terça-feira, 23 de setembro de 2014

'CANDIDATOS A MINISTROS DO STJ SOFRERÃO TRIAGEM DA POLICIA FEDERAL', REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO, DE 7 DE SETEMBRO DESTE ANO, DOS JORNALISTAS FREDERICO VASCONCELOS E SEVERINO MOTTA, COM O NOVO PRESIDENTE DA CORTE, FRANCISCO FALCÃO!



Acostumamos a colocar a culpa nas mazelas da nossa justiça na 'turma de baixo', ou seja, juízes, servidores do judiciário, etc., etc., mas, não tenham dúvida, toda essa esculhambação nacional nasce nos Órgãos superiores do judiciário, como vimos, no texto, abaixo, sobre o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!
 
Por sinal, ontem, à noite, a televisão bandeirantes, no seu jornal da noite, mostrou todo o desmando desse STF, com salas abarrotadas de processos, muitos há mais de 15 anos esperando julgamento, onde mostraram um senhor, já doente, com 88 anos de idade, que desde os 70 anos de idade ele entrou na 'justiça' , e, até hoje, estar parado nessa 'CORTE'! Uma amigo que trabalhou na 'justiça' da Bahia, por décadas, e, que hoje trabalha no legislativo, já um certo tempo, disse-me: 'VOCÊ PENSA QUE A CORRUPÇÃO DO LEGISLATIVO É A MAIOR DO MUNDO? PASSE ALGUNS DIAS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA QUE VOCÊ ACHARÁ QUE O PODER LEGISLATIVO É UMA 'CASA DE FREIRAS'! Há uns cinco dias, o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, um homem honrado, seríssimo, desde quando juiz do interior, que não usa o cargo para aparecer, que vive modestamente, porém, respeitado por todos, assim que assumiu a presidência, mandou realizar uma auditoria independente, e, já em fase de conclusão, o que nós tomamos conhecimento é digno de uma penitenciária 'desorganizada'! A corrupção domina quase todos os setores! Ex-presidentes, dois deles, suspenso pelo Conselho Nacional de Justiça; e, segundo esse amigo, na hora que a investigação retroagir, dificilmente, um ex-presidente será salvo! Na época dessa grande ex-ministra, a baiana Eliana Calmon, que botou pra quebrar em toda podridão do judiciário nacional, que chamou alguns juízes de 'ladrões de toga', denunciou a existência de mais de DEZ MIL PROCESSOS, PRONTOS PARA SEREM JULGADOS PELO PLENO DA BAHIA, há vários anos dentro de uma sala, 'secreta', localizada no subsolo do prédio desse tribunal! Quantas injustiças! Quantas safadezas! Quanta corrupção! Quantos morreram nas prisões, já com penas cumpridas, aguardando a decisão dessa malandragem! Agora, nessa recente auditoria, centenas de funcionários ilegais, vindos de um antigo antro chamado IPRAJ, onde , sem concurso público, passaram a ser 'estabilizados' como servidores públicos! Mas, voltando a essa reportagem, sucintamente, vamos tratar de alguns trechos dessa excelente entrevista:
 
Folha: Quais serão suas prioridades na presidência do STJ°
 
Presidente Francisco Falcão: 'Vamos priorizar o julgamento de recursos repetitivos. Quero julgar casos em que os brasileiros mais demandam à justiça. São ações contra bancos, operadoras de telefonia e concessionárias de serviços públicos. Além disso, vamos fazer uma parceria com o Procurador-geral da República para priorizar o andamento de inquéritos e julgamento de ações penais contra governadores, desembargadores e conselheiros dos Tribunais de Contas estaduais. Tem muita coisa parada. Vamos fazer uma limpeza.
 
Folha: Os processos de governadores não podem abrir uma crise entre Judiciário e Executivo?
 
Presidente: Ninguém vai escolher o que vai julgar. Nós vamos dar celeridade aos processos, principalmente as ações penais. Isso não é nenhuma caça às bruxas. É cumprir o dever. Processo penal tem que ser o primeiro a ser julgado.
 
Folha: Qual será a atuação do grupo de juízes que o Sr.. trouxe do Conselho nacional de Justiça?
 
Presidente: É uma tropa de elite que veio da Corregedoria para trabalhar na assessoria direta do presidente. Alguns são do tempo da ELIANA CALMON. O novo secretário de controle interno do STJ será uma pessoa de confiança do presidente do TCU. Acho que nunca houve isso em tribunal nenhum. Quero ele para dizer se o que a gente vai fazer está errado. É uma prevenção.
 
Folha: Como o Sr.. tratará a questão do nepotismo no STJ?
 
Presidente: Assim que assumi, descobri casos de parentes de ministros e já demiti os servidores. Um era nepotismo mesmo, era a nora de um colega. Em outro caso não era parentesco, mas era uma safadeza. Um ministro colocou o filho da cozinheira num cargo em comissão. Para evitar novos casos, farei com que todos os servidores passem por um recadastramento. Vão assinar um formulário para dizer que não têm parente até o terceiro grau com nenhum ministro, diretor ou servidor.
 
Folha: Outra situação é aquela que Eliana Calmon chamava de 'FILHOTISMO': filhos de ministros e ex-ministros que tentam usar essa influência para beneficiar clientes...
 
Presidente: Filho de ministro não pode atuar na Turma em que o pai é magistrado. Agora, você não pode impedir que o filho do ministro atue em outra Turma. Eu tenho um filho que advoga. Ele é maior de idade. Se eu disser para ele 'a partir de amanhã você não advoga mais no STJ', ele pode ser recusar. Eu vou fazer o quê? Entrar com ação contra ele? Isso a OAB vai ter que disciplinar' (essa é minha: tudo bem, Ministro, mas, você pode conversar com os demais titulares das 'turmas' para que não entre no jogo sujo, por exemplo, um titular de uma turma fazer média com o seu colega de outra turma para ajudar ao filhote! Por sinal, eu não entendo por que a malandragem das ruas se consideram 'da turma'!).
 
Folha: Há duas vagas na corte. O Senhor adotará algum critério na hora de formar a lista com os nomes dos candidatos?
 
Presidente: '........Daqui para frente, todos os nomes que vierem nós vamos mandar para a Polícia Federal, e outros Órgãos para fazerem uma espécie de 'ficha limpa'. Vamos fazer uma triagem (essa é minha: muitos possuíam 'ficha suja' e eram nomeados para cargos importantes, portanto, uma das causas dessa nossa INJUSTIÇA, claro, para com o povo!
 
Na minha concepção, somente após a informatização, total, desta Justiça acabaremos com todas essas maracutaias! Os processos informatizados, onde podemos consulta-los diretamente do nosso computador, como, também, pelos advogados de ambas as partes, será uma maneira de cobrar desses maracoteiros que ficam meses e meses com o processo dentro das suas gavetas, como ficam hoje, de forma premeditada! COMO PODEMOS ACEITAR QUE, EM PLENO DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA, DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, AINDA TERMOS UMA JUSTIÇA ENGESSADA DESSE JEITO, COM PROCESSOS QUE PARECEM MAIS UM SACO DE LIXO? Se desejarmos passar o Brasil à limpo, urgentemente, temos que fazer uma limpeza, geral , do STF até a menor instância! Também, passar à limpo essa OAB, corporativista, que protege maus profissionais, politiqueira, como todas as demais entidades de classe! POR QUE A OAB NÃO ACABA COM ESSE VERGONHOSO CONCURSO PARA O JOVEM ADVOGADO RECEBER A TAL CARTEIRINHA? POR QUE GANHAM UMA FORTUNA COM ESSA MARACUTAIA, DESDE OS FAMOSOS CURSINHOS, TODOS DE 'GENTE GRANDE DA OAB E DO STF', onde, depois de receber a carteirinha, o JOVEM ADVOGADO É JOGADO ÁS TRAÇAS POR ESSAS INSTÂNCIAS EM TODO O BRASIL! QUEM DEVE VERIFICAR A CAPACIDADE DO ADVOGADO, COMO DE QUALQUER OUTRA PROFISSÃO, É O MEC, FISCALIZANDO AS FACULDADES DESDE O PRIMEIRO DIA DE ACESSO DO JOVEM UNIVERSITÁRIO, ATÉ O FINAL DO SEU CURSO, e, ai, ele sendo aprovado, vai para o mercado, e esse mercado é que o escolherá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário