quarta-feira, 11 de abril de 2012

O PENSAMENTO (MOVIMENTO) ILUMINISTA, NASCIDO NA FRANÇA, HOJE, ESTÃO PROVANDO QUE NÃO FOI UM PRIVILÉGIO FRANCÊS!




Uma historiadora americana confere aos filósofos britânicos a primazia que sempre coube aos franceses com referência ao PENSAMENTO ILUMINISTA!A Revista VEJA, de 4 de dezembro de 2011, com um artigo de Jerônimo Teixeira, nos trás esse artigo polêmico:

"Escrevendo a um amigo em 1764, Voltaire previa que, com a propagação do ILUMINISMO NA FRANÇA, eclodiria uma revolução que ele não teria o 'prazer de testemunhar'. De fato, o autor de Cândido morreu em 1778, onde anos antes da Revolução Francesa. A quase totalidade dos grandes filósofos do ILUMINISMO FRANCÊS - Rousseau, Diderto, D'Alembert, Montesquieu, Helvétius - morreu antes de 1789. Um punhado de colaboradores  da Enciclopédia, a ambiciosa súmula do conhecimento do Século das Luzes,editada por Diderot e D'Alembert, teve a oportunidade de participar dos acontecimentos revolucionários. Quase todos foram perseguidos ou presos, e um deles foi executado.

Em os CAMINHOS PARA A MODERNIDADE, a historiadora americana Gertrude Himmelfarb argumenta que o pensamento iluminista teve mais e melhores consequências sobre a sociedade do outro lado do canal da Mancha (Londres). Essa autora dá aos britânicos o lugar proeminente que a tradição atribuiu aos franceses no Século das Luzes"

Segundo o filósofo irlandês Edmundo Burke, "a Revolução Francesa acabaria conduzindo ao terror"!

"Os britânicos, de acordo com a historiadora, temperaram o primado exclusivo e o obsessivo da razão de seus pares franceses com uma consideração pelos afetos morais. Em sua Teoria dos Sentimentos Morais, o escocês Adam Smith postulava que a moral não se ampara na razão, mas sim em sentimentos inatos como a compaixão e a empatia: "Não é da benevolência do açougueiro; do cervejeiro ou do padeiro que esperamos que venha nosso jantar, mas sim do empenho deles em promover o próprio interesse"

Para essa historiadora norte-americana, o "ILUMINISMO FOI MAIS REFORMISTA DO QUE REVOLUCIONÁRIO"! Concordo, plenamente, pois, pelo que sabemos de como era a França e toda a Europa daquela época, onde a lei do mais forte prevalecia, principalmente, pelo esmagamento da burguesia contra o povo, essas idéias reformaram o jeito do ser humano viver, onde a brutalidade foi substituida pela compaixão; pelo respeito mútuo. Uma das principais consequências do Iluminismo foi a queda do reinado francês, que somente se preocupava com o bem-estar dos que serviam e viviam desses reinos, todos encastelados em fortalezas, distantes do Povo! Inclusive, segundo alguns estudiosos, os CASTELOS FORAM CONSTRUÍDOS PARA PROTEGEREM ESSES REINADOS, ALTAMENTE, REJEITADOS PELO POVO! De dentro desses palácios era uma França; uma Inglaterra; etc., fora, misérias e mais misérias que o povo passava!

Uma piada: Um Rei, inglês, desgostoso com a vida, saiu do palácio, altas horas da noite, para se suicidar no Rio Tâmisa; um mendingo, vivendo em uma das suas margens, virou para a magestade e perguntou-lhe: "Rei, por quê estar andando nessa hora, e com tanto frio?", e , o Rei o respondeu: "Irei me matar"! "Oh, Rei, se vai fazer isto, tire as sua capa e passe-me, pois quero ainda viver e estou quase morrendo congelado"; O Rei: "Tudo bem, logo que irei morrer...."; "Rei, se vai morrer, passa-me o resto da sua vestimenta"!; "Claro, se irei morrer...."; "Rei, que bunda linda é a sua, muito branca, e, se a sua magestade vai morrer, pode deixar-me comê-la?"; "Eu sou homem, mas, se irei morrer......."; Depois da transa homossexual, o Rei, "todo eufórico", voltou para o mendigo e o disse: "Agora, devolva-me toda a minha vestimenta, pois, voltei a GOSTAR DE VIVER"!

Mais, passeando por Paris, em novembro de 2010, o guia turístico nos orientou em conhecer a PARIS ILUMINADA! Um dos turistas, "muito inteligente" e falador, gritou: "EU NÃO ENTENDO COMO OS FRANCESES PROMOVERAM O ILUMINISMO NA FRANÇA, DESDE AQUELA ÉPOCA, E, ATÉ HOJE, ELA CONTINUA ILUMINADA! EU NUNCA VI TANTAS LÂMPADAS ACESAS"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário