sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CONTINUANDO COM OS VERBETES DO HOMEM LULA, POR ALI KAMEL, HOJE, DIRETOR GERAL DA REDE GLOBO!



QUEM MUDOU NESSE PERÍODO: ALI KAMEL, REDE GLOBO OU LULA?

'Para conhecermos melhor este homem, 'personagem de ponta da história do Brasil nos últimos 30 anos, protagonista, até aqui, de todas as eleições presidenciais depois da redemocratização do país, o primeiro operário a ser eleito presidente da República, e também, o seu Governo, nada melhor do que conhecer suas palavras, ao longo destes sete anos de mandato.

'Lula merece ter o seu pensamento esquadrinhado, medido, avaliado. Uma tarefa que, certamente, vai requerer o trabalho contínuo de um batalhão de historiadores e cientistas políticos por décadas a fio, até que uma imagem mais nítida do homem e do político possa começar a emergir'. Este livro, diz o autor, é uma contribuição para este longo trabalho. Mas o Lula que já emerge da análise que Kamel faz, sempre calcada em exemplos e estatísticas, surpreenderá, certamente, tanto aqueles que o apoiam como aqueles que lhe fazem oposição'.

Vamos a mais verbetes do grande Lula:

'Governar é como plantar uma árvore: Você pode estar com fome, mas se você plantar feijão, você vai ter que esperar noventa dias, se voê plantar um pé de soja, vai esperar 100, 120 dias; se você plantar um pé de milho, vai esperar 18 meses, se você plantar um pé de café, vai esperar três anos, com um pé de laranja é a mesma coisa' (Fazendo alusão à agricultura, onde tudo é planejado, com risco, mas com perseverança, assim são os projetos do governo!).

'É como na casa da gente, o dinheiro é sempre menos do que aquilo que precisamos. (alusão ao controle do orçamento do governo que é igual a de uma família!).

'É como um jogo de futebol, você marca um, o adversário marca um'. (o respeito às oposições. Nem sempre o governo ganha);

'Imprensa, na verdade, é como coração de mãe: por mais que a gente brigar com ela, a gente sabe que precisa dela' (alusão à liberdade de imprensa, onde não adianta brigar com ela! E como essa mídia estar sacana com ele e com Dilma, inclusive, a rede globo, a pior de todas, que tem, como diretor geral, o autor desse livro, Ali Kamel!):

'Neste país deve ter muita gente torcendo: 'não pode, esse Lula não pode dar certo'. é como um ex-marido que não quer que a ex-mulher seja feliz': 'Tomara que não dê certo' (alusão às oposições torcendo para que ele não desse certo como Presidente do Brasil!):

'Para governar, muitas vezes a gente tem que fazer coisas que as pessoas, às vezes, não gostam, mas é como uma mãe que leva um filho par tomar vacina. Vocês já viram criança entrar na fila de vacina rindo?' (alusão às decisões do Presidente que muitas vezes não são as esperadas pela maioria do Povo!);

'A construção de um país é como a construção de uma vida, a gente nasce cheio de sonhos, cheio de desejos e, a cada dia que passa, a gente vai descobrindo como é difícil construir o sonho' (alusão aos desejos possíveis e  impossíveis, que, apesar de toda a vontade de realiza-las, muitas são impossíveis!)::

'Presidente é como pode de água benta, todo mundo acha que pode falar mal dele' (ou seja, da mania de nunca ficarmos satisfeitos com governo, onde sempre achamos pouco, onde todos desejam dar opiniões, assim é o pote de água benta, todo mundo deseja colocar o dedo!);

'A máquina pública é como se fosse o piloto automático de um avião' (tudo depende do Presidente para funcionar milhares de cargos!);

'É como a gente faz na casa da gente, a gente só gasta o que a gente pode gastar' (falando das inúmeras cobranças da oposição e das imensas necessidades de gastos no Brasil, mas, há um limite orçamentário!'.

'A política é medida não apenas pelo desejo, mas pelo espaço de tempo em que a gente mede se é possível ou não fazer as coisas. É como pular na água para nadar. Ou você está preparado para atravessar ,ou você não entra na água' (alusão à prudência que todo ser humano deve ter'.

Outros e outros fantásticos verbetes, com muito cunho sociológico , psicológico, histórico, do jeito de viver; da família; da comunidade, enfim, um ensaio filosófico espetacular, de um homem semianalfabeto, porém, altamente culto! Como ele ressaltar os valores da família, da mãe, dos filhos, do povo!

Mas, não me canso de perguntar: QUEM MUDOU FOI ALI KAMEL, REDE GLOBO OU LULA?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário