quarta-feira, 11 de julho de 2012

COMO ESCREVEMOS SOBRE HITLER, LOGO ABAIXO, ASSISTAM O FILME "O GRANDE DITADOR", DO FANTÁSTICO CHARLES CHAPLIN!


Naquela época, onde o mundo estava como se estivesse anestesiado, quase sem protestos por parte de intelectuais e imprensa sobre os horrores praticados por Hitler e seus assessores, esse fantástico e imortal ator e cineasta, talvez, o inventor do cinema, em plena segunda guerra mundial, lançou um filme, fabuloso, denominado "O GRANDE DITADOR", EM 1940, UMA COMÉDIA DRAMÁTICA E SÁTIRA CRÍTICA AO NAZISMO , O FASCISMO E SEUS MAIORES PROPAGADORES, ADOLF HITHER E BENITO MUSSOLINI, sendo o seu primeiro filme falado! Dizem os historiadores que, após esse filme, de grande repercussão nos EUA e em toda a Europa, despertaram a consciência das Sociedades Européias e dos EUA sobre o extermínio, em massa, de vários povos, especialmente, os Judeus, desencadeando protestos em vários segmentos da sociedade norte-americana, forçando o Governo dos EUA a se manifestar, e, logo após, com o bombardeiro da base naval de Pearl Harbor, esse País entrou nessa guerra!

A seguir, alguns trechos de um discurso, escrito e lido por Charplin, no final desses fantástico filme:

"Sinto muito, mas não pretendo ser umimperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar, se possível - judeus, o gentio....., negros,....brancos....

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os Seres Humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havermos de odiar e desfazer uns aos outros? Neste Mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todos as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da lierdade e da beleza, porém nos extraviamos. A COBIÇA ENVENOU A ALMA DO HUMANO... LEVANTOU NO MUNDO AS MURALHAS DO ÓDIO. PENSAMOS EM DEMASIA E SENTIMOS BEM POUCO.

E, quase no fim (existem trechos fantásticos, leiam, na íntegra), ele faz um apelo aos soldados alemães e os demais que lutavam para esses dois ditadores sanguinários:

SOLDADO!....LUTAI PELA LIBERDADE!

LUTEMOS PELO MUNDO NOVO!.....UM MUNDO NOVO.....UM MUNDO BOM QUE TODOS ASSEGUREM O ENSEJO AO TRABALHO, QUE DÊ FUTURO Á MOCIDADE E SEGURANÇA Á VELHICE"!

Naquela época, segundo historiadores, esse filme teve tanta repercussão junto as tropas nazistas; italianas; japonesas , onde muitos soldados foram condenados à morte; outros para as prisões; outros desertaram, além de grandes protestos nas sociedades desses países envolvidos! Também, segundo ainda esses historiadores, um dos maiores desejos de hitler era assassinar Charplin, onde vários agentes foram despachados para os EUA e a Inglaterra para executarem esse assassinato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário