domingo, 2 de dezembro de 2012

DOIS DE NOVEMBRO DE 2012, UMA DATA INESQUECÍVEL!


Sei que não é o dia das mães, o tradicional dia do comércio, que cai no mês de maio, mas, como todos os dias são dias para comemorármos a vida, e, nada mais significativo na vida do que a nossa mãe! ELA É A MAIOR MÃE DO MUNDO, PARA CADA UM DE NÓS! Eu fico indignado quando alguém declara: MINHA MÃE É A MELHOR   DO MUNDO! È UM CARA-DE--PAU! Como é sublime essa figura, quase santa, espelhada na figura sagrada de SANTA MARIA, MÃE DE JESUS CRISTO! Há trinta dias minha mãe foi acolhida por Jesus Cristo, em nome de DEUS! Nos deixou uma saudade imensa, para toda a nossa vida! Ainda estamos doloridos, mas, Deus, Jesus Cristo, e demais irmãos de luzes, são tão fundamentais em nossas vidas,  que essa dor vai se diluindo, virando saudades, eternas! Eu já estou nessa fase! Lembro-me dos seus dias, desde quando comecei a conhecer o mundo, juntamente com os meus irmãos; netos; e, bisnetos; amigos; e, conhecidos! Minha filha, por exemplo, passou dois anos , maravilhosos, com Ela, residindo em sua casa. Bastava ela atrasar, algumas horas, que ela ficava, em pé, na porta da casa, a esperando, pasmem, para jantar, e, sem nenhum protesto, apenas, dizendo-se preocupada! Eu protestava junto a minha filha para dizer-lhe a hora que chegaria, mas, ela me dizia que, atendendo pacientes, não poderia dizer o horário, e, mesmo assim, dizia-lhe: "Vó, eu irei atrasar um  pouco"! Mas, não adiantava, e, assim, foram os dois anos que, segundo a minha filha, foram uns dos melhores da sua Vida! Ela nos deixou, mas, sabemos que se encontra bem pertinho de Jesus, principalmente, pela sua caridade, extrema; pela sua honestidade; pela sua perseverância; pela sua luta, dia-a-dia, principalmente, no processo de criação de todos os seus filhos, com dedicação, extrema, como fazem todas as mães, independentemente, da situação econômico-financeira! Meu Pai, um extraordinário homem, e, Pai, um viajante, que levava meses comercializando por Este País, pensem bem, um Brasil de 1960 a 1970, pegando estradas das piores condições físicas (pensem bem: hoje, um caos, e, naquela época?), onde se levava quase 20 dias, saindo de Feira de Santana, nossa terra, a 105 km de Salvador, para São Paulo, e, lá mais uns 10 dias para tirar e colocar novas mercadorias, com mais 20 dias de volta, era quase um mês; de Feira de Santana para Goiás, onde comercializava mercadorias e trazia arroz, eram quase 40 dias. Portanto, minha Mãe era a MÃE E O PAI, AO MESMO TEMPO, sempre sendo coordenada pelo Meu Pai, também, mesmo longe, preocupado com a nossa formação! No final, quatro concluiram o nível superior, e, um, por trabalhar em laboratório, concluiu o segundo-grau, abandonando o terceiro. Vejo, hoje, professores protestarem pela falta de educação dos alunos em sala de aula, e, automaticamente, me lembro do comportamento dos meus pais: ERA PROIBIDO SE FALAR MAL DO PROFESSOR;
NEM SE FALAVA EM FALTAR ÁS AULAS, ONDE, VÁRIAS VEZES, FOMOS PARA A ESCOLA SEM CONDIÇÕES FÍSICAS, COMO: GRIPE; FEBRE; DOR DE CABEÇA, e, eles, nessa situação, nos dizia: SE NÃO MELHORAR, CLARO, JÁ MEDICADO, VOLTEM OU MANDEM RECADO PARA QUE EU POSSA BUSCÁ-LO! Nenhum de nós podia  sair para brincar sem antes fazermos os deveres da escola! E isto levamos para a vida, onde todos somos cumpridores de compromissos, mesmo doentes! Sou funcionário público, há anos, e, dificilmente, falto ao serviço; meus irmãos, também! Como nos exigiam que respeitassem as pessoas, principalmente, senhores de idade; visitantes; etc.. Lá em casa, quando chegava uma visita, éramos proibidos falar baixo, para que "o visitante não ficasse constrangido" ou ficármos em grupinhos, principalmente, dando risadas, distante da visita; todos tinhamos que almoçar, juntos, no mesmo horário, a não ser em casos excepcionais! Os homens, jamais, ficarem sem camisa , durante as refeições; etc., etc.. Era proibido se negar um prato de comida ao pedinte, acompanhado de uma fruta e água;  nunca um trabalhador ficou sem fazer refeições, em nossa casa, quando estava lá realizando trabalho! Uma camisa, nova, recebida por nós, outra, já usada, era entregue a uma pessoa carente! Na sua missa, de despidida para o encontro com Deus; Jesus Cristo; e, demais irmãos de luzes, a Igreja estava com toda a sua lotação completa, onde nós, familiares, não conhecíamos a metade dos presentes! Ao sairmos, com o funeral, um cidadão, humilde, pediu-me que segurasse a alça do seu calção, e, eu, o concedi, mesmo triste pelo desejo de continuar segurando! Ele chorava, e, depois, no cemitério, me declarou: Senhor, desculpe-me pedir-lhe para poder aquela última homenagem a nossa amiga, mas, eu não podia perder aquela chance, pois, sou taxista, onde faço ponto na frente da casa dela, há mais de cinco anos, e, todos os dias, tomei água gelada; merendava de manha e a tarde, e, no final da tarde, tomava café, eu e todos do ponto (uns seis, todos lá, chorando!) Portanto, para que homenagem maior podemos esperar? A missa de corpo presente, onde não chamamos ninguem de fora do âmbito familiar, estava  a Igreja com toda a sua  lotação completa, principalmente, de pessoas simples, até pedintes, que, diariamente, iam em nossa casa pedir-lhe comida! Uma das frases da minha mãe que jamais esquecerei: "QUEM NÃO DESEJAR FICAR VELHO, PROCURE MORRER ANTES"! OUTRA DELA: "CONHEÇO JOVENS QUE SE PARECEM VELHOS, E, VELHOS QUE SE PARECEM NOVOS"! Ela viveu, maravilhosamente, 88 ANOS DE VIDA! Minha homenagem a Ela, e, a todas as Mães, que estão nos REINOS DE DEUS: a Terra e o Céu! Desculpem-me tratar desse tema, importantissimo para a minha pessoa e familiares, mas, não tanto para Vocês! Foi uma maneira de amaciar a dor, ainda intensa!

Mas, ela tinha outra grande virtude: ERA TORCEDORA, APAIXONADA DO BAHIA, E, UM POUCO, POR CAUSA DO MEU PAI, VASCAINA! Hoje, o Bahia ganhou o atlético de goiás, por 1 x 0, continuando na série A, agrandando 80% dos Baianos, e, tenho certeza, ela deve ter vibrado, e muito! Todas as vezes que o tricolor ganhava ela ligava, de Feira de Santana, para a minha pessoa, em Salvador, feliz da vida! Quando perdia, ela não ligava, e, quando eu a telefonava, pensando que ela estava preocupada, dizia-me: EU NEM SABIA QUE O BAHIA JOGOU HOJE! E, completava: ELE JÁ GANHOU TANTO QUE PODE PERDER ALGUMAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário