quinta-feira, 26 de abril de 2012

PRIMEIRO DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR, DO BRASIL E DO MUNDO!


Em 1886, em Chicago, EUA, foram assassinados oito trabalhadores norte-americanos, dessa Cidade, por terem sido os lideres de um movimento dos trabalhadores que protestavam pelas péssimas condições de trabalho, com uma carga horária de dezesseis horas diárias, sem dias de descanso; sem férias; etc.. O movimento gerou protesto em todo o Mundo, e, nesse caso, morreram diversos trabalhadores, além de vários policiais que reprimiam essa manifestação!

Os seus líderes, oito, foram condenados à fôrca! Esse movimento ficou conhecido, até hoje, como a "REVOLTA DE HAYMARKET", ou seja, local de Chicago onde se realizou esses protestos!

Em homenagem a esses oito heróis, foi criado o DIA DO TRABALHADOR, em todo o mundo, em PRIMEIRO DE MAIO!

Por quasa desse movimento, em 23.4.1919, o Congresso Francês aprovou uma lei, criando o expediente de oito horas por dia, para qualquer trabalhador, e outras vantagens, como descanso semanal de um dia, e, férias, na época , de oito dias! Em 1920, contaminada pela decisão da França, a Rússia, também, criou essa jornada de oito horas, e, assim, em todo o Mundo! O trabalhador passou a ser respeitado e vivendo com dignidade!

Antes, em 1890, o Congresso dos EUA aprovou a redução da jornada para oito horas diárias!

No Brasil, até a Era Vargas (1930 a 1945), o trabalhador brasileiro vivia como um escravo, com jornadas de trabalho que ultrapassavam vinte horas diárias! Mas, a contaminação, no bom sentido, em todo o mundo, chegou ao Brasil, onde esse grande Líder, Getúlio Vargas, cujo seu projeto de govêrno era o TRABALHISMO (fundador do PDT, vejam só, o antigo PDT, não essa porcaria de par-ti-do que existe nas mãos de uns aproveitadores que se dizem "trabalhadores", quando, na verdade, são politiqueiros!), mudando, completamente, a vida do trabalhador, com os seus direitos e deveres estabelecidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), inclusive, com a criação do FGTS (1966); férias; foltas semanais; etc., ou seja, tudo que temos hoje!

PORTANTO, QUANDO COMEMORÁRMOS O DIA DO TRABALHADOR, NO PRÓXIMO DIA PRIMEIRO DE MAIO, OREMOS POR GETÚLIO VARGAS, inclusive, as mulheres que, se não fosse esse Estadista, tão injustiçado pelas gerações que o sucederam, até hoje estariam fora do trabalho remunerado, além de não poderem votar ou ser votada, pois, eram proibidas de participarem do processo eleitoral! MUITOS PENSAM QUE A INDEPENDÊNCIA DA MULHER, HOJE, nasceu pelos movimentos feministas da década de 70, 80, mas, na verdade, nasceu em 1946 com GETÚLIO VARGAS!

Mas, na edição do dia 28 de janeiro deste ano, do jornal O Globo, na coluna HISTÓRIA, uma reportagem do jornalista Renato Grandelle, fala dessa Era de Getúlio, dando um enfoque sobre a sua decisão em romper com o regime com o Eixo (Nazismo) na segunda guerra mundial, inclusive, o Brasil foi o primeiro País a romper com esse sangrento regime entre todos os demais da América do Sul! Nessa época, os EUA e Alemanha dominavam as mentes e as economias dessa região, portanto, foi o motivo primordial para que decidissem com que lado ficariam nessa guerra! No início o Brasil ficou com à Alemanha, principalmente, porque não tinham informações sobre o regime, assassino, nazista! Hither, revoltado pela decisão brasileira, mandou afundar seis embarcações brasileiras ,inclusive, em águas internacionais!

Mas, além de VARGAS, nós, trabalhadores, temos que homenagear o grande Estadista, ex-metalúrgico, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, LULA, que, além da sua luta pela democracia neste País, conseguiu melhorar a vida de todos os trabalhadores brasileiros, em plena revolução militar, onde, até para ir ao funeral da sua mãe, foi escondido, nas caladas da noite, por favores de dois dos seus guardas da prisão! Quem não se lembra do famigerado SALÁRIO MÍNIMO reajustado em todo o dia primeiro de maio, onde tudo já tinha sido reajustado desde primeiro de janeiro de cada ano? Lula, revoltado, dissera: "POR QUE TUDO SE REAJUSTA EM PRIMEIRO DE JANEIRO E O SALÁRIO MÍNIMO SÓMENTE EM PRIMEIRO DE MAIO?" "NÃO PODE SER ASSIM; ATÉ O FINAL DO MEU GOVÊRNO ESSE SALÁRIO SERÁ REAJUSTADO EM PRIMEIRO DE JANEIRO". A classe empresarial e sua bancada no Congresso; Assembléias ; e, Vereadores ficaram loucos, dizendo que iriam falir, coletivamente! Com três anos, no seu primeiro govêrno, já estava em primeiro de janeiro de cada ano, e ninguem quebrou! Esse salário, quando Lula recebeu o govêrno do fhc, estava em 80 dólares, hoje, já estar em mais de 350 dólares, e, em primeiro de janeiro de 2013, será de quase 380 dólares!

Mas, uma piadinha: UM COMÍCIO DO PAR-TI-DO DOS PREGUIÇOSOS, O SEU LIDER PROMETIA, CASO FOSSE ELEITO, QUE O TRABALHADOR BRASILEIRO IRIA PASSAR A TRABALHAR UM DIA, POR MÊS (MENOS DO QUE OS NOBRES PARLAMENTARES TRABALHAM!), e todos os presentes vibraram; um casal, onde o homem estava quase surdo, perguntou a sua mulher: "o que foi que êle estar nos prometendo?", e, ela, o respondeu: "ÊLE DISSE QUE, SE FOR ELEITO, NÓS SOMENTE VAMOS TRABALHAR UM DIA POR MÊS", e, êle, a perguntou: 'E SOBRE AS FÉRIAS, O QUE ELE NOS PROMETEU?"

Um comentário:

  1. Sr,Redator
    Como sempre suas matérias são deveras,muito esclarecedoras,e para mim,um acervo de pesquisa.A descrição sobre o 1º de maio foi de uma fidelidade á toda prova.Parabéns!

    ResponderExcluir