sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMO VOCÊ MEDE A SUA "TAXA DE FELICIDADE"?

Cade um de nós possuimos a nossa taxa de felicidade! Ela não dura muito, mas, quando chega nos trás uma alegria imensa! O problema de todos nós é que não sabemos medi-la: uns acham pouco a sua duração; outros não sabem gozá-la! Outros pensam que a felicidade é eterna, e , quando, na verdade, é muito passageira! Segundo especialistas, inclusive, na Biblia Sagrada, apesar de ser passageira, rápida, ela é muito mais duradoura do que o SOFRIMENTO; A TRISTEZA; etc., etc.!

Como diz um ditado chinês: A FELICIDADE, COMO A VIDA, É PASSAGEIRA COMO AS ONDAS DO MAR, e, para isto, temos que saber dosá-la, com moderação. E complementa: o Ser Humano deve saber que a vida é um conjunto de FELICIDADE E INFELICIDADE; A FELICIDADE VIVE SOBRE AS ONDAS, E, A INFELICIDADE NA PARTE BAIXA DAS ONDAS; a riqueza do Ser Humano é saber que, quando estiver sobre as ONDAS, TAMBÉM, NÃO SE ESQUECER QUE, A QUALQUER MOMENTO, ESTAREMOS NA PARTE BAIXA DELAS, e, ai, quem não saber viver nessa área, o SOFRIMENTO É MUITO MAIOR!

Na história da vida a FELICIDADE É MAIS PRESENTE DO QUE A INFELICIDADE, E, EM TODAS AS VEZES, QUANDO ESSA ÚLTIMA CHEGA, LOGO, IMEDIATAMENTE, VIRÁ A FELICIADE!

Mas, este texto, foi motivado pelo fato da Fundação Getúlio Vargas, essa conceituadissima Faculdade de Economia e Administração do Brasil, uma das melhores do mundo, montou uma equipe técnica para criar UM ÍNDICE QUE IRÁ MEDIR A FELICIDADE DO BRASILEIRO, onde, basicamente, deixará de analisar a riqueza econômica (possuir bens, móveis e imóveis; etc.), e levará em conta o GRAU DE PREOUCUPAÇÃO E SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO! Já apelidaram de FIB : FELICIDADE INTERNA BRUTA.

Um dos objetivos do FIB é indicar aos governantes públicos, e, também, privados, para os auxiliarem no desenvolvimento de políticas públicas e privadas! Por exemplo, Indice de Desenvolvimento Humano, criado pela O.N.U, para todo mundo, mostrando as condições de pobreza que passam população de todos os paises ou o grau de insegurança que a população sente, esses valores farão parte desse novo índice!

Segundo um dos coordenadores dessa equipe da FGV, o "primeiro passo já foi dado que é mostrar que a RIQUEZA ECONÔMICA (medida pelo famigerado PIB) NÃO É O PRINCIPAL FATOR DE FELICIDADE DA POPULAÇÃO" E é mesmo, pois, se fôsse o contrário, RICO NÃO MORRERIA DE DEPRESSÃO; SUICÍDIO, e, sim, seria um "privilégio" DOS POBRES!

Segundo essa FGV, o Brasil ocupa a 30º lugar em FELICIDADE, e, a Dinamarca aparece no topo do ranking. Para comparármos, o Brasil, no PIB, APARECE EM SEXTO LUGAR NO MUNDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário