segunda-feira, 2 de julho de 2012

DE 200 MILHÕES DE BRASILEROS, 43 MILHÕES SÃO DEFICIENTES FÍSICOS E OUTROS PROBLEMAS


Assim nos mostrou uma pesquisa do IBGE, publicada, recentemente. Quase 14 milhões de brasileros são deficientes físicos; 9 milhões de brasileros são surdos; 4 milhões de brasileros são mudos; 28 milhões de brasileiros, com aparência de pessoas normais, apresentam algum tipo de transtôrnos psicológicos; cêrca de 55% dos demais brasileiros possuem problemas relacionados a qualquer tipo de problemas que os impedem de conseguir um emprego! Portanto, mais de 40% da nossa Sociedade apresenta algum tipo de doenças! É uma catástrofe! E vejam que não somos um País guerreiro; avaliemos a dos Estados Unidos da América?

Culpo as políticas de saúde dos tres níveis de govêrno por esse alarmente número de brasileiros necessitando de ajudas! Até a posse de Lula, no seu primero govêrno, quase nada se fazia para essa gente; Lula mandou uma lei para o Congresso para que exigisse das fábricas de ônibus que colocassem elevadores para o acesso do deficiente físico, e, nessa Lei, ficou estabelecido que todos os ônibus em uso teriam um ano, a partir da sanção dessa lei, para adaptarem os ônibus com esse sistema! Até hoje não se cumpriu essa Lei, na íntegra! 80% dos ônibus coletivos de Salvador não possuem esse elevador! Os ônibus intermunicipais, também! Os edificios, mais velhos, também! As ruas  das pequenas, médias e grandes cidades quase não possuem passarelas especiais para cegos andarem! Nem rampa para cadeirantes! Há uma lei, antiga, onde os empresários receberiam e recebem benefícios fiscais, que chegam até a 20% do lucro, para que admitam empregados deficientes, mas, infelizmente, é uma lei morta, onde quase nenhum empresário cumpre, inclusive, por ser um erro do legislador que, ao invés de obrigá-los, os deixou livres, como opção, e, nesse caso, principalmente no nosso Brasil, deixar que esses empresários decidam pelo coração, ai, é desconhecer as suas histórias, vindas desde a escravidão!

Por que um surdo não pode ser empacotador de uma loja? Por que um mudo não pode ser um arrumador de prateleiras de uma loja? O que não pode é um mudo ou um surdo ser telefonista, ai, é abusar do cidadão!

Além do mais, temos que cuidar desse pessoal; não podemos deixá-los ao relento, sem nenhum apoio governamental! Deixar o problema para as famílias, quase todas necessitadas, também, é muita desumanidade! Temos que ter uma dessas BOLSAS DE AJUDA, excetuando-se para deficientes de famílias , economicamente, viável! Já existe o programa para deficientes de famílias pobres, que não ganham mais do que dois salários mínimos, mas, com o crescimento econômico-financeiro das classes D para a C, temos, urgentemente, que mudar essa faixa! Agora, como todas as bolsas existentes, quem deve sustentá-las é a elite deste País, com os seus abusivos lucros; com os seus enormes patrimônios, e não eu, você e outros, ou seja, dividem a conta por todos os brasileiros, onde o ricaço paga a mesma quantia a um bolsa família que o porteiro de um prédio paga!


Nenhum comentário:

Postar um comentário