quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MAS, CONTINUANDO O TEXTO, ABAIXO, SOBRE A INDEPENDENCIA DA ESCÓCIA, ONDE RESOLVI FAZER ESTE PARA NÃO FICAR MAIS EXTENSO COMO FOI O TEXTO REFERIDO, COM O TITULO....



'PROCURA-SE UMA BANDEIRA', O jornal ESTADÃO, da sexta-feira, faz uma análise das consequências que a grâ-Bretanha terá caso a Escócia diga SIM (irá perder, segundo especialistas, hoje, onde o NÃO PERDERÁ COM 48%), além da economia inglesa que cairá no ranking mundial, principalmente, no item petróleo, onde grandes reservas estão na costa da Escócia, no Mar do Norte, também, a receita, trilionária, do Whisky , e, do Turismo, a terceira fonte de renda, a própria bandeira da Grã-Bretanha terá que ser modificada, conforme esse artigo, onde, de forma resumida, transcreverei:
 
"SEM A ESCÓCIA, VAI-SE O AZUL DA GRÃ-BRETANHA":
 
A Escócia é capaz de sobreviver sem o apoio de Londres? A libra pode ser usada como moeda? Com quem ficariam as reservas de petróleo do Mar do Norte? Caso os escoceses decidam se separar no plebiscito de quinta-feira, os ingleses terão questões muito mais sérias a resolver. Pode soar estranho, mas os dois problemas mais graves são os mais prosaicos: decidir o nome do novo país e o que fazer com a Union Jack, a velha bandeira.
 
Os atos de união de 1707 (os dois reinos se uniram com o da Inglaterra, e, em consequência, somente ingleses poderiam participar da casa Real, uma das queixas dos escoceses!), entre Escócia e Inglaterra, e, de 1801, com a incorporação da Irlanda, criaram um dos maiores ícones da cultura pop: a UNION JACK. A bandeira é uma fusão de três cruzes: duas vermelhas, a Inglesa de São Jorge e a Irlandesa de São Patrício, e a azul e branca de Santo André, patrono dos escoceses. Com o tempo, ela virou capa de álbum de bandas de rock, estampa de roupa e quadros de pop art.
 
Sem a Escócia, vai-=se o azul e cria-se um problema. Como lidar com a perda de um símbolo tão arraigado na cultura britânica? .......A perda do azul significaria ainda mudar toda a identidade visual do país: agências do governo, associações esportivas, empresas, como a British Airways, usam esse símbolo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário