sexta-feira, 27 de julho de 2012

OLIMPIADAS DE LONDRES: UMA FESTA EM CADA QUATRO ANOS!


A parte mais importante dessa olimpíadas foi a REDE GLOBO TER PERDIDO O DIREITO, HÁ DÉCADAS, DE TRANSMISSÃO DESSE EVENTO MUNDAL PARA A REDE RECORD! Foi uma fortuna de milhões de dólares! Eu imagino como os "devotos" da universal do reino de "deus" sofrerão pagar reembolsar essa bolada para edir macedo!

Mas, não há dúvidas que o falado "padrão globo" de se fazer televisão, realmente, é muito superior! Hoje, na abertura, quase que não houve tradutores! Fizeram, através de dois intérpretes, de forma generalizada, uma visão geral, mas, detalhaes, quase que não tivemos! Achei uma falha espetacular! Se fosse na língua portuguesa, onde todos nós, brasileiros, falamos e escrevemos, fantásticamente, poderíamos até aceitar, mas, no inglês....... Eu nunca assistir uma solenidade onde dois intérpretes foram tão preguiçosos como esse casal da record! Mas, sòmente terem derrubado a exclusividade da Globo, já bastam!

Mas, o que desejaria tratar-lhes é a situação olímpica do nosso País! As nossas participações, históricas, são vergonhosas! Ou melhor, são autênticas, pois, mostram a situação do povo brasileiro, principalmente, os das camadas socais mais baixas, por sinal, bêrço do surgimento de atletas, inclusive, de todos os demais países! Salvador, a primeira capital do Brasil, não possui um só ginásio olímpico! O que existia, o famoso Balbininho, que tinha capacidade para 3.000 expectadores, construído em 1930, se não fosse implodido, no ano passado, corria risco de cair, inclusive, o seu teto, em forma arredondada, lindissimo, deixava cair pedaços de lajes sobre os expectatores! Dizem que a situação física desse ginásio estava tão caótica, que, quando chuvia, QUEM LEVASSE UM GUARDA-CHUVA PAGAVA MEIA ENTRADA! Teve outro episódio, de uma luta de boxe, onde um dos atletas deu um sôco no outro, com tanta potência, que um pedaço da laje, do teto, caiu sobre o povo!

Até hoje, desde o primeiro mandato do governador Wagner, que ele prometera construir outro e nada! Não temos piscina olímpica; pistas de corridas; etc.. A única ginástica que fazemos, hoje, é correr contra a bandidagem que nos persegue em toda a Salvador! Ah, existem mais duas: quem usa o caótico trânsito de Salvador, com engarrafamentos terriveis, em qualquer horário , excetuando-se pela madrugada; e, a maioria parte da população de Salvador que anda de ônibus, como se fosse sardinha em lata, em pé, mais de duas horas por viagem (leiam o texto, abaixo), chegando em suas residencias ou no trabalho, totalmente, estafados como se fossem corredores de maratonas!

Vejam que estou falando de Salvador, uma das mais charmosas capital do Brasil! Avaliemos as demais, excetuando-se as do Rio de Janeiro e São Paulo, que, em toda a história olímpica, receberam e recebem milhões e milhões de reais! E o Presidente do Comitê Olimpico do Brasil, um ex-jogador de basquete, que é o presidente desse comitê há décadas e décadas, um dos maiores puxa-sacos do poder público! Na revolução militar era um dos que limpava e lustrava as botas dos generais!

E ainda há brasileiros, inocentes, que sonham em têrmos um grande número de medalhas! Os que ganham, das mais simples até as de ouro, pouquissimas, são heróis nacionais, principalmente, por terem conseguido, juntamente com os seus familiares, VIVOS! Por exemplo, o futebol feminino, hoje, quase extinto em todo o Brasil! Prometeram fazer campeonatos regionais e o nacional, onde, até hoje nada! Há um ano, o Santos Futebol Clube, com toda a propaganda, anunciou que faria o seu time, meses depois, por falta de patrocínio, o extinguiu! E nesse campo, temos que homenagear o pessoal de uma pequena cidade da Bahia, há 30 km de Salvador, São Francisco do Conde, quase sem apoio governamental do estado da bahia, mas, com o municipal e outros, montaram o melhor time de futebol feminino do Brasil, quase a base da seleção brasileira! Por exemplo, Marta, a "pelé" dessa seleção e desse esporte, uma sobrevivente do mundo rural de Alagoas, filha de agricultor, hoje endeusada em todo o Mundo! Se ficasse aqui........., ah seria mais uma das milhares de pobres mulheres do meio rural deste País que, pela força do Estadista Lula, há poucos anos, uns oito, puderam enxergar luz; televisão; geladeira; água potável; educação; assistência médica; assistência financeira; etc., etc., pois, desde Pedro Álvares Cabral viviam no mundo da escuridão e do distanciamento das ações governamentais!

Mas, fiquei triste , na semana passada, quando vi o desempenho de um "atleta" que, se não fôsse pelo seu destino, poderia ser um dos corredores da nossa delegação olímpica! Eu estava no centro da cidade, na famosa avenida sete de setembro, quando um jovem, delinquente, puxou a bolsa de uma senhora e correu; por sorte dessa senhora, dois soldados perceberam, e, começaram a correr atrás desse puxador de bens dos outros; foi uma corrida, no mínimo, de 500 metros de distância, e, o mais grave, os dois policiais não conseguiram prendê-lo! E o que mais me indignou foi a torcida da platéia para que o puxador não fosse preso, onde os soldados foram vaiados!

Em 2016 teremos a nossa Olímpiada! Tomara que até lá tenhamos uma estrutura olímpica, não somente no Rio de Janeiro, mas, também, em todo o Brasil, inclusive, no interior dos Estados! E que essas Olímpiadas acabem com os atletas das competições: FAMINTOS; SEM MORADIA; A TURMA DO SUS; DROGADOS; ETC, ETC. Por sinal, falando do SUS, a Inglaterra nos presenteou, como um exemplo para o mundo, como TEMA PRINCIPAL DA SOLENIDADE DE ABERTURA, o seu SUS, o mais eficiente do mundo, historicamente, que se confunde com a história da Gran Bretanha, cujos artistas foram médicos; enfermeiros; funcionários de hospitas e clínicas, e, os principais atores, os PACIENTES! Eu nunca vi isto na minha vida! Já pensaram se fosse aqui e teríamos que apresentar a TURMA DO SUS? A Presidente Dilma estava lá, apesar de não ter culpa do caos histórico, tomara que tenha tomado como exemplo para o nosso Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário