quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA DO MOTORISTA, DIA DO SANTO SÃO CRISTOVÃO, PADROEIRO DESSA SOFRIDA E EXPLORADA CLASSE PROFISSONAL!



Hoje, fui surpreendido com uma Lei, promulgada pela Presidente Dilma, normalizando a profissão de motorista de caminhão, onde, basicamente, estipula que o profissional terá uma carga diária de trabalho de DOZE HORAS, improrrogáveis, ONDE, EM CADA QUATRO HORAS NO VOLANTE, TERÁ QUE DESCANSAR DUAS HORAS! Eu vibrei com essa lei, que espero que pegue, pois, além de acabar com a escravidão que essa classe é vítima, por parte de grandes conglomerados industriais e comerciais, que os exploram, exigindo jornadas desumanas, de quase 24 horas no ar, gerando com isto uma série de problemas, tanto de saúde, como de acidentes, com mortes e mais mortes, não somente desses profissionais, como de outras pessoas que se encontram nas estradas. Eu já registrei, em 2011, como é na Europa, onde andei, de ônibus, de Lisboa, passando por Madrid; chegando em Paris; de lá até a divisa da Alemanha; Austria; e, Itália, mais de 8.500 km, sem ver um só acidente ou susto de possiveis acidentes! Eram dois motoristas, onde cada um não podia ficar mais de OITO HORAS DIÁRIAS NO VOLANTE, COM DUAS HORAS DE DESCANSO, ou seja, as OITO HORAS DIÁRIAS ERA DO VEÍCULO RODANDO E NÃO DOS DOIS MOTORISTAS; nesse trajeto, encontrávamos gigantescos postos de abastecimento de combustíveis, com estacionamentos que comportavam uns cem caminhões; ônibus; e carros pequenos, com áreas especiais de descanso e lazer para os motoristas, com vários banheiros; camas; sofás; televisões; jogos diversos!

Perguntei aos motoristas se existiam possibilidades de burlarem essa lei, quando me responderam que, além da proibição, definitiva, de dirigir veículos em qualquer rodovia ou cidade da Europa, da zona do Euro, havia um contrôle, via satélite, onde os tanques eram bloqueados, em qualquer hora da viagem caso ultrapassasse essa carga horária!

Portanto, para essa lei pegar, como ouvi, pela rede globo, hoje, à noite, um motorista declarar que, além de uma exigência, total, sobre os donos de frotas de veículos e dos donos dos fretes, pois, os motoristas não teriam forças para exigir o cumprimento dessa lei, pois, caso se negasse a viajar, seriam demitidos, também, o govêrno federal; estadual; e municipais deveriam exigir dos donos de postos de gasolina que se aperfeiçoassem, criando espaços para descanso e lazer. Segundo ele, existem postos que exigem do motorista que abasteça nesses locais para terem direito a certas coisas, como, por exemplo, receber a chave do sanitário para urinar!

Mas, como é dificil se fazer algo favorável ao povo neste País. Um empresário, presidente do Sindicato de Empresas de Transportes de Cargas do Brasil, na maior cara-de-pau declarou que essa lei não irá pegar , pois, automaticamente, o frete irá aumentar para o consumidor, pois, terão que colocar dois motoristas em cada caminhão, aumentando o custo da viagem, consequentemente, do frete! Esse explorador, herdeiro da escravidão, não estar ligando para as milhares de mortes ocorridas nas estradas, onde, conforme o CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, 80% são causados por erros de direção (sono; cansaço; droga; etc.), como um exemplo, marcante, de um caminhoneiro transportador de produtos congelados da Sadia que, no anonimato, declarou que saia do Rio Grande do Sul, carregado de congelados, viajando dia e noite, quase 48 horas sem parar, excetuando-se para comer e fazer as mínimas necessidades exigidas pelo corpo humano, como , por exemplo, dormir cerca de tres horas em todo esse trajeto, TUDO PARA NÃO TER PROBLEMA COM PERDAS DA MERCADORIA! E concluiu: já perdir vários amigos em acidentes por dormirem no volante! E, concluiu: para aguentármos, somente tomando REBIT! Portanto, esse HERDEIRO DA ESCRAVIDÃO NÃO ESTAR NEM LIGANDO POR TUDO ISTO, pois, ele pensa, exclusivamente, no lucro. Ao mesmo tempo, uma pesquisadora da PUC, SP, que, infelizmente, não conseguir gravar o seu nome, o contestou, dizendo que, nos primeiros momentos poderá acontecer aumento de custos, mas, com pouco tempo, os empresários começarão a ter retornos, como: menos acidentes; mais rapidez no trajeto, pois, enquanto um motorista estiver guiando o caminhão, o outro estará descansando em modernas cabines; com isto, haverá menos acidentes, com menos prejuizos para a frota, consequentemente, os carissimos prêmios de seguros diminuirão! Portanto, todos nós ganharemos! Mas, como é dificil mudar a idéia dessa raça escravagista deste País! Mas, muito em breve, teremos milhares de quilômetros de linhas de trem, cortando o Brasil de um lado ao outro, ficando essas carretas como transportadoras de mercadorias da fábrica para o trem e , dai, para o comércio, etc., como é em todos os países civilizados! Por exemplo, os EUA possui mais de 3.000.000 de km de linhas de trem; a China mais de 2.500.000; a Rússia mais de 2.800.000 km; toda a Europa é interligada pelo trem, e, há dez anos, pelos modernissimos trem-balas! E ai veremos essa raça ser colocada no seu devido lugar! E tem mais: o frete pelo trem é mais barato do que o de navio; e os dois, mais baratos do que o rodoviário! Imaginemos quando esse momento chegar, como será gostoso viajar por esse País, claro, com estradas de primeiro mundo, e não essas crateras, causadas pela eterna corrupção no ministério dos transportes e seus gargalos onde passam bilhões do dinheiro público!

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