesmo litro de PITÚ, por R$7,00 (ou menos de 3,00 euros!)! Por sinal, em 30 dias andando por alguns países da europa chamada de leste (ex-comunista e nazista), não encontrei um só indicativo do Brasil, excetuando-se essa garrafa de cachaça, portanto, ela ficará como lembrança dessa viagem, e, ainda o govêrno brasileiro protesta pelo fato de têrmos menos de 1% do PIB em turismo externo! Em 2010, andei pela outra parte da europa, a chamada latina, de Portugal até Itália, encontrei um outro item brasileiro: em Paris, em um bar de um hotel que ficamos, uma GARRAFA DE CACHAÇA 51! E isto deixou-me preocupado: SERÁ QUE O MEU SANTO É CACHACEIRO?
Mas, vamos ao texto : ontem, faleceu a MÃE DE CAETANO VELOSO ; SUA IRMÃ BETHÂNIA; E, MAIS OUTROS IRMÃOS, SEM FAMA, MAS, IRMÃOS! O Govêrno da Bahia, pasmem, senhores e senhoras, DECRETOU TRÊS DIAS DE LUTO, COM A BANDEIRA DA BAHIA HASTEADA EM MEIO PAU, gesto que mostra aos Baianos quando alguém importante para o seu Povo e o Estado, teve sua morte decretada! Ai, pensei: O QUE DONA CANÔ FEZ PELA BAHIA E PELO SEU POVO? QUASE NADA, a não ser ter parido dois varões, ah, desculpem-me, um varão, chamado Caetano Veloso, e, a feminina Maria Bethânia, compositor e cantores! Quantos músicos, compositores e politiqueiros puxavam e puxam o saco dessa família! No aniversário dessa Senhora, várias procissões são realizadas por  essa turma de aproveitadores que iam para Santo Amaro fazer média com a família! A sua residência ficava lotadissima, claro, dessa gente "importante", ficando de fora o povão de Santo Amaro da Purificação!
Ontem, o jornal O VALOR ECONÔMICO faz referência a sua morte, e, diz que ela foi muito importante para essa cidade, e cita o que ela conseguira com políticos, como ACM, FHC e outros: a nova instalação elétrica da Catedral da Cidade, onde ela era uma espécie de beata; e, com ACM, filtros; cadeiras de rodas; mulêtas; etc. para distribuição para o povo pobre da Bahia! Enquanto isto, o RIO SUBAÉ, QUE PASSA DENTRO DESSA CIDADE, IMPORTANTISSIMO PARA O POVO, ESPECIALMENTE, O POBRE, QUE PESCA E COME DELE, encontra-se totalmente poluído, onde nasce na cidade de Feira de Santana, ao lado de um Centro Industrial, com mais de duzentas indústrias, saindo daí quase morto face aos dejetos industriais, e, quando chega na cidade dos Velosos, vira quase lama!  O Caetano e a Bethânia fizeram uma música, cantada em todo o Brasil, há mais de quinze anos, pedindo a sua recuperação, e, depois que lançaram o disco, onde venderam milhares de cópias, simplesmente, nunca mais se ouviu, se leu ou se assistiu qualquer manifestação desses dois contra essa morte desse ex-manancial hídrico, apesar do Caetano, que adora falar em política, escrevendo toda a semana em jornais de grandes circulações, por sinal, muitas incoerências!
Mas, para não me julgarem mal, adorei quando D. Canô, revoltada por mais umas das besteiras do seu filhão, Caetano Veloso, que esculhambou com Lula, chamando-o de analfabeto e grosso, mandou-lhe recado, publicamente, para que se calasse, parasse de falar besteiras, e, de pronto, pediu perdão a Lula, pois, "MEU FILHO NÃO SABE O QUE ESTAR FALANDO"! e, Lula, na maior humildade do mundo, respondeu-lhe que ela era sua amiga, e, que entendia o desabafo do Caetano! E o Caetano nada falou da maracutaia armada para que a sua irmãzinha Betânia tivesse apoio financeiro do govêrno para lançar poesias, pasmem, para depois milhares de cds serem vendidos, ou seja, o CUSTO FOI MEU, SEU E DE TODOS NÓS, E, O LUCRO, DELA E DOS SEUS ASSESSORES!
Ontem, em um show do Rio de Janeiro, Gilberto Gil, um dos piores vereadores que Salvador já teve, onde trabalhava uma sessão e filava umas trinta, fazendo shows em todo o Brasil, ao saber  da morte dessa senhora, declarou: "ELA ERA A MÃE DE TODOS NÓS"! É um cara-de-pau, puxa-saco, dizer que ela era a mãe de todos nós, pelo menos, afirmo, não era a minha, por sinal, a minha eu a conheço, uma senhora fantástica, que tanto nos ajudou em nossas vidas! Diferentemente de D. Canô, ela vivia fazendo caridade, todos os dias; todos os minutos da vida! Centenas de vezes acordou as 4 horas da manhã para levar pessoas pobres para as imensas filas do antigo INPS, pagando tudo, inclusive, dando-lhes abrigo em nossa casa, para que fôssem atendidos por esse elefante órgão! Excelente patrôa, onde os empregados eram tratados como filhos! Ai, sim, Ela é uma horoína! O que ela não teve sorte foi não ter um filho com a fama de Caetano, famoso no mundo intelectual e musical, mas, ..........admirador do "MENINO DO RIO", ai, tenho certeza, minha mãe me admirava como um varão, RETADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário