quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MAIS UM PROGRAMA, FANTÁSTICO, CRIADO NO GOVÊRNO DO ESTADISTA LULA: O SISU!


Depois dos alunos passarem no ENEM, com notas acima de 4,5, todos eles poderão se inscrever no SISU, um programa que selecionará CENTO E TRINTA MIL NOVAS VAGAS PARA VÁRIAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL! Dai, selecionados, passarão para o PROUNI, e, ai, sòmente deixarão de estudar quando receberem os seus diplomas de níveis superiores, como, agora, quase 500.000 jovens oriundos de famílias pobres, cuja renda não passem de dois salários mínimos! Para 2013, o novo critério será de três salários mínimos, sabem por que? Por causa do crescimento econômico e financeiro das famílias, onde a grande maioria ganha três salários mínimos, e, não mais dois como era no início do primeiro govêrno Lula, e, antes desse, a grande maioria vivia com um salário mínimo! É por isto que QUATRO POR CENTO DOS BRASILEIROS NÃO GOSTAM DO LULA!
 
Lembro-me da minha época, em 1971, quando fiz vestibular para Administração Pública na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, onde estudei o terceiro ano do segundo grau, e, paralelamente, um pré-vestibular, para concorrer com 25 vagas, com mais de duzentos candidatos, onde, se eu não fôsse selecionado, ou seja, 1/8 dos concorrentes passariam, e, o restante, a grande maioria, teria que, no ano seguinte, voltarem a estudar e a se preparar para novo FUNIL DO VESTIBULAR, COMO CHAMÁVAMOS NAQUELA ÉPOCA! Era um só vestibular, por ano, onde todas as universidades faziam os seus vestibulares em um único dia, ou próximo a esse, inviabilizando que fizéssemos , também, em outras Universidades! Era um FUNIL, INFERNAL, onde somente passavam os que tiveram condições de pagarem escolas , particulares, carissimas, e cursos pré-vestibulares! Os demais, principalmente, trabalhadores, que não tinham tempo e dinheiro, estudando em escolas públicas, e, trabalhando durante o dia, eram as pouquissimas exceções, como bem diziam: SER UNIVERSITÁRIO ERA COISA PARA RICOS! Hoje, graças a esse Estadista, vemos jovens, oriundos das classes pobres, até de favelas, recebendo diplomas de doutores em várias profissões, ganhando um bom salário e melhorando as suas vidas e dos seus familiares!
 
É bom frisar que, além do SISU, quem não for selecionado para essas universidades públicas, poderão estudar em universidades privadas, também, sem pagarem um só real, pois, essas instituições de ensino abaterão, nos seus impostos de renda a pagar, todas as bolsas concedidas! ISTO É QUE É INCLUSÃO SOCIAL, E, NÃO ESSA FAMIGERADA COTA SOCIAL, PARECENDO QUE NEGROS E INDIOS NÃO POSSUEM CONDIÇÕES EDUCACIONAIS E CULTURAIS PARA PASSAREM EM VESTIBULARES PELOS SEUS ESFORÇOS PARTICULARES! No caso do Índio, claro, deveria ter programas especiais, ligados ao seu mundo, como: veterinária; agronomia; técnicas agrícolas; etc., etc., ou seja, voltados para o mundo rural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário