quarta-feira, 25 de julho de 2012

"NA TRILHA ABERTA POR CRICK"


Ainda falando de uma das mais complexas áreas do Ser Humano, a nossa mente, leiam, a seguir, a entrevista do jovem cientista americano, PHLP LOW, que foi autor da tese de doutorado mais curta da hstória: uma só página para apresentar o algoritmo, um conjunto de regras e dos procedimentos lógicos que levam à solução de um problema de reconhecimento de impulsos elétricos do cérebro que serviu de base para a criação do IBrain, o aparelho que ajudará Stephen Hawking a se comunicar. Hawking leu a tese e admirou-se. Fo o início da colaboração entre o neurocientista e o físico de Cambridge. A tese minimalista de Low é amparada por mais de 300 páginas de apêndices, citações e equações. Em 2007, aos 27 anos, Low fundou a NeuroVigl, que tem, além de Hawking, dois ganhadores do Nobel entre seus conselheiros. A empresa recebe ajuda financeira de unversidades, entre elas Stanford, de indústrias farmacêuticas e do governo americano. O IBrain começou a ser produzido em 2009, depois de nove anos de estudos. Por enquanto, é usado apenas em pesquisas acadêmicas, mas o plano é comercializá-lo a partir do próxmo ano. Vejamos , a seguir, partes importantes dessa entrevista, publicada na revista Veja, de 4 de julho deste ano:

R: Qual é a utilidade do monitoramento dos ciclos da atividade cerebral?

P.L.: O acompanhamento permite detectar precocemente alterações que evoluirão para doenças e distúrbios mentais, entre eles a esquizofrenia e o Alzhemer. Conhecer esses ciclos cerebrais nos dá elementos para a criação de terapias capazes de eliminar aqueles males antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas. As informações coletadas também servem de base para o desenvolvimento de novos medicamentos. Por fim, o monitoramento permanente permite acompanhar os efeitos reais e colaterais de drogas psicoativas. Tome-se o exemplo de jovens tratados com antidepressivos que cometem suicídio. O monitoramento permanente das ondas cerebrais permitirá descobrir se o tratamento está funcionando ou se precisa ser alterado"

R: Há outros dispositivos que também captam impulsos elétricos emitidos pelo cérebro. Qual a diferença em relação ao IBrain?

P.L: Equipamentos convencionais necessitam de vários canais de detecção espalhados pela cabeça; são caros, enormes e só podem ser usados em centros clínicos e de pesquisas. Os que são móveis restrigem-se à captação de uns poucos sinais do cérebro. O IBrain usa apenas um canal para captar todos os impulsos elétricos. Como é portátl, é possivel monitorar todo o cérebro durante 24 horas e com o paciente em qualquer lugar"

R: O senhor acha possível desenvolver uma inteligência artificial?

P.L.: Ao compreendermos o cérebro, podemos imitá-lo.Basta traduzir as ondas de informações emitidas, decodificá-las com algoritmos e copiá-las em computadores. Mas acho que nunca ousaremos reproduzir certas emoções humanas nas máquinas".( E ainda existem cientistas, da área física, que, há dias, depois de anos e anos de intensas pesquisas, realizadas por centenas de profissonas, disseram que descobriram a "PARTÍCULA DE DEUS", ora, se os cientistas se "cartam" que não existe DEUS, POR QUE TANTOS ANOS DE PESQUISA, TANTOS EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS, COMO UM TÚNEL, DE MAIS DE 300 KM DE EXTENSÃO, ONDE, LÁ DENTRO HÁ UM EDIFICIO DE QUASE 40 ANDARES, tudo para ENCONTRAR O SINAL DA CRIAÇÃO DA MATÉRIA QUE GEROU O MUNDO, ONDE O APELIDARAM DE PARTICULA DE DEUS? E, depois de tanta explosão de euforia, disseram: AINDA FALTA O,O1% PARA A COMPROVAÇÃO DA EXISTENCIA DESSA PARTÍCULA? SERÁ QUE NÃO ESTAR AI O MISTÉRIO DA VIDA? Portanto, o que esse fantástico cientista declarou, acima, sobre as emoções humanas (os pensamentos), como leigo, porém cristão, onde DEUS É TUDO PARA MINHA PESSOA, CONCORDO, PLENAMENTE, COM ESSE FANTÁSTICO SER HUMANO, que, com um pequeno aparelho, trabalhando com pouquissimo apoio financeiro e material, inclusive, censurado pelos seus mestres; colegas; e, a própria universidade, poderá identificar futuros problemas de saúde que, no início, poderão ser curados, como os acima, citados. Enquanto isto, esses cientístas físicos, gastaram bilhões de euros e dólares, por anos, mais de dez anos sòmente nesse projeto, com mais de 300 deles trabalhando dentro desse túnel, dia e noite, para tentarem descobrir essa partícula, que ajudará a descobrir a origem da matéria, importantissimo para a humanidade; para identificar a origem da terra e dos demais planetas, mas, para que essa VONTADE DE QUERER SABER COMO DEUS NOS CRIOU?).

R: Nesse caso, a alma também pode ser encontrada no cérebro?

P.L.: Para quem não acredita em uma força maior, sim, supondo que o que se chama de alma seja a nossa consciência. No conceito puramente teológico, a alma tem existência independente do corpo físico e, por ser inescrutável, sua busca está fora das possibilidades da ciência! (Que maravilha essa explicação vinda de um cientista, fantástico, que, pela suas respostas das duas últimas perguntas, não deve ser ateu, como a grande maioria dos cientistas, muitos até por BOÇALIDADE, ou seja, nesse meio científico, dizer que é ateu é charme!). Essa é minha: conhecir um sociólogo que se gabava de não reconhecer a existência de Deus; um dia, o seu filho foi atropelado por um veículo, vindo a falecer; fui visitá-lo, e, ai, para a minha surpresa, disse-me: "ELE ESTAR COM DEUS; ESSE É O MEU CONFORTO"! Eu fiquei encantado, e, ao mesmo tempo, incrédulo!

Mas, há outras verdades, como, por exemplo, dito por um grande sociólogo inglês, já citado em textos deste blogdopovão, QUE NÃO EXISTE UM SÓ SER HUMANO SEM INTELIGÊNCIA, o chamado "burro", pois, TODOS NÓS RECEBEMOS UM DOM DIVINO PARA FAZERMOS ALGUMA COISA, e, completou: um marcineiro é INTELIGENTE PARA DESENHAR E FAZER UMA MESA, mas não possui DOM para fazer um parecer sobre um problema de outras áreas, e, conclui, dizendo que NÃO EXISTEM SERES HUMANOS SEM INTELIGENCIA! E, ai, quem nos deu esse DOM? Por exemplo, como é que um artista musical canta uma música, com centenas de palavras, sem ler o seu texto? As três religiões originárias da nossa vida: o judaismo; o catolicismo ; e o islamismo afirmam que o nosso DOM É ORIGINÁRIO DE DEUS, portanto, por quê desacreditármos?

Mas, um esclarecimento: P.L., tendo como exemplo o extraordinário físico inglês Stephen Hawking, autor da teoria, comprovada anos depois, da existênca de buracos negros no espaço, ocupante da cadeira de Isaac Newton como professor de matemática da Universidade de Cambridge e é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein, acompanhando o seu sofrimento, diário, bem como pelo fato de ter sido convidado para um diálogo por esse fantástico físico, após a sua tese de doutorado, acima citada, comovido , resolveu estudar a doença desse físico, sendo a origem da criação desse equipamento, que estar o ajudando a se comunicar, com o pouco de reações que ainda possui, como, por exemplo, o movimento de parte do seu queixo, que, interligado por ondas do seu cérebro, identificado por esse equipamento, estar deixando esse cientista, ainda, ligado ao mundo!

Esse equipamento, e, mais o avançado estudo do ser humano através do estudo do D.N.A., ou seja, o processo pelo qual os seres vivos passam seu conteúdo genético, poderemos, em breve, através de acompanhamento médicos, evitármos todos os tipos de doenças, inclusive, as degenerativas do corpo que nos tornam mais velhos! Há previsão que, em 2050, o Ser Humano, normalmente, víverá CENTO E CINQUENTA ANOS DE IDADE! E ai, quem irá aguentar uma mulher ou um homem, casados, com tantos desses anos previstos para viverem juntos? E os nossos filhos, com netos, bisnetos, trinetos; etc.? Já pensaram apresentármos o nosso filho caçula com 120 anos de idade, com a nossa nora com 118 anos de idade, e, mais de dez filhos, com mais de trinta netos; e mais uns quarenta bisnetos? E quando essa raça estiver toda reunida, como será a essa residencia para receber toda essa multidão?

Para concluir, falando ainda desses estudos fantásticos que prorrogarão as nossas vidas aqui na terra, nos EUA já existem PRECONSULTÓRIO, onde a consulta custa U$100,00, e, o tradicional CONSULTÓRIO, onde a consulta custa U$300,00, e, ai qual a diferença? No primeiro procedimento, o cidadão vai lá, com saúde, sem sentir dores; etc., onde pedirá o médico que faça o seu histórico familiar, baseando-se no seu D.N.A., onde o paciente levará dados de parentes, tanto da primeira geração, quanto de várias que ele possa pesquisar, e, ai, com as informações médicas dos seus antepassados, o médico o prepararar para o futuro, com medicamentos e indicações para combater doenças que já atacaram seus parentes no passado; já na consulta, o paciente já chega com problemas, tornando mais dificil a sua cura, como é hoje, e, não estou falando de pacientes do S.U.S., ESSES, COITADOS, ENTRAM COM VIDA, E, QUASE TODOS, SAEM MAIS DOENTES OU MORTOS!

A seguir, em outro texto, falarei sobre o D.N.A..

Nenhum comentário:

Postar um comentário