quarta-feira, 24 de setembro de 2014

UCRÂNIA, CHINA, RÚSSIA, POLÔNIA, PORTUGAL, INDONÉSIA E ESPANHA, ACESSOS VINDOS DESTE PAÍS, NESTA SEMANA, QUE FANTÁSTICO MUNDO DAS COMUNICAÇÕES! AMANHÃ, 24 DE SETEMBRO DE 2014, ESTE BLOGDOPOVÃO COMPLETARÁ 4 ANOS DE VIDA, COM AJUDA DE MILHARES DE COLABORADORES!



E nosso projeto era ficar entre 'amigos, colegas e companheiros', se resumindo em Salvador, no máximo, a Bahia, pois, não tínhamos noção da força das comunicações sociais no mundo! Amanhã falaremos mais!

Mas, como o assunto é a nossa ECONOMIA, principalmente, por dois motivos: a crise internacional nascida em 2008, em toda a Europa e nos EUA, ainda hoje, se perdurando, violentamente, na Europa, e, nos Estados Unidos, já com indicadores de crescimento desde o ano passado, principalmente, pela bilionária quantidade do gás que chamam de 'xisto', uma inovação sensacional que estar levando essa nação a deixar de ser importadora para ser exportadora! Mas, mesmo assim, os seus indicadores como desemprego, baixa produtividade e carga ociosa na indústria ainda é grande, portanto, como a nossa economia brasileira, dependente de quase todo o ramo industrial da indústria do exterior, poderia estar 'sensacional' como exige os candidatos oposicionistas a candidatura da presidente Dilma, e, também, os seus assessores que serão futuros ministros da área econômica, caso, que Deus nos livre, um deles eleito!
 
Falam em suas propagandas eleitorais como se fossem mágicos, como se as crises econômicas internacionais não tivessem afetados a economia brasileira, ou, como se lá, na Europa, tudo estando maravilhoso, e, aqui um 'caos econômico' como se a culpa fosse da Presidente e sua equipe econômica! Quem entende de economia, e, também, consultores econômicos independentes e imparciais, sem rabos presos na banca nacional e internacional, o Brasil passou, e muito bem, em todo esse período de crise, de 2008 até a presente data, com indicadores excelentes, como:
 
1. excelente nível de emprego, com um índice histórico de desempregados, inclusive, segundo entendidos nessa área trabalhista, essa gente estar com empregos informais, onde ganham salários até mais do que na formalidade. Um dos argumentos é o grande número de 'empreendedores autônomos', criado no primeiro governo do Lula para ajudar aos desamparados da previdência que não possuíam empregos formais, como: vendedores ambulantes, 'baiana de acarajé', pedreiros, pintores, etc., e mais, segundo esses especialistas, são trabalhadores sem qualificações profissionais, que, por não saberem informática, por terem cursos primários , completos ou incompletos, também, analfabetos, completam o quadro desses 'desempregados', mas, sem dúvida, não passam por dificuldades econômicas e financeiras, face ganharem mais do que um a dois salários mínimos mensais! Por outro lado, pessoas com qualificações técnicas, com bom nível de escola , estão todos trabalhando formalmente, e é ai que estar a força do PRONATEC! Estamos, até, importando mão de obra especializada, que é bom para o Brasil, pois são profissionais que não custaram um real para o Brasil, mas, que trarão, no futuro, grandes aperfeiçoamentos para a nossa classe trabalhadora! Li a história dos primeiros anos da Petrobrás, onde toda a equipe de técnicos vinham dos EUA e da Inglaterra, ficando o trabalho duro para os brasileiros! Hoje, já dominamos a tecnologia dessa área, inclusive, com o pre-sal. Há dias, grupos de técnicos dessa empresa bolaram e testaram, com sucesso, uma 'bóia', que ficará há mais de mil metros abaixo do mar, interligadas por canos flexíveis, dela para os poços, quase 6 mil metros no fundo do mar, e, outros ligando a plataforma, com isto, se evitará acidentes e perdas de petróleo, uma inovação que nenhuma outra empresa do ramo possuía!
 
2. o poder de compra da classe trabalhadora, nunca na história econômica do Brasil;
 
3. a nossa balança comercial, positiva, até o final do ano, principalmente agora, no segundo semestre, onde a safra será colhida e vendida; onde os festejos de fim do ano, com pagamentos do décimo terceiro, a própria restituição do imposto de renda, deverão incrementar as vendas. Vejam que no mês de agosto o INDICE DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA FOI DE O,9%, quando o mercado 'apostava' (especulava para eles) que seria de O,3%, e ainda estão criticando, mesmo com todas as economias europeias, inclusive, a rica alemã, ter apresentado índices negativos!
 
4. vem aI o 'carro chefe' do PIB NACIONAL, que corresponde a quase 50% dele, que é o agronegócio, com a exportação de grande parte da nossa produção.
 
5. vem ai, já para este trimestre, as exportações de carne de boi, soja, farelo, milho, etc. para a Rússia e para a China, cujos contratos já foram assinados. Por exemplo, somente esses dois países exigirão um esforço tremendo da nossa economia, nesses segmentos, pois, corresponderão a tudo que já exportamos, e ai, tememos pela subida, exagerada, dos preços, pois, os empresários brasileiros vendem tudo que produzem, quando sobra, deixa para nós, brasileiros, uma falha, imperdoável, da nossa política econômica, desde antes do Lula, continuado por ele e Dilma, tudo para abastecer de dólares as suas gordas contas-correntes!
 
Portanto, esse discurso de terra arrasada, dessa turma do mal, que deseja tomar conta do Brasil, novamente, para mamar como mamaram, não pega! Como nós, baianos, falamos: 'é para boi dormi'! Vejam dois exemplos de crises, no próprio EUA, onde essa raça tão elogia, sem analisar os fundamentos: várias cidades americanas estão quebradas, como, por exemplo, Icônica, Atlantic City, que vivem dos cassinos, no Texas: vejam a manchete de uma reportagem do jornal Folha de São Paulo: 'crise econômica e concorrência regional abatem 4 dos 12 estabelecimentos da cidade que já foi símbolo do jogo': ' a taxa de desemprego já beira os 13% (a do Brasil é 6,5%), é mais do que o dobro nacional, 6,1%', vejam, senhores, a dos EUA é 6,1%, a nossa é 6,5%, e essa raça ainda acha que estamos em um caos! E lá não existem analfabetos, e, também, não possui uma economia como a nossa, que é copiadora das máquinas usadas por lá, já em desuso, e, sim, altamente inovadores! A Macroisoflt irá demitir 2.000 funcionários na sua matriz, conforme noticia do ESTADÃO, do último sábado! Na Itália, 70% dos jovens, até os 24 anos, estão desempregados, 95% recém saídos das universidades; Em Portugal, quase 65%; na Grécia, quase 90%; Na Inglaterra, 45%; até na Alemanha já estão na faixa de 15%. Todas essas economias estão em recessão, desde 2008, excetuando-se à Alemanha que, nesse último semestre, apresentou decréscimo na sua economia, com indicador negativo de O,75%! OS NOSSOS VIZINHOS, TODOS, COM PROBLEMAS SERISSIMOS NAS SUAS ECONOMIAS, ATÉ MESMO O CHILE, QUE FAZ PARTE DA ALCA, uma espécie de Mercosul com EUA, Canadá e México, com crescimento quase zero; á Argentina, praticamente, em estado caótico, com desemprego, sem crédito internacional, inclusive, afetando, em quase 60% as suas compras em nossa economia, ela que é a nossa maior parceira no Mundo! Até a China estar se desacelerando! Além desses fatores, altamente atrelados ao Brasil, temos problemas de seca, considerado por especialistas o mais grave dos últimos vinte anos, como estamos vendo o problema da capital paulista, quase em racionamento de água, claro, por incompetência da turma do psdb, onde tomam conta dessa Estado e Capital por mais de 21 anos e nunca se prepararam para uma crise, prevista em qualquer projeto desse tipo! Se fosse o PT ou o Governo Federal, as críticas, terríveis, estariam sendo feitas, inclusive, com capa, gigantesca , da revistinha VEJINHA, que se calou e cala sobre esse absurdo! O Estadão e a Folha botam a culpa em 'São Pedro'!
 
Para ratificar tudo isto, vemos o edital da Folha, de sexta-feira, 29 de agosto de 2014, com o titulo 'CORDA NO PESCOÇO', onde falam misérias da nossa economia, culpando tudo à Presidente Dilma, e, ao grande Ministro Mantega, onde encontramos uma série de mentiras! Criticam os juros altos como se fosse uma política de governo, ou seja, para esses 'especialistas' da Folha, o governo federal deveria decretar os juros de mercado, parecendo que fhc e cia. faziam, mas, logo depois, mostrando o quanto são parciais, tiveram que escrever uma verdade: 'a pequena dinâmica existente deve-se aos bancos estatais. Sua participação no mercado, hoje de 53%, cresceu 18 PONTOS PERCENTUAIS DESDE 2008, quando o governo federal decidiu turbina-los. Enquanto isto, os bancos privados, ressabiados com o ambiente econômico incerto (ah, que defesa!), deixaram o saldo dos financiamentos cair 2,8% em relação a dezembro último'! Vejam senhores: eles criticam a gestão econômica deste governo, mas, neste parágrafo, sem demonstrar claramente, o elogia, ao citar a forte presença dos bancos oficiais na economia, concorrendo com os bancos particulares, com isto baixando os juros, que, todo mundo sabe, são ainda altos, mas, quando o Lula pegou do fhc chegava aos 20% ao mês! E quem sabe se o Malan, por tudo que fez, não recebeu o presentão de estar no conselho do Itaú, ganhando mais de 200 mil mensais? Por sinal, a candidata Marina Silva é contra a presença dos Bancos oficiais na economia, onde promete diminuir as suas participações, onde o bradesco, itaú da sua amiguinha íntima e outros adorarão! Inclusive, uma das queixas da banca e dos especuladores contra Lula e Dilma foi pelo fato dos dois usarem os bancos oficiais , com taxas menores, inclusive, de cartões de crédito, fazendo uma concorrência, dura, contra essa raça Também, essa raça não se conforma com as CONTAS CONSIGNADAS, COM CONTAS DE APOSENTADOS E ASSALARIADOS EM BANCOS, pois, até Lula assumi, era um privilégio da classe média em diante, mesmo assim, com grandes exigências. Levaram anos para chegarem as conclusões que o CONSIGNADO ERA UM GRANDE NEGÓCIO, depois que viram o sucesso do BB e CEF, antes, diziam: esses bancos irão quebrar emprestando tão barato!

Ontem, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, 'rejeitado pela banca nacional e internacional, como, também, por especuladores', autorizou o saque de 3,5 bilhões de dólares de um FUNDO SOBERANDO NACIONAL, EXCLUSIVO, PARA DIMINUIR OS EFEITOS DAS CRISES INTERNACIONAIS, ou seja, com esse dinheiro, evita-se especulações nas bolsas, evita-se negociação de títulos nacionais, acalma o mercado financeiro e os demais da economia, ou seja, como toda a economia mundial. POIS É, NÃO É QUE O 'MERCADO FINANCEIRO', QUE PODERIA MAMAR UMA FORTUNA, NÃO GOSTOU? ESTÃO CHAMANDO ESSA TRANSFERENCIA DE CONTAS-CORRENTES, GOVERNO PARA GOVERNO, COMO UMA 'MAQUIAGEM', pois é, minha gente, para que prova maior da especulação que nós, o povo e o Brasil, estamos passando? O QUE ELES QUERIAM ERA QUE O GOVERNO NÃO TIRASSE ESSA IMPORTANCIA, DESSE FUNDO, COMO UMA POUPANÇA, PARA QUE ELES GANHASSEM MILHÕES E MILHÕES DE REAIS NA ESPECULAÇÃO! Lembro-me que o ex-presidente Lula, autor dessa formação desse FUNDO, chamado por ele de ANTI-CRISE, simplesmente foi bombardeado por essa raça de ciganos!
 
Brevemente,  escreverei um texto , cujo titulo será: 'A INDÚSTRIA QUE QUEREMOS', saído no jornal Folha de São Paulo de 29 de agosto deste ano, provando que o nosso parque industrial, há mais de 15 anos, vem sendo sucateado, principalmente, pelos péssimos industriais deste pais que, ao invés de destinarem parte dos seus lucros para inovações, destinam-se para seus patrimônios individuais, pensando no futuro dos NETINHOS E DOS BISNETINHOS! Nos EUA, por lei, 20% do lucro líquido é obrigado para inovações, mas, na realidade chega a 30%, fator principal da poderosa economia americana! Portanto, alguém de vocês conhece um celular fabricado pela 'indústria nacional'? Alguém de vocês conhece um carro fabricado pela 'indústria nacional'? Alguém de vocês conhece um aparelho de tv fabricado pela indústria nacional? Pois é, quase tudo é importado, e, quando feito aqui são por multinacionais que trazem das suas matrizes 'formas' de produtos já fora de linha, e, quando chegam aqui viram 'um sucesso nacional'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário