terça-feira, 24 de abril de 2012

"NÃO EXISTE CRIANÇA INCAPAZ DE GOSTAR DE LIVROS", do Sr. Geneviève Patt, responsável pela biblioteca infantil de Clamart, na França.



Essa Biblioteca infantil é um sucesso em todo mundo, especialmente, na França. Segundo essa   especialista uma criança, ainda bebê, deve ser estimulada a apreciar livros. É uma das suas teses, vitoriosas, em recente conferência, internacional, sobre livro infantil, principalmente, por ressaltar o forte ELO EXISTENTE ENTRE A CRIANÇA E O ADULTO!  Ela afirma: "DEIXEM QUE LEIAM"! "QUANTO MAIS CEDO VOCÊ COMEÇAR A ESTIMULAR UM BEBÊ, MELHOR. NÃO EXISTE CRIANÇA INCAPAZ DE GOSTAR DE LIVROS", diz.

Segundo a Dra. Gneviève, "NÃO ADIANTA TÊRMOS MEROS VIGIAS EM BIBLIOTECAS, QUE SÓ SE OCUPEM EM DIZER SILÊNCIO OU TIRA MÃO DAI. O PROFISSIONAL PRECISA SER TREINADO. EM CLAMART ELE NÃO INDICA APENAS ONDE ESTÃO OS LIVROS, ELE SUGERE LEITURAS , CONVERSA COM A CRIANÇA, ENTENDE SEU GOSTO"

Ela, também, sugere que a Biblioteca deve ir de encontro ao jovem e não ficar o esperando! Em 1980, nesse bairro onde se encontra essa biblioteca, vendo a pouca presença de jovens, teve a idéia de pegar vários cestos com livros, foi para uma praça, pública, nesse bairro, e lá jogou, no chão, todos os livros que estavam dentro de vários cestos, onde o sucesso foi total, com várias crianças presentes; depois, de alguns dias, ela os convidou para irem à biblioteca, gerando dai um íntimo relacionamento!

Aqui, a situação é caótica! 80% dos Municípios do Brasil não possuem bibliotecas; as que existem são verdadeiros depósitos de livros velhos! No mínimo o cidadão sai de lá com alergia, de tantos ácaros! Sanitários em estados caóticos! Falta água para se beber! Os funcionários, mal remunerados, nos tratam como bandidos, e, em outras ocasiões, como preguiçosos, e posso prová-los, pois, estava um dia em uma biblioteca, ainda como universitário, e ouvi uma funcionária dizer para outra colega: "enquanto a gente estar dando duro esses caras, em pleno horário de trabalho, estão aqui, nos chateando"!

Meus Pais, ainda quando éramos crianças, na faixa de 3 a 15 anos, recebíamos, toda 6a. feira, assinaturas de revistas infantis, como: Pato Donald;  Tio Patinhas; aquele marinheiro, desculpem-me, já esqueci o seu nome (o que tomava espinafre para ficar mais forte); os Irmãos Metralhas; Zorro; Cavaleiro Negro; etc., etc., tudo para que gostássemos de ler! Hoje, agradeço-lhes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário