segunda-feira, 16 de abril de 2012

ALTERIDADE: UMA VIRTUDE HUMANA!



Seria tão bom que todos nós tivéssemos ALTERIDADE! Foi como se concebeu o conceito de Sociedade: todos nós interagindo e se respeitando, um dependendo do outro, sem perdermos a nossa independência!
Infelizmente, esse valor, fantástico do ser humano, cada dia que passa, vai acabando, gerando conflitos, inclusive, familiares! Como filosófos, sociólogos, antropólogos e psicólgos afirmam, a EXISTÊNCIA DO 'EU-INDIVIDUAL' SÓMENTE EXISTE COM O OUTRO, ou seja, segundo esses especialistas, "SÓ É PERMITIDA MEDIANTE UM CONTRATO COM O OUTRO, QUE, EM MUITOS MOMENTOS DA NOSSA VIDA, SOMOS O OUTRO". É através do contato, um com o outro, que se dá a VIDA SOCIAL, tão almejada por todos nós!

Vejamos o que escreveu F. Laplantine, um estudioso desse assunto, antropólogo italiano: "A experiência da alteridade (e a elaboração dessa experiência) leva-nos a ver aquilo que nem teríamos conseguido imaginar; dada a nossa dificuldade em fixar nossa atenção no que nos é habitual, familiar, cotidiano, e que consideramos 'evidente' (corriqueiro). Começamos, então, a nos surpreender com aquilo que diz respeito a nós mesmos, a nos espiar. O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa , inevitavelmente, pelo conhecimento das outras culturas; e, devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única".


Uma das provas da nossa Sociedade da falta da ALTERIDADE são esses grupos preconceituosos contra minorias, como, por exemplo, mandar ou assassinar Índios; Homossexuais; Judeus; Norte-nordestinos (oh, racistas, por favor, quero viver mais, juntamente com familiares, amigos e outros!); favelados nas ruas (que horror, quantos assassinados e queimados, em plenas áreas públicas, onde o Poder Público não oferece nenhuma garantia para os mesmos, por exemplo, como permitir que eles durmam ao relento? Por sinal, minhas homenagens, e, sei, não tenho dúvidas, de DEUS, a esse Jovem, Paulistano, que quase foi assassinado, por uma gangue de monstros!); esses "religiosos" do Iraque; Afeganistão; Paquistão; e outros que se matam, violentamente, por princípios cristãos, uns xiitas, outros, sunitas, apesar de ambos adorarem MAOMÉ, e ai, será que MAOMÉ CONCORDA COM ESSA CARNIFICINA ENTRE IRMÃOS? Em tempo: dois primos, ligadissimos a MAOMÉ; OS DOIS BRIGARAM POR PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO DO CORÃO (a Biblia Sagrada do Ismismo), e, ai, a partir desse rompimento, se criaram essas duas correntes dentro do Islamismo, onde se matam como se fossem inimigos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário