segunda-feira, 2 de abril de 2012

"O PRINCIPE"


Nicolau Maquiavel, escritor, diplomata e pensador político, nascido e falecido em Florença. Conseguiu fazer carreira pública (um dos mais velhos servidores públicos do mundo!), após a expulsão do govêrno Médici, em 1494. Apesar de nunca ter sido nomeado embaixador italiano, sempre era chamado para intermediar conflitos e até guerras entre os estados italianos.

Escreveu essa obra literária, fantástica, "atualizadissima" até hoje, verdadeira biblia dos ditadores e democrátas , há séculos e séculos, principalmente, pelos seus conhecimentos da arte política dos antigos, bem como dos estadistas de seu tempo, e expressa, claramente, a mentalidade da época. Essa obra literária serviu para a formação de govêrnos sanguinários e democráticos, e, pela sua importancia nessa época, chegou a ser condenado pela Igreja Católica Apostólica Romana, sendo incluido no ÍNDEX. Popularmente, essa obra literária passou a ser sinônimo de como ensinar a roubar sem causar revoltas ao povo; de como dominar um povo vencido sem causar revoltas por parte desse povo; ou seja, ela virou sinônimo de cinismo político, dai surgindo o termo pejorativo de MAQUIAVÉLICO para significar um ato de malandragem; de terrorismo; etc..

Vejam o que ele escreveu sobre um povo em um "principado" (na época Estado): "todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens..e são ou repúblicas ou principados..", logo depois, Maquiavel propõe a examiná-los com profundidade, de acordo com suas caracteristicas, ou seja, hereditários e mistos (os nativos e os de fora). Sobre o povo misto êle pede ao usurpador (o dominador) menos cuidado do que os hereditário, pois, esse último possui raizes e o primeiro não, portanto, mais fácil de ser dominado. Também, dava conselhos para o povo dominador de como agir para domar o povo dominado, como, por exemplo, o dominador deve cortar, totalmente, a liderança desse povo, inclusive, aniquilá-lo, e, de forma "branda", não cortar, de uma só vez, os costumes desse povo dominado, mesmo não sendo aceito pelos usurpadores, mas, com a passagem do tempo, esse povo terminará sendo dominado! Um dos seus mais importantes conselhos ao DOMINADOR era para que não se fechasse em quarteis; em palácios; etc., e, sim, sempre deixando portas abertas para o DOMINADO. E quem seguir essa regra, na íntegra, foram os imperadores romanos que, uma das suas táticas, era dar festas ao povo, como, por exemplo, circos (coliseus), ou seja, como bem dissera um deles: "basta dar pão e circo para o povo que ele se contenta e não se revolta"! Outro famoso conselho dado por Maquiável, tão bem seguido, até hoje, pelos nossos dirigentes, É SOBRE A INTENSIDADE DO MAL QUE SE DEVE FAZER CONTRA O POVO DOMINADO: "....TODAS AS MALDADES DEVEM SER DE UMA SÓ VEZ, PARA QUE, DURANTE POUCO TEMPO, MARQUEM MENOS...", ao invés de "SE FAZER AOS POUCOS, POIS, AI O DOMINADOR CORRE SERISSIMOS RISCOS DE REVOLTAS POPULARES, EM CADA PERÍODO"! Por fim, sugeriu que o Poder deve ter várias fôrças de apoio:PRÓPRIAS; MERCENÁRIAS; AUXILIARES E MISTAS!

E outros e outros conselhos, tão atuais, que, se formos ler todos os seus conselhos, tranquilamente, chegaremos a uma só conclusão: OS SEUS ALUNOS SÃO BRILHANTES, DESDE AQUELA ÉPOCA, ATÉ HOJE, E, O POVO, COMO SEMPRE, A VÍTIMA PREDILETA DOS MESMOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário