segunda-feira, 2 de abril de 2012

"C O M P A I X Ã O"


Quando você demonstra sentimento com alguém, principalmente, se essa pessoa estiver sofrendo, isto é compaixão! O seu desejo em aliviar a dor de alguém , isto é compaixão! De ser solidário isto é compaixão! A compaixão é um espírito de solidariedade, através de ações, materiais ou espirituais, para com o outro que precisa desse estímulo de solidariedade; de ajuda; de amor; de um simples bom-dia; boa-noite; boa tarde; ou, de um simples sorriso!

A compaixão"diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alivio da dor e sofrimento alheios. Atos de caridade que busquem,principalmente, conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruismo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruismo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles", conforme entrevista do Psicólogo Antonio F. de S. Alcântara, em uma revista semanal publicada em Salvador, no final deste mes!

Quantas vezes estamos passando por momentos dificeis em nossas vidas, quando alguém nos procura para uma conversa, sempre positiva, indicando-nos caminhos para sairmos dessas situações. Uma das técnicas usadas pelas religiões e filosofias orientais para sairmos das crises que, como se fosse lei, existem em nossas vidas (ondas altas - alegria; ondas baixas; tristezas), é a MEDITAÇÃO! Pela meditação conversamos com DEUS!

Conheci um cidadão que me disse: "como fico chateado quando estou aborrecido e uma pessoa passa e me cumprimenta dizendo-me: BOM DIA, E EU SOU OBRIGADO A RESPONDER-LHE, TAMBÉM, BOM DIA"! Eu o respondi: "ESSE BOM DIA NÃO É PERGUNTANDO SE VOCÊ ESTÁ EM UMA BOA, MAS, SIM, DESEJANDO-LHE QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA, INDEPENDENTEMENTE COMO ESTEJA NESTE MOMENTO"! E , o acrescentei: "QUANTOS ESTÃO EM UM HOSPITAL, EM ESTADO TERMINAL, querendo ter um bom dia!".

QUE TENHAMOS UMA SEMANA SANTA MARAVILHOSA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário