segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O RIO SÃO FRANCISCO ESTÁ SOFRENDO UMA DAS MAIORES SECAS DA SUA HISTÓRIA, MILENAR, POR QUE?



Porque o sistema de construção das USINAS HIDRELÉTRICAS DO SÃO FRANCISCO, em todo o seu trajeto, inclusive, a velha PAULO AFONSO, foi mal feito, onde armazenam bilhões de m3 de água, que ficam anos e anos servindo, exclusivamente, para movimentarem as turbinas geradoras de energia elétrica, que são vendidas em dólares para todos nós, inclusive, os paupérrimos ribeirinhos, deixando do lado de lá da barreira gigantesca de concreto os rios e seus afluentes secos, onde o povo não tem nem água para beber; nem podem pescar ; não podem navegar! PORTANTO, OS MAIORES DESTRUIDORES DO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS AFLUENTES SÃO AS USINAS HIDRELÉTRICAS CONSTRUIDAS NO SEU LEITO, de forma mal planejada, mal executada onde somente pensaram na geração de bilhões de dólares e que o povo, a região, o próprio rio que se fodessem ou, QUE SE FODAM!
 
FIZERAM, ESSAS USINAS, TÃO POUCO PARA COMPENSAR ESSES CRIMES ECOLÓGICOS PARA A REGIÃO, O SEU POVO E O RIO SÃO FRANCISCO que, se formos fazer o balanço, foi muito pouco para eles! A PAULO AFONSO, POR EXEMPLO, VIROU UM ANTRO DE POLITIQUEIROS DOS MAIS COBIÇADOS!
 
Estive com a minha família na região do São Francisco do Canindé, uma cidadezinha de uns dez mil habitantes, onde, para a construção da USINA DE XINGÓ, ela foi transferida para outro local, aproximadamente, uns 5 km, na parte alta dessa usina, onde pensava em comer muitos peixes oriundos desse rio, e, para minha surpresa, quase nada, onde moradores, inclusive, pescadores nos disseram que a construção dessa USINA somente trouxe pobreza para todos eles e a região! Disseram que no gigantesco lago criado por essa USINA existem milhares de toneladas de peixes, mas, eles são proibidos de pescar, inclusive, muitos já foram 'advertidos' a balas, muitos barcos foram inutilizados por furos delas, deixando os pobres pescadores na maior miséria econômica e financeira! Muitos até se suicidaram ou viraram esmoleres!
 
É bom frisar que essa região é a maior plantadora e fornecedora, para todo o norte e nordeste, do tradicional QUIABO, importante alimento para o povo norte-nordestino, onde, semanalmente, mais de CEM CARRETAS SAEM LEVANDO ESSA PRODUÇÃO, sem dúvida, a maior riqueza econômica sem nenhum apoio do governo, e, pasmem, precisando de água, fizeram pedido a essa USINA PARA QUE FORNECESSEM ÁGUA IRRIGADA, OU SEJA, CONTROLADA, E ELES NEGARAM! Segundo eles, se isto acontecesse, a produção agrícola seria o triplo!
 
Um engenheiro especializado em barragens , que não mama nas tetas desse cartel de construtoras e exploradoras da nossa riqueza, em 'nenhum pais sério esses projetos seriam aprovados, e, se fossem após o surgimento do movimento mundial da ecologia, também, seriam contestados em todo o mundo', também, sugeriu que nenhuma nova USINA FOSSE CONSTRUÍDA SE BASEANDO NA ESTRUTURA DESSAS USINAS, 'VELHAS, ULTRAPASSADAS E MAL-FEITAS', onde sugeriu que ao construir uma barreira dessa deveria privilegiar o CURSO NATURAL DO RIO DEIXANDO UMA PARTE DELE PARA QUE ÁGUA CIRCULASSE NORMALMENTE, COM ISTO, O OUTRO LADO DA BARRAGEM, COMO TODO O LEITO FICARIA COM ÁGUA, O ANO TODO, E QUE ESSAS USINAS FOSSEM OBRIGADAS A PLANEJAR O SEU FLUXO, DE ACORDO COM A ESTIAGEM, OU SEJA, SOLTANDO UM POUCO DA ÁGUA PARA QUE O LEITO NÃO FICASSES SECO, INVIAVÉL, ETC.! TAMBÉM, QUE NO LAGO GIGANTESCO, QUE SE DESTINASSE UMA PARTE, PROTEGIDA, SEM PREJUDICAR A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, PARA QUE SE RETESSE , CRIASSE E SE REPRODUZISSE PEIXES PARA QUE O POVO SEJA ALIMENTADO! Hoje, como antes, como antigamente, elas foram construídas somente visando a produção elétrica.
 
Ontem, o CANSÁSTICO, DA GLOBO, APELIDADO DE FANTÁSTICO, fez ampla reportagem sobre o velho CHICO, nada fez referência a esse erro terrível, o maior causador da seca e da devastação do Rio.
 
Mas, como os inimigos do Lula adoram cita-lo como seu erro e não a sua fantástica visão com a transposição das águas do RIO SÃO FRANCISCO QUE IRIAM PARA O MAR, APÓS TODAS AS USINAS HIDRELÉTRICAS, INCLUSIVE A DE PAULO AFONSO, A PRIMEIRA, esse projeto que transformará essa região no MAIOR CELEIRO DE ALIMENTOS DO BRASIL, TALVEZ, O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO, PERDENDO APENAS PARA A CALIFÓRNIA, EUA (que digam já o povo da Paraíba, onde CAMPINA GRANDE E JOÃO PESSOA já não mais estão com racionamento, histórico, há décadas), nada é responsável por esses problemas desse maior rio do Brasil (o Amazonas não é, totalmente, brasileiro). Mas, um fato histórico: CARLOS LACERDA, UM DOS MAIORES APAIXONADOS POR ESSE RIO, NO INÍCIO DO SÉCULO XX, FEZ UMA VIAGEM, EM UM MÉDIO NAVIO, COM OUTROS ESTUDIOSOS, FOTOGRAFANDO, PESQUISANDO ESSE MANANCIAL FANTÁSTICO PARA TODO O BRASIL! Há uma comissão especial no Senado, presidido pelo senador baiano Oto Alencar, estudando os problemas e sugerindo melhorias para ele, seus afluentes e região! Por exemplo, todas as cidades ribeirinhas do RIO, nascido em Minas Gerais, na Serra da Canastra, mais de 180, jogavam esgotos no seu leito, e, com esse projeto da transposição, todas elas tiveram seus sistemas instalados! BELO HORIZONTE, através do RIO DA VELHA que passa por ela, recebe todo o esgoto dessa capital, dai para o RSF, onde o safado AÉCIO NEVES, AINDA COMO GOVERNADOR, NO SEU PRIMEIRO MANDATO, acordou com o governo LULA em fazer um sistema de tratamento de esgotos, onde recebeu milhões e milhões de reais, porém, NADA FEZ, NOS SEUS DOIS MANDATOS, SENDO O MAIOR POLUIDOR DESSE RIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário