quarta-feira, 25 de julho de 2012

"A UM PASSO DA REALIDADE"

Cilene Pereira e Lena Castellón, duas psicólogas, em um artigo publicado na Revista Médica "MEDICINA & BEM-ESTAR", no final do ano passado, tratam de um dos temas que mais afligem os seres humanos , há centenas de anos, uma bomba devastadora do paciente e de todos os seus familiares, amigos, conhecidos e pelo resto da sociedade! TRATA-SE DA ESQUSOFRENIA, já classificada pela psicologia como uma das mais duras e devassaladoras entre todas as doenças da mente!

"Ser portador de uma doença mental é um dos maiores sofrimentos a que um indivíduo pode ser submetido. Quase sempre essas enfermidades causam um estado de confusão psíquica e emocional tamanho que o resultado é avassalador. O paciente fica com a capacidade de interação com a família e com a sociedade bastante prejudicada. Torna-se só e fechado em si mesmo. Entre essas doenças, talvez uma das mais duras e devastadoras seja a esquizofrenia. Cêrca de 1% da populçaão, do Brasil, sofre desse mal, que se caracteriza pela rutura do pensamento racional e do senso de personalidade. O doente perde a conexão com a realidade. Vê pessoas que não existem; escuta ordens que não foram dadas; sente-se perseguido por conspirações que jamais ocorreram. Se não for tratado corretament, corre o risco de passar a vida perdido em um mundo imaginário e conturbado".

Em 1911, o psiquiátra suiço Eugen Bleuder, segundo essas especialistas, acima citadas, criou o têrmo esquizofrenia para definir uma doença psíquica caracterizada pela dissociação do pensamento, do afeto e da personalidade. Em grego, esquizo significa cisão e frenia, mente. E a tradução daquilo que marca a vida dos portadores de enfermidade: A DIVISÃO ENTRE A REALIDADE E AQUILO QUE IMAGINA SER REAL. Segundo especialistas, há dois grupos de sinais que caracterizam o surgimento dessa doença: os primeiros são como delírio (juizo falso ou irreal, como o persecutório) e alucinações (o paciente pensa ver pessoas, escutar vozes e até imagina que a tevê está falando com ele), ou seja, os chamados SINAIS POSITIVOS; OS NEGATIVOS se referem aos problemas associados às emoções e à cognição, caso da apatia; do isolamento e da dificuldade de manter a atenção.

Em geral, a doença aparece de maneira insidiosa. O indíviduo começa a ter um comportamento estranho, fica isolado, aos poucos começa a ouvir vozes. Dificilmente a esquizofrenia aparece de uma hora para outra. A vinculação que se faz da doença com atos violentos é equivocada, segundo esses espeialistas: "Um estudo americano não encontrou diferença na prevalência da violência em doentes mentais sem abuso de substâncias comparada  com a população em geral", afirmou o psiquiatra Wagner Gattaz. "O risco de violência em individuos da população geral com abuso de alcool ou drogas foi duas vezes maior do que em esquizofrênicos sem abuso", completou.

Mas a ciência em feito sua parte para aliviar esse sofrimento, dizem essas especialistas. Drogas modernas estão permitindo um melhor controle dos sintomas da enfermidade - alucinações e delirios, entre os principais -, com a vantagem de causarem menos efeitos colaterais do que os antipsicóticos antigos. Os primeiros remédios usados contra o mal atenuagam manifestações esquizofrênicas, mas provocavam consequências quase tão ruins quanto as geradas pelo transtorno. O paciente acabava com dificuoldade para andar, falar, controlar a lingua, tinha tiques: "issso contribuia para reforçar o estigma sobre a doença". Os remédios atuais não oferecem tanto problema. O mais novo represenante dessas drogas é o aripprazol, da Bristol-Myers Squibb, lançado no País há alguns meses (aproximadamente, meados de 2011). É verdade, segundo essas especialistas, que as causas dessa doença ainda não foram descobertas, mas, pelo menos, vários avanços sobre esse mal! Por exemplo, não pertubá-los, dando-lhes carinhos e tarefas!

Mas, os portadores desse mal, também, precisam de apoio e carinho. Vejam o que declarou um Paulista, chamado nessa reportagem de Roberto, de 34 anos: "Melhorei muito. Não aceitava que era doente e bebia demais. Agora parei", conta. Roberto, agora, namora (que mulher corajosa! Isto é que é amor!E ela sabe da sua doença!), e, faz de tudo para esquecer as MÁGOAS DAS PESSOAS QUE O HUMILHAVAM, CHAMANDO-O DE PREGUIÇOSO E VAGABUNDO, e, completou: "ESTOU ESQUECENDO ISSO. PERCEBI QUE A DOR SÓ ME FAZ MAL"!

Pois é, minha gente, é um exemplo para todos nós, principalmente, ao tratármos com pessoas desconhecidas! Segundo informações da Secretaria de Saúde de São Paulo existem cêrca de 170.000 esquizofrênicos andando pelas ruas da Capital Paulista, onde , aproximadamente, 50% possuei algum tipo de tratamento e acompanhamento, o resto.....QUE DEUS NOS PROTEJA! Segundo minha filha, Psicóloga, fazendo pós-graduação na PUC, SP, o portador dessa doença é como se fôsse uma bomba voadora, que pode explodir a qualquer momento, como, por exemplo, ser ofendido; com a raiva, como ela costuma afirmar, "uma bombinha, dentro do paciente, explode, e, ai, para ele cometer um crime é questão de segundos", e, o mais grave, como ela afirmou, "mata sem nenhum remorso, inclusive, em qualquer época, como se fôsse pegar um copo de água, descartável, amassá-lo e jogá-lo fora"! E, quando preso, segundo ela, "se comporta como um Santo, calmissimo, como se nada tivesse acontecido, tudo para nos enganar, inclusive, como uma estratégia para um plano de fuga, porém, intimamente, ele se condena, de forma radical e dura, onde se pergunta 'onde falhei no meu plano para que eu fôsse preso'! Isto tudo é provado, diariamente, quando psicopátas são libertados, com pareceres de especialistas, psiquiátras e advogados, e, horas, dias ou semanas depois, voltam a matar! Aqui na Bahia, soltaram um psicopáta, que estava quatro anos preso, por estupro de uma mulher, além de quase matá-la, somente não executando o seu plano face a presença da polícia, face o seu "excelente comportamento na penintenciária", onde trabalhava na biblioteca desse presídio, e, muito querido por todos. Ao sair, um dia após, sequestrou e matou uma médica, pediátra, paulistana, que morava na Bahia acompanhando um seu marido, executivo de uma multinacional, e, logo após, procurou a sua namorada, e, ambos, foram jantar, com o dinheiro roubado da vítima, em um restaurante de Salvador! Para a nossa felicidade, depois da reconstituição do crime, nessa noite, na cadeia, enforcou-se com uma corda feita com suas roupas! Conforme dissera minha filha, acima, deve ter sido por arrependimento de ter falhado nesse crime e ter sido preso! Mas, por sentimento, jamais!

Mas, vejam como é a nossa mente: Um diretor de um hospital psiquiátrico, no seu primeiro dia, achou que muitos dos pacientes não deveriam estar mais lá, ondenando aos seus assessores que fizessem uma pesquisa para identificar os que pudessem ser liberados; mais de trezentos foram ouvidos, mas, para a decpção desse diretor e seus assessores, somente um deles passou em 99% do teste, perdendo por O,01%, tendo que permanecer hospitalizado. Por que? Perguntaram-lhe por que desejava sair do hospital, e o mesmo respondeu: "QUERO SAIR DAQUI PARA TRABALHAR E COM O DINHEIRO DO MEU SALÁRIO COMPRAR UMA BUNDA NOVA, PORQUE A MINHA ESTAR RACHADA NO MEIO"!

Por que escrevir este texto? Além de ser uma epidemia em nossa Sociedade e de todas as outras do Mundo, como foi agora, na semana passada, do norte-americano que matou doze pessoas e feriu quase cinquenta, em um cinema no interior do Texas, e, e outros acontecidos nesse País; neste Brasil; etc., etc., a minha tese sobre o portador dessa doença, como todas as demais que atingem a mente, deixando-a inutilizada, seria o confinamento de todos os portadores em hospitais psiquiátricos, porém, com tratamentos humanos, e, não, como hoje, onde os jogam em hospícios que são verdadeiros campos de concentração nazistas! Mas, continuando a minha tese, como existem diversos portadores desse mal convivendo entre nós, onde somente os seus familiares sabem do problema, entendo que os FAMILIARES, PAI E MÃE, SEJAM OS RESPONSÁVEIS, PERANTE Á LEI, POR TODOS OS DANOS QUE O PACIENTE NOS CAUSAR! Ora, como uma família possui um doente desse tipo, perigosissimo para eles e para a sociedade, o jogam na sociedade como verdadeiros cães raivosos? É a mesma coisa de um circo pegar um leão, inclusive, faminto como todos que são presos por essas Organizações, e os soltam nas ruas! Essa lei que eu penso que deveria existir seria baseada na lei da paternidade, onde o pai ou a mãe que deixe de sustentar o seu filho, seja preso, e, na ausência desse, os seus pais! Vejam o que dissera a mãe desse psicopata-criminoso que matou doze e feriu mais de cinquenta, recentemente, nos EUA, quando o xerife a procurou: "Não foi surpresa para nós; já esperávamos"! Quer dizer: eles já sabiam do monstro que tinham em casa, e o soltaram para corrermos riscos! Lembro-me daquele psicopata baiano, morador em São Paulo, capital, que entrou em uma sala de cinema, atirando em várias pessoas, matando seis e ferindo vários. Vejam a história: os seus País, médicos, conceituados em Salvador, ricos, cansados do sofrimento com esse filho, aproveitando que ele tinha feito vestibular para medicina em uma das faculdades desse Estado, onde foi acompanhado pelos seus país, onde fora aprovado, acharam a chance de se livrar desse problema, alugando um apartamento e o jogando lá, onde somente apareceu uns tres anos depois; logo após, cometera o crime! Outro crime, daquele ex-estudante de uma escola no Rio de Janeiro, acho que foi em 2010, que matou alguns alunos e feriu outros, quando a sua família, irmãos, pois os pais já tinham falecido, disseram à imprensa que "já esperavam por algo assim, pois, desde criança ele se apresentava com sinais de loucura, e, quando os seus país morreram, o colocaram em uma casa, distante das deles, e nunca mais o procuraram"! Lembro-me do crime acontecido na Livraria Cultura, em São Paulo, onde um jovem foi morto, com várias pauladas, por um esquizofrênico, que já tinha sido hospitalizado, várias vezes, em hospitais especializados; por sinal, uma semana antes, esse louco quebrou todas as vidraças dessa livraria. Pois é, os seus País, novamente, disseram: "não foi surpresa para nós"!

Portanto, POR QUE EU SOU RESPONSABILIZADO, JURIDICAMENTE, PELO MEU CACHORRO VIOLENTO PELOS DANOS QUE ELE FEZ, DEVIDO AO FATO DE TÊ-LO DEIXADO SOLTO OU SEM COLEIRA, e, OS PAIS DE UM ESQUIZOFRÊNICO NÃO SEREM RESPONSABILIZADOS, JURIDICAMENTE, PELAS MORTES QUE O MESMO COMETERA? É só pedir desculpas, e?

Nenhum comentário:

Postar um comentário