terça-feira, 24 de julho de 2012

DE VÁRIOS METRÔS DA CAPITAL DA INGLATERRA, UM SE DESTACA, O MAIS VELHO, CHAMADO PELOS INGLESES DE "TIO", POSSUI 270 KM , COM 70 ESTAÇÕES, CONSTRUÍDO NO INICIO DO SÉCULO XX, O PRIMEIRO DO MUNDO MODERNO!


Enquanto aqui, em Salvador, com 512 anos de fundada, a PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, ainda não temos esse serviço público de transporte, apesar desta Cidade possuir quase 3.000.000 de habitantes! Há onze anos começaram a construção de uma linha, de 22 km; depois de uma série de roubalheira, com várias direções administrativas sendo colocadas para fora, sem ninguem estar preso, ou melhor, existe um que estar riquissimo, com lojas de perfumaria em vários shopings, além da politicagem infernal , em todo esse período, causado pela ausencia da democracia, ou seja, quando começou esse projeto foi por iniciativa do ex-Governador ACM, que, por seu temperamento, brigava com todo mundo, inclusive, com Deus, e, nessa época , o Presidente do Brasil foi Itamar Franco, aquele "namorador", inclusive, levou uma "senhora",  para um dos camarotes do sambódromo, no Rio de Janeiro, totalmente sem as calcinhas, mostrando todo aquele patrimônio, gerando, inclusive, serissimos problemas aos associados das escolas de samba que, ao passar em frente ao camarote do Presidente namorador, assistiam aquela cena, onde ficavam doidões (e o Itamar pensando que os caras estavam o admirando!), resultado, em todo os seus mandatos o metrô ficou com as suas obras paralizadas! Depois,ainda com ACM, já como Senador, com Paulo Souto Governador, o ex-Presidente FHC, conhecido como bôca de ôvo, também, brigado com ACM, novo paradeiro! No govêrno Lula, também, nova briga de ACM com esse Estadista, e, novamente, nova parada! Resultado: são ONZE ANOS SEM ESSE METRÔ, com os baianos sofrendo o pão que o diabo amassou, com os ônibus andando como se fôssem umas latas de sardinha (o Governador Wagner anda de helicóptero, todos os dias, saindo do confortável Palácio de Ondina ao Palácio da Governadoria, no CAB, em um trajeto de 15 minutos, e, no heliporto, estar lá um confortável veículo, com o ar condicionado ligado, para levá-lo para trabalhar! Enquanto isto, os trabalhadores saem as 6 horas da manhã, em pé, apertados como sardinha em lata, onde chegam as 8 horas para o trabalho!), e, continuamos sem metrô, já apelidado pelos baianos como METRÔ DE CALÇAS CURTAS! Até video já colocaram, onde uma KOMBI, CAINDO AOS PEDAÇOS, PAÇA PELAS PASSARELAS DESSE FUTURO METRÔ, COM A SEGUINTE FRASE NAS LATERAIS: METRÔ DE BAIANO!
(é bom frisar que foi uma montagem, inteligentissima, feita em computador, e que deixou o Prefeito, o pior do Brasil, João Henrique, chateadissimo, pasmem, Senhores, chateadissimo!

Estive, há dois anos, na Capital Argentina, Buenos Aires, onde lá tive acesso ao metrô, construido em 1931, pelo ex-presidente Peron, um dos mais velhos do mundo! A nossa esperança são os jogos da copa do mundo, que fui contra face as nossas imensas necessidades outras, mas, pelo caos que estamos passando, já estou a favor, principalmente, pelo fato da FIFA ESTAR BOTANDO OS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, ONDE HAVERÁ JOGOS DA COPA, DE QUATRO PÉS, exigindo a conclusão do metrõ, com mais uma extensão de 22 km, além de obras de reurbanização; de mobilização urbana; etc.. Somente assim farão o que pedimos há décadas! Em Santiago, do Chile, modernissimo, além de outras opções como trem (não é o "trem" mineiro) e ônibus modernos , limpos e rápidos! No Uruguai não me lembro de metrô, mas tomamos trem e ônibus, modernissimos, limpos e confortáveis!

Mas, por que esse atraso, vergonhoso, que a nossa capital estar sofrendo? POR CAUSA DA FORÇA DO CARTEL DOS ÔNIBUS, UNS DEZ PROPRIETÁRIOS, QUE FAZEM O QUE QUER COM A POPULAÇÃO DE SALVADOR, inclusive, provocar greves de motoristas e cobradores para que possam pedir reajustes de tarifas, a mais cara do Brasil, junto aos POLITIQUEIROS, INCLUSIVE, SÃO OS MAIORES FINANCIADORES DE CAMPANHA! O Ex-Secretário de transportes do ex-prefeito Mário Kertesz, por duas vezes, ASSIM QUE SAIU DESSE CARGO, VIROU , PASMEM, PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PROPRIETÁRIOS DE TRANSPORTES COLETIVO, um tal Horácio Brasil, ou seja, COMO SECRETÁRIO CUIDAVA DO BANANAL PARA QUE OS MACACOS NÃO AS COMESSEM; DEPOIS, PASSOU A SER UM DOS MACACOS!

Por sinal, falarei, brevemente, sobre os candidatos a Prefeito de Salvador, quatro, um deles, o MÁRIO KERTESZ, que, como prefeito, causou um dano as finanças públicas deste Município, talvez, o MAIOR DA HISTÓRIA DA GESTÃO PÚBLICA, ENTENDAM, NÃO SÓ DO BRASIL, MAS, DO MUNDO, criando problemas para todas as gestões futuras, por quase dez anos, onde sòmente acabou essa sangria (contarei depois), quando o tribunal de justiça da bahia deu ganho de causa à Prefeitura, e, até hoje, não se sabe o que aconteceu com a maracutaia! E ainda, na maior cara-de-pau, onde já foi rejeitado como deputado estadual, tendo uma das piores votações dentre todos os demais, além de falar em sua rádio (ele é o dono!), que jamais voltaria para a política, para a surpresa dos baianos honestos, esse cara volta a ser candidato a prefeito, talvez, apostando no famoso ditado popular que TEMOS A MEMÓRIA CURTA! Aguardem!  E tem mais: até hoje, que não tem memória curta, devemos lembrar do QUE ACM FALAVA DESSE CARA, AO VIVO E PELA TELEVISÃO, logo ele que criou essa fera, tirando-o do anonimato, com 26 anos, como ele se carta, para ser Secretário de Planejamento do Estado da Bahia, tendo uma das suas obras que planejou e executou, a construção do Centro Administrativo do Estado da Bahia - CAB, que, segundo os seus críticos, da época, foi uma "festa" de gastança nessa obra, que, para a sorte da raça, não existia MP; Internet; Lei da Ficha Limpa; Lei da Responsabilidade Fiscal; etc., etc.. Portanto, REZEMOS PARA QUE O POVO NÃO SEJA ENGANADO NOVAMENTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário