domingo, 1 de julho de 2012

DOIS DE JULHO DE 1823, VERDADEIRA INDEPENDENCIA DO BRASIL!

Leiam o mes texto sobre esta data, tão importante para os baianos, mas, na verdade, deveria ser de todos os Brasileiros! Ontem, apresentaram-me uma jovem, de 21 anos, carioca, que não entendia por quê segunda-feira , próxima, será feriado em Salvador, pasmem, sòmente em Salvador, outra injustiça contra os nossos heróis da independência baiana e do Brasil!

Mas, aproveitando essa data, tão cara para todos Nós, e, brevemente, teremos 7 de setembro, vamos falar de um extraordinário homem, D.Pedro II, um Português que amava o Brasil! A seguir, um texto publicado na revista VEJINHA, por sinal, uma das poucas boas que ela estar fazendo nesses últimos anos, com o titulo O IMPERADOR VISIONÁRIO, do jornalista Thomas Lovejoy, edição 2274:

"Vinte anos depois da Eco 92, os representantes de 170 nações vão se encontrar à sombra da Tijuca, uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo. O simbolismo é muito forte. Em meados do século XIX, o Imperador Dom Pedro  reconheceu a importância do que chamamos hoje de serviços de ecossistema, as funções ambientais úteis aos seres humanos e que tanto necessitam de cuidados. O Imperador não precisou de ciênca sofisticada ou de estudos econômicas para chegar a tal conclusão. Foi o seu senso prático que o levou a perceber como o reflorestamento da área, encravada no coração da cidade, era essencial para recuperar a atividade da frágil bacia hidrográfca do Rio de Janeiro. O Brasil foi um dos pioneiros do desenvolvimento sustentável, muito antes de o termo ser cunhado pela ex-primeira -ministra da Noruega Gro Brundtland, em 1987". Segundo especialistas, nesse novo encontro, RIO + 20, o tema MEIO AMBIENTE, COMO SE PREOCUPOU D.PEDRO II, quando da implantação da floresta da Tijuca, não foi nem tratado na longa agenda discutida!

Agora é a minha vez: D.Pedro II, filho de D.Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina, um português e a outra Austríaca (da mesma terra do sangunário Hither), nasceu no Rio de Janeiro, onde se orgulhava da sua Terra e do Brasil! Ainda criança, com cinco anos de idade(que perversidade!), sem ter a mínima noção das suas responsabilidades, os seus País desistiram do Trôno Brasileiro (face a pressão, insuportável, da elite irresponsável deste Pais, juntamente com os militares)  voltaram para Portugal, claro, após passar o período crítico entre Portugal e a França, com ameaça desse último em invadí-lo, somente não o fazendo pela proteção da Inglaterra, que, inclusive, colocou a sua frota marítima para trazê-los ao Brasil! Por sinal, segundo os historiadores, a situação foi tão caótica, que toda a mudança foi feita em menos de 48 horas, onde tudo foi retirado dos palácios, colocados na praia (em Belém) e embarcados nos navios, onde, face a pressa, muitas coisas importantes foram abandonados lá, inclusive, vários navios usados não possuiam nem sanitários, onde tudo era feito em "penicos" e jogados ao mar! Quando chegaram às costas do mar da Bahia, a situação era tão caótica, que sòmente não morreram de fome e falta de água para beberem por causa de um pequeno barco pesqueiro, pernambucano, que, no caminho, foi parado pela frota  que deu socorro, indo a um pequeno lugarejo, onde vivia os seus proprietários, que abasteceram esses navios de água, pescado, etc., além de orientá-los, para a nossa tristeza, para virem para a Bahia, quando, em 2 DE JULHO DE 1823, DEPOIS DE UMA INTENSA GUERRA, FORAM EXPULSOS, COM MORTES DE AMBOS OS LADOS!

Uma historinha, verdadeira: até meados do século XX, era moda entre as baianas, de todas as classes sociais, andarem com aquelas trouxas nos cabelos, onde umas chegavam a ter quase 50 centímetros de altura; com o passar dos tempos, a verdade apareceu: as portuguesas, inclusive, a família real, com a Imperatriz, de tanto sofrerem nessa viagem, com falta de tudo, como falamos, acima, pegaram uma epidemia de PIOLHO, QUASE DESTRUINDO AS CABELEIRAS DESSAS SENHORAS E DOS SENHORES, com as suas vastas cabeleiras; como desembarcarem em novas terras, com tantos piôlhos? Resolveram ficar carecas, e, para não chocarem os baianos, colocaram essas trouxas nas cabeças, dizendo-nos que era moda vinda da Europa! Hoje, sòmente as baianas de acarajé as usam!

D.Pedro II viajou por vários Estados do Brasil, inclusive, a nossa Bahia; aqui, êle , preocupado com tantas crianças abandonadas pelos país (talvez tenha lembrado da sua situação), criou o PRIMEIRO ABRIGO PARA MENORES DESAMPARADOS, QUE NÃO TINHAM OU NÃO CONHECIAM OS SEUS PAÍS, DENOMINADO "ÓRFÃOS DE SÃO JOAQUIM", no bairro do Comércio, em Salvador, onde abrigava DUZENTAS CRIANÇAS, por um período até concluirem o ciclo educacional, onde eram obrigados a terem uma profissão, MUITO DELES FIZERAM PARTE DA SOCIEDADE BAIANA, um deles, muito conhecido no Brasil, que virou ator de telenovelas da Globo, Antonio Pitanga, hoje, residindo no Rio de Janeiro, marido daquela ex-senadora do PT, Benedita que, por sinal, possuia duas residências: UMA, NO MORRO, ONDE NASCEU, E, A OUTRA, UM APARTAMENTO, LUXUOSO, EM IPANEMA: o primeiro era para atender aos seus eleitores, onde todos pensavam que ela morava lá; o segundo, assim que a raça saia, ela passava para o seu apartamento, longe daquele povão!

Vejam a visão desse Estadista D. Pedro II: naquela época se preocupou com o meio ambiente; se preocupou com crianças abandonadas; consolidou os direitos civis de todos os Brasileiros; conseguiu que o Brasil fosse respeitado por todos os demais, inclusive, os seus vizinhos, pelo respeito aos direitos de todas as demais!

Mas, mesmo sendo querido pela maioria do povo brasileiro, um grupelho de terroristas, que se juntaram com os militares, acabaram com o Império Brasileiro, criando a República Federativa do Brasil, expulsando D.Pedro II e toda a Côrte para fora do Brasil.

Ele morreu em 5 de dezembro de 1891, em Paris (nasceu em 2.12.1825), muito degostoso com tudo  o que tinha acontecido, apesar de não ter feito um só esforço para a continuação do Império, mesmo tendo o Povo, a grande maioria, a seu favor! Dizem os seus biógrafos que ele tinha tanta saudade do Brasil, do seu Rio de Janeiro, que, próximo ao seu falecimento, tinha solicitado que a sua cabeça fosse colocada sobre um punhado de terras vindas do Brasil!

Lembrei-me dos politiqueiros de hoje que, ao morrerem, pedem que coloque as suas cabeças sobre os montes de dinheiro roubados do povo brasileiro ! E ainda choram, e como choram!

Mas, sabem o que aconteceu, há mais de trinta anos, com o complexo onde funcionava o Abrigo? Virou um LUXUOSO LOCAL PARA EVENTOS DA ALTISSIMA SOCIEDADE BAIANA, ONDE OS CASAMENTOS CUSTAM NA FAIXA DE R$20.000,00, sómente o evento religioso, OCUPANDO MENOS DE 1/10 do complexo, composto de mais de duzentos quartos, na faixa de 40 m2 cada um; salões amplos; um vasto e belo jardim, mas, o que é bom, CRIANÇAS ABANDONADAS NÃO SE ENCONTRAM, ou melhor, AS ENCONTRAMOS NOS PASSEIOS DESSE ABRIGO, DORMINDO AO RELENTO, PASSANDO FOME E MISÉRIAS, COMO MUITOS DROGADOS! E sabem que administra esse ex-abrigo? A Arquidiocese da Igreja Católica do Brasil, a PRIMAZ deste País! São coisas absurdas como essa que os Evangélicos já estão com 20% de adéptos da população do Brasil, e ainda ouvimos um representante da Igreja Católica do Brasil declarar, ontem, na globonews, que o problema maior é o encastelamento do padre dentro da igreja esquecendo do que se passa lá fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário