quinta-feira, 18 de setembro de 2014

QUE É O JONRALISTA ALI KAMEL, QUE ESCREVEU UM LIVRO SOBRE O SINDICALISTA, O LIDER SINDICAL, O EX-PRESIDENTE LULA, COM O TITULO: "DICIONÁRIO LULA: UM PRESIDENTE EXPOSTO POR SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS"!



Ari Kamel, jornalista formado nos EUA, filho de pai Judeu e mãe Árabe, morando no Brasil há décadas, onde escreveu em vários jornais e revistas do Brasil e do mundo, aqui, no jornal O Globo, hoje, pela sua amizade com os Marinhos, e, claro, sua capacidade, virou DIRETOR GERAL DA REDE GLOBO, portanto, insuspeito para falar sobre o Lula, a não ser que ele tenha mudado, acompanhando aos seus patrões - os Marinhos - como vemos, agora, o jogo sujo dessa organização contra Dilma, onde estão fazendo de tudo para a sua não reeleição, parecendo que ela é a culpada da queda de audiência da Rede Globo, onde programas que eram de altas audiências, hoje, caindo, assustadoramente, como o CANSÁSTICO, ah, FANTÁSTICO, perdendo, e feio, para o programa da Record, no mesmo horário, cujo titular é o Paulo Henrique Amorim, ex-global, hoje um dos maiores puxa-sacos do Edir Macedo, e, o JORNAL DA GLOBO, com o intragável Bonner, esse sim, que deveria ser substituído, e, não a Patricia Patriota que , dizem por motivos de outro programa, deixou de faze-lo! Eles não querem entender a força da intenet no mundo das comunicações, que estar destruindo todas as programações da imprensa falada, escrita e televisada, a chamada tradicional, onde nós 'esperávamos' o horário das 20 horas para sabermos as 'novidades', hoje, em cada segundo tomamos conhecimento, ao vivo, de tudo que acontece no Brasil e no mundo! Basta acessar o MSM! As demais comunicações sociais! Não durará mais cinco anos para os jornais de papel acabarem; não durará cinco anos para esses jornais televisados ou de rádio acabarem, pois, as notícias quando eles noticiarem já estão velhas! Mas, eles não querem acreditar! Mas, vamos transcrever alguns trechos desse fantástico Livro, onde, para quem não gosta de Lula, para quem o chama de analfabeto, de um ex-operário, de um homem sem cultura, sem conhecimento geral, realmente, ao le-lo tomará um susto extraordinário! Eu já dizia, há anos e anos, que não trocava a sabedoria de Lula por muitos e muitos 'doutores', inclusive, esse Estadista já foi homenageado em quase todo o mundo, inclusive, por universidades europeias e americanas! Agora, com essa leitura, ratificou tudo que eu pensava desse ESTADISTA! E quem admirava e admira Lula, irão acrescentar mais sabedorias desse grande homem!
 
 
'O que esperar de um livro intitulado DICIONÁRIO LULA? O que poderia conter? Sua forma segue a de um dicionário tradicional? Essas e outras perguntas talvez passem pela cabeça de um leitor que se depare, sem qualquer informação prévia, com esta obra elaborada por Ali Kamel. Isso porque no Brasil não temos a tradição de estudar a retórica presidencial, como em diversos outros países, que não só realizam estudos históricos a esse respeito, mas também se detêm na estrutura dos discursos dos presidentes em exercício, mesmo dos recentemente empossados. A ideia é que a análise das palavras ajuda a revelar o homem e o projeto de nação que está por trás delas. É o que Kamel faz neste livro', escreve Rodrigo Elias, um dos pesquisadores dessa obra.
 
Kamel fez um levantamento das palavras mais usadas por Lula, desde a sua posse, em janeiro de f2003 até o fim da pesquisa para este livro, em março de 2009', envolvendo uma grande equipe de pesquisadores, inclusive, mestrados em sociologia, psicologia, política e gestão pública, onde ajudaram à   elaborar esse excelente livro, que trata de tudo, da família, especialmente, do relacionamento; do amigo, do cidadão, do Brasil, da economia, etc., etc..
 
"O LULA que emerge destas páginas é um comunicador sem igual; um homem que vê o mundo a partir de sua experiência concreta de vida, de uma maneira que salta aos olhos; coente, mas com incoerências importantes; um cidadão que preza os valores tradicionais da família e de DEUS; um filho legítimo do capitalismo (!) que almeja para os outros a MOBILIDADE SOCIAL que conseguiu para si (quando se tornou torneiro mecânico); um conciliador, cujo objetivo, ao menos no nível da retórica, é alcançar a harmonia entre os polos extremos da sociedade, tendo, para isso, como principal instrumento, politicas assistenciailtas. Essas características estão presentes em todos os verbetes', ALI KAMEL (hoje, diretor geral da rede globo; nessa época, jornalista de vários jornais, revistas, em todo mundo, inclusive, no jornal O GLOBO). MAS, ESSA É MINHA: COM ESSA DECLARAÇÃO, FEITA EM 2009, QUEM MUDOU: ARI KAMEL, REDE GLOBO OU LULA, HOJE?
 
A seguir, vamos aos destaques dados pelo Kamel a vários verbetes do Lula que, segundo ele, mostra o grande homem que foi , é e será para sempre, ou seja, como falamos aqui na Bahia, UM HOMEM DE UMA ÚNCA CARA, ou, 'QUE NÃO É CAMELEÃO'!
 
'O verdadeiro amigo não é aquele que fica dando tapinha nas costas. De vez em quando, o verdadeiro amigo é aquele que faz uma critica, é aquele que chama à atenção. Esse é, muitas vezes, mais amigo do que aquele que fica só : 'ah, está maravilhoso. É bonito. Está extraordinário';
 
'Eu, pelo menos, sou um homem de muitos amigos, eu gosto de conviver com muita gente, eu sempre fui assim. E agora, muitas vezes, eu passo o final de semana sozinho, eu e Marisa, prque não posso chamar uma pessoa, que pode causar ciúmes a outra, que vai ficar reclamando. Então, você termina se recolhendo sozinho'.
 
'Eu quero, do fundo do coração, meus companheiros, dizer para vocês que eu sou um homem de muitos amigos. Durante a minha vida inteira eu construí uma relação de amizade que eu tento fazer sólida, eu nunca perdi a amizade de um companheiro prque ele divergiu de mim, porque não concordou comigo, porque está em outro partido ou porque torce para outro time. Nunca . Eu levo bronca de alguém durante trinta segundos, depois eu conto até dez. Eu acho que a vida é tão boa que não vale a pena a gente ficar com raiva dos outros porque a gente vai ficando com azia, vai tendo má digestão, vai tendo problema'.

'Eu acho que se a fome continuar a crescer como ela está crescendo, nós, os nordestinos, estaremos predestinados a virarmos uma sub-raça' (antes de ser presidente do Brasil, pela primeira vez).

"somente QUEM PASSOU FOME SABE O QUE É A FOME. UMA COISA É A FOME  DE LITERATURA. UMA COISA É A FOME DE VOCÊ SABER, POR OUVIR DIZER, QUE ALGUÉM ESTÁ COM FOME. OUTRA COISA É A FOME DE QUEM PASSA FOME. OUTRA COISA É UMA DONA DE CASA VER O SOL SE PONDO, UM FOGÃO DE LENHA COM UMA BOCA SÓ, UM PEDACINHO DE MADEIRA QUEIMANDO, UM POUQUINHO DE ÁGUA FERVENDO E NÃO TER 300 GARMAS DE FEIJÃO PARA COLOCAR NAQUELA ÁGUA, NÃO TER O ARROZ, NÃO TER O LEITE E MUITO  MENOS O PÃO. E NÃO É APENAS UM DIA. SÃO VÁRIOS DIAS, DURANTE VÁRIOS MESES E, ÀS VEZES, DURANTE VÁRIOS ANOS'

'A MINHA MÃE VENDEU O QUE TINHA, ELA VENDEU TUDO O QUE TINHA, DESDE A CASA, QUE ERA UMA CASINHA 'TAPERA' - todo mundo sabe como é uma casinha no meio do mato - , e ainda naquele tempo vendeu despertador, vendeu um burrico que tinha, vendeu não sei o quê mais lá. Eu sei que, ao todo, ela juntou acho que 13 contos, se não me falha amemória, e resolveu ir para Saão Paulo. Colocou os sete filhos no pau de arara, porque um já estava lá. E foi uma briga muito grande porque tinha irmão meu que se escondia para não ir, um subia no pé de caju e não queria descer. Uma irmã, na época, tinha apenas dois anos de idade, e viajamos 13 dias para São Paulo. A comida era um saco de farinha, algumas rapaduras e, quando o caminhão parava, a gente dormia embaixo do caminhão, de vez em quando acordava com um temporal e tinha que sair correndo'.

'Eu sei que, muitas vezes, parece que não faz parte da liturgia presidencial contar determinados casos. Mas, quando eu comecei a trabalhar na Villares (os seus inimigos dizem que ele nunca trabalhou, 'um preguiçoso'!), não tinha refeitório, não tinha restaurante, a gente levava marmita. E a segunda-feira, normalmente, é o melhor dia da marmita, porque é a sobra do almoço do domingo, é o bife à milanesa, é o macarrão, é o frango. E eu me lembro, isso está gravado na minha memória, eu me lembro, como se fosse hoje, que cheguei numa segunda -feira - normalmente, sentam-se os mesmos companheiros à mesa, quem já trabalhou em fábrica sabe, às vezes, chegam certos companheiros e sentam-se juntos durante anos e anos, é como se fosse uma confraria - e eu fiquei distancido porque na minha marmita não tinha mistura. Eu estava lá sentado, cada um dos companheiros abria a comida cheirosa, e, quando eu fui abrir a minha, eu vi que não tinha carne. Eu peguei e fechei: 'ah! Eu não estou com fome, não. Vou deixar para comer depois'. E sempre tem aquele cara que faz a pergunta indesejável. O cara falou assim para mim: 'Ô Lula, me dá a tua mistura'. Eu falei: 'não, não vou dar porque eu vou comer mais tarde'. E isso acontece porque as pessoas têm vergonha. Ninguém vai reconhecer para um amigo, para uma namorada ou nanmorado que não teve o que comer, ninguém vai reconhecer'.

Essa é minha: VEJAM QUANTA HUMILDADE; QUANTA SINCERIDADE, QUANTA SOLIDARIEDADE, QUANTO AMOR A SUA FAMILIA, QUANTO SOFRIMENTO, e, o mais fantástico, quando chegou no topo do poder maior da Nação, não se esqueceu dos seus sofrimentos, e, com tanta força, os transformou em COMPAIXÃO, tirando mais de 50 milhões da miséria como ele e sua família viviam. Eu, há décadas, gostava de citar: 'POR QUE PROFESSORES QUE EU TIVE, QUE VIERAM DA RIQUEZA, ERAM FANTÁSTICOS, HUMANOS, QUE ADORAVAM AJUDAR, MAS, OS QUE VIERAM DA MISÉRIA, QUANDO FICARAM RICOS, SE TRANSFORMARAM EM VERDADEIROS CÃES MALVADOS"? E quem já teve chefes que nasceram pobres e ficaram importantes? Horríveis, quase todos! Parecem que dizem assim: COMO EU SOFRI, VOCÊS, MISERÁVEIS, IRÃO PAGAR MAIS DO QUE EU PAGUEI!

Mas, por ser um fantástico livro de vida, de auto-ajuda, de compaixão, de muita sociologia, de muita psicologia, de muita família, de muita solidariedade, por mostrar uma radiografia, completa, do SER HUMANO, DO POLÍTICO LULA, eu continuarei a transcrever diversos dos seus verbetes, já no próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário