sexta-feira, 13 de abril de 2012

"A MATEMÁTICA QUE O MUNDO ESQUECEU"!

Memória de Emily Noether é resgatada cento e trinta anos após o seu nascimento. Em uma fantástica reportagem publicada em o GLOBO, na coluna HISTÓRIA, pela jornalista Natalie Angier, de 7 de abril deste ano, fala dessa fantástica Senhora! Eu, por exemplo, nunca tinha lido que uma mulher tivesse contribuido para a Matemática! E quantos professores me ensinaram matemática,  do primário; no ginásio; no segundo-grau; na universidade; em cursos de especialização, onde NUNCA ME FALARAM DESSA FANTÁSTICA MATEMÁTICA! Por sinal, nunca tive uma professora, e, sim "durões" professores!

Vajam como o físico norte-americano se posicionou sobre ela: "Surpreendementemente poucas pessas sabiam dizer exatamente quem ela era ou por quê era tão importante. Alguns outros conheciam seu nome, mas não conseguiam lembrar o que ela tinha feito. E a maioria nunca tinha ouvido falar dela".

Outro físico inglês Ramson Stphens: "É possivel dizer que o teorema dela é a estrutura sobre a qual toda a física moderna é construída".

E o matemático norte-americano David Hilbert: "Não vejo o sexo da candidata como um argumento contra ela. Afinal, somos uma universidade, não uma casa de banhos"!

Noether nasceu em Erlangen, na Alemanha, há cento e trinta anos, completados este mês. Uma boa oportunidade para combatr a crônica negligência com que vem sendo tratada, desde a sua época,  e, para elebrar a vida e o trabalho da brilhante teórica. Seu inabalável amor pelos números e grande senso de humor a ajudaram a superar circunstâncias limitantes - COMO SER MULHER NA ALEMANHA NUMA ÉPOCA EM QUE AS UNIVERSIDADES LOCAIS NÃO ACEITAVAM ALUNAS E NEM CONTRATAVAM PROFESSORAS, E SER JUDIA EM MEIO AO INICIO DA ASCENSÃO DO NAZISMO AO PODER!

Ela publicou vários artigos importantes, alguns sob um nome masculino, em campos áridos como álgebra abstrata e teoria dos anéis (estruturas algébricas com duas operações binárias) E, quando aplicou suas equações ao universo ao seu redor, descobriu algumas leis básicas, como a relação entre tempo e energia; e coisas ainda mais prosaicas, como a explicação sobre por que é seguro andar de bicicleta.

De sua parte, Noether deixou poucos registros sobre as dificuldades que enfrentava por ser mulher ou sobre sua vida emocional em geral. Ela nunca se casou e, se teve amante, tampouco falou sobre eles. Depois de se encontrar com a jovem theca Olga Taussky, considerada uma estrela da matemática, Noether comentou com amigos que estava feliz por constatar que as mulheres estavam, finalmente, sendo mais aceitas na disciplina. Mas ela mesma teve poucas alunas do sexo feminino. E seus muitos e devotados pupulos eram conhecidos como "os garotos de Noether"

Conforme varias de suas fotos, em nenhuma dela, a encontramos triste ou de cara-fechada, e, sim, rindo, e muito!

Entre todos os cientistas judeus, Noether foi uma das primeiras a ser demitida de seu posto e forçada a deixar a Alemanha. Em 1933, com a ajuda de Einstein, ela conseguiu um emprego na universidade de Bryn Mawr, nos EUA, onde se sentiu mais acolhida e apreciada do que jamais se sentira na Alemanha. Morreu dezoito meses após sua chegada a esse país, aos 53 anos, ao ser operado com um cisto no ovário!

No Instituto de Matemática, da Universidade Federal da Bahia, no bairro da Federação, em Salvador, tínhamos dois professores dessa matéria: um para cálculo, e, outro, para finanças. Eu adorava a parte financeira, mas, cálculo.......Acho que, além de não ser a minha área, o professor era um"cavalo" de bruto! Não admitia erros! Quando ria , com aquela rizada sem graça, todos eram obrigados a rirem, pois, caso contrário......, mas, havia prazo de vencimento da rizadaria, ou seja, quando ele parava de ri, todos, automáticamente, teriam que parar de ri!Ai daquele que continuasse! Um dia, em uma prova da sua disciplina, de duas horas, um colega, muito engraçado, ao invés de estar fazendo a prova, como todos, quase trinta e cinco alunos, ficou com a caneta voltada para o ar; o professor, irritado, perguntou-lhe: "Por que você não olha para a prova e começa a fazê-la?" "Professor, porque estou indignado com o Senhor; ficamos aqui, quase dois meses, fazendo exercícios e mais exercicios, todos com exemplos de TANQUES DE ÁGUA FECHADOS, e, na hora H, o Senhor me coloca um exemplo com um TANQUE ABERTO!". A rizadaria foi total! O professor, brutão, irritado, mandou-lhe que saisse, e, na porta da sala, voltou para o estudante e o disse: "QUANDO CHEGAR EM CASA MANDE FECHAR O TANQUE"! Na semana seguinte, ao iniciar uma nova aula, voltou para esse estudante e o disse: "Realmente, analisando todos os exercícios que fizemos em sala, não havia um só com a figura geométrica de quatro lados, portanto, irei fazer uma nova prova, porém, quero registrar que você é um ANALFABETO EM MATEMÁTICA, INCLUSIVE, HISTÓRICO, DESDE O PRIMÁRIO, pois, como pode esquecer de uma figura geométrica, tratando-a como uma CAIXA D'ÁGUA?" Nova rizadaria! Mas, todos, adoramos fazer nova prova! Resultado: nota máxima: MI (o máximo era S = 5), OU SEJA, DOIS! TODOS REPROVADOS!

Finalmente, gostaria de registrar esse fato histórico, dizendo-lhes que diversos especialistas afirmaram e ratificam, até hoje, que os PROGRESSOS DOS PAISES EUA; FRANÇA; INGLATERRA, foram graças aos centenas de cientistas alemães e judeus, os primeiros presos e transferidos para esses países, e, os segundos, fugindo dos assassinos judeus! É bom frisar que, após a segunda-guerra mundial, houve uma caçada, terrivel, por parte desses países, vencedores, para capturarem cientistas alemães, todos nazistas, assassinos, como o Von Braun, um dos piores e sanguinários assassinos nazistas, que, ao chegar nos EUA, fez cirurgia plástica, além de ter recebido o título de cidadão norte-americano, além de ter sido nomeado presidente da NASA! Esqueceram milhares de litros de sangue derramados pelos judeus; ciganos; homossexuais; oposicionisas de Hitler; etc., causados por esses nazistas! o V.B.declarou, ao ser perguntado, "que não sabia de nada que acontecia com esses assasinatos em massa"! Israel o desmentiu, dizendo que esse assassino exigia judeus, fortes e inteligentes, e, quando os mesmos ficavam doentes, eram devolvidos para campos de concentração para serem mortos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário