quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VEJAM O QUE É UM PAÍS QUE RESPEITA OS SEUS CIDADÃOS!



Uma Ong, especializada em identificar causas de acidentes de veículos, em 2010, chegou a conclusão que um dos itens que mais influenciava esses problemas, com várias mortes e feridos, como em 2011, mais de 880 mortos e quase 20.000 feridos, era a maneira como os motoristas dirigiam na marcha ré, ora batendo em paredes; postes; ferindo pessoas; caindo em buracos; etc.,  ou, surpreendidos por batidas por trás por outros veículos. Em 2012, março, O Presidente Barack Obama , atendendo um projeto de lei do Congresso Americano, deu um prazo, a toda a indústria automobilística dos EUA, para que fôsse implantado, em todos os veículos, novos ou usados, uma câmera de vídeo, que filmasse todo o processo de ré de um veículo, ao vivo, inclusive, com sinais de distância! O custo seria deUS$164,00, por veículo! A indústria do ramo queria dois anos, somente em 2014, e, ele, que salvou com medidas econômicas e financeiras essa indústria, quase falida, não recuou, inclusive, a ameaçou, dizendo-lhe que, se não cumprisse o prazo estabelecido, não poderiam fabricar nenhum carro a partir de primeiro de janeiro de 2014!
 
Isto é que é um País! Aqui, como exemplo, no primeiro governo do ex-presidente Lula, atendendo pedido da Associação de Portadores de Necessidades Especiais, foi decretado que todos os ônibus saidos das fábricas teriam que ter um elevador, especializado para receber cadeiras de roda, e, dentro do veículo, espaço apropriado para dois cadeirantes! E deu, até 2005, para que toda a frota de ônibus usada do Brasil passasse por reforma para receberem esse equipamento! Eu não posso afirmar, mas, acho que vários ônibus, principalmente, os mais simples, ainda saem sem esses elevadores, e, a frota velha, pelo menos em Salvador e várias Cidades do interior da Bahia, com pouquissimos veículos, continuam sem esses equipamentos! Há uma fantástica lei, criada na época do Sarney, para que as empresas contratassem empregados com deficiencias físicas (cegos; surdos; aleijados; etc.), onde todos os encargos poderiam ser abatidos no imposto de renda! Até hoje, com pouquissimas exceções, principalmente, empacotadores de supermercados, continua com estava! Recentemente, o IBGE fez estatística no universo de emprgadas domésticas, onde existem mais de 6.300.000 delas, apenas, 1.330.000  estão com carteiras assinadas, e, vejam, que o Lula, no seu primeiro governo, para incentivar aos patrões à assinarem carteiras de empregados, por decreto, deu o subsídio de ser abatido do imposto de renda o custo previdenciário de uma, por residência!
 
Além dos ônibus, também, outros transportes públicos, como táxi, onde o deficiente sofre o pão que o diabo amassou para tomar um, inclusive, nem lugar para colocar a sua cadeira. Recentemente, estivemos na Europa, antiga oriental, começando por Londres, onde todo o transporte público possui elevador para deficiente, além de ampla área para a colocação das cadeiras, umas quatro, inclusive, táxis, como os famosos e tradicionais de Londres, que são amplos; altos; confortáveis, com cabines separadas para passageiros e motoristas, e, com elevador para deficiente! Por sinal, quando cheguei no Brasil, no início de novembro, li uma notícia sobre o fim de fabricação desses táxis, especiais, uma tradição da Inglaterra, desde o século passado, onde o govêrno da Inglaterra construiu uma fábrica, especial, para a concepção e construção desses veículos, mas, face ao desenvolvimento da indústria automobilística, com a invasão de carros de todo o mundo, essa fábrica especial começou a sentir a sua decadência, onde hoje não fabrica mais esses veículos, onde estão sendo substituidos por veículos japoneses; alemães, como mercedes ; bmw; e, audi, por sinal, a quantidade de táxis das marcas alemães é assustadora, inclusive, em toda a Europa, mostrando a potência da Alemanha, a maior e mais rica economia da Europa, hoje, 40% do PIB EUROPEU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário