quarta-feira, 11 de abril de 2012

PAÍS QUE EXPORTA MATÉRIA PRIMA É PAÍS POBRE!




Todos estudantes de administração; economia; etc. sabem disto! Vendemos uma saca de café, em caroço, para os EUA por U$5.000,00; lá é transformado em solúvel , cujo valor passa para R$20.000,00! Um trem, da vale, puxando oitenta vagões de minério, CUSTA MENOS DO QUE UM COMPUTADOR, DE ÚLTIMA GERAÇÃO! Portanto, sòmente seremos uma Nação, forte, em exportação, quando passármos a industrializar as nossas matérias primas! Um dos motivos da insatisfação do Grande Estadista Lula com o ex-presidente da Vale era o fato do ex-Presidente exigir que a matéria prima fôsse transformada em aço, aqui, no Brasil! O Aguinelli, presidente dessa empresa, na época, alegava que um dos maiores acionistas dessa empresa (doada por FHC, onde foi leiloada por um terço do seu valor), um conglomerado industrial do Japão, um dos maiores fabricantes de aço do mundo, inclusive, exportadores para o Brasil( pasmem, com a nossa matéria prima, faziam o aço e nós comprávamos, por uma fortuna), NÃO ACEITARIA QUE A VALE CONSTRUISSE UMA SIDERÚRGICA PARA SER SUA CONCORRENTE.Com a fôrça de Lula ele foi demitido do cargo, apesar dos "economistas" e "jornalistas políticos e econômicos", amigos do poder econômico, condenarem o ex-Presidente!

O ferro do Brasil , exportado para vários Paises do Mundo, voltam em forma de produtos acabados! Conversando com um Engenheiro da Vale, que constrói uma estrada de ferro no interior da Argentina, disse-me: "cem por cento dos trilhos são fabricados na China, de excelente qualidade; os feitos no Brasil, pela Siderúrgica  CNN são de péssimas qualidades, inclusive, com bitolas diferenciadas. Com isto somos obrigados a comprá-los na China"! Portanto, é o outro lado da moeda: precisamos nos qualificar para concorrermos com os produtos de melhores qualidades! Mas, como podemos chegar a esse estágio se os empresários brasileiros não destinam, parte dos seus extraordinários lucros, em pesquisas, tanto nas suas próprias empresas, como em universidades? Vejam o caso do SENAI E SESI, que se cartam como se fôssem eles que destinam recursos para treinamento e formação de mão-de-obra para suas indústrias, quando, na verdade, SOMOS TODOS NÓS QUE PAGAMOS, VIA CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS GERADAS PELA FOLHA DE PAGAMENTO! Não gastam um só tostão, além de fazerem sédes , suntuosas, e clubes sociais, como se fôssem os seus esfôrços! São uns caras-de-pau!

Para concluir, a manchete do Estadão sobre exportação brasileira: "SÓ 6 PRODUTOS REPRESENTAM  47% DO QUE O BRASIL EXPORTA" E, conclui: "Em 2006 isto representava 27%" Em um desses itens, o PETRÓLEO BRUTO, quase cem por cento para o Japão, por que? Porque o Japão, depois dos EUA, é o MAIOR PROCESSADOR DE PRODUTOS ACABADOS DO PETRÓLEO, constituindo-se em o quarto item da pauta de exportação dessa Nação, apesar desse País não possuir uma gota de petróleo no seu subsolo ou no mar!

A Petrobrás, desde a sua fundação, sòmente produz gasolina do tipo B, importando 90% da gasolina aditivada, tudo porque essa Empresa nunca se preocupou em construir uma Refinaria para processar esse tipo de gasolina! Quando o Estadista assumiu, urgentemente, procurou mudar essa vexatória situação, vergonhosa para essa Grande Empresa, autorizando a construção de DUAS REFINARIAS, GIGANTESCAS, UMA NO CEARÁ E OUTRA EM PERNAMBUCO, COMO, TAMBÉM, ESTAR MODERNIZANDO AS REFINARIAS LANDULPHO ALVES, NA BAHIA, E A PAULÍNEA, EM SÃO PAULO, também, para produzirem esse tipo de gasolina. A previsão é que no ano de 2014, com o pré-sal, totalmente, produzindo, o Brasil deverá deixar de importar gasolina e petróleo bruto de primerias qualidades!





Nenhum comentário:

Postar um comentário