terça-feira, 24 de abril de 2012

POR QUE JOVENS AMERICANOS ESTÃO DIRIGINDO MENOS CARROS, ATÉ MESMO OS EVITANDO?


Já foram ligados os sinais vermelhos das montadoras norte-americanas sobre esse novo fenômeno entre os jovens desse País, antes, apaixonadissimos, como todo norte-americano, por carros! Estudos foram realizados, como o da Federal Highway Administration mostram que o percentual de pessoas entre 14 e 34 anos sem carteira de motorista subiu para 26% em 2010, contra 21% uma década antes. É bom frisar que quase todos os Estados desse País permitem que jovens, a partir de 14 anos, possam tirar a sua carteira de habilitação!

Segundo o estudo da Frontier, essa faixa de idade mudou de hábito, no período de 2001 a 2009, onde passaram a andar mais de bicileta; caminhar; e, usar meios de transportes públicos, descartando mais o uso do carro! Além da mudança de hábito, também, o fator econômico, como desemprego, onde esses jovens foram afetados pelas dificuldades dos seus País, como, também, pelas facilidades que os gestores públicos proporcionaram à população!

Essas montadoras estão contratando diversas ações, via marketing, para sensibilizar esses jovens para que retornem ao gosto por dirigir, mas, segundo a ANWYL, uma das maiores agências de publicidades desse País "O ENIGMA, PARA OS MARQUETEIROS, É COMO LIDAR COM O FATO DE QUE ESSA GERAÇÃO, MAIS DO QUE A MAIORIA DO PASSADO, NÃO GOSTA DE SER ALVO DE MARKETING", e conclui: "ELES REALMENTE REJEITAM ABORDAGENS ABERTAMENTE COMERCIAIS"!

Aqui  no Brasil, especialmente, em Salvador, a situação é caótica! O pessoal adora dirigir mas não temos condições técnicas, como: vias especializadas; alternativas de transportes públicos para opções ao uso do veículos; pistas especiais para o ciclista ; para o motoqueiro; para caminhões e ônibus! É UM ABSURDO A QUANTIDADE DE MOTOQUEIROS E CICLITAS MORTOS! No mes passado, março, dois ciclitas foram mortos, atropelados, em plena Avenida Paulista, em São Paulo! As mortes de motoqueiros pelo trânsito são assustadoras, beirando uma guerra civil! Já existem alas, especializadas, em hospitais para atendê-los, tudo pela falta de vias, exclusivas, para esse tipo de transporte, que, na maioria das vezes, já não é mais para o lazer, e, sim, para ganharem o seu dia-a-dia!

Aqui, em Salvador, a PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, até hoje, não temos metrô! Já são dez anos que estão construindo um, iniciado para 22 km, agora, com 6 km, onde, de tão curto, não haverá tempo nem para fechar as portas! O baiano, alegre e gozador como é , já o apelidou de METRÔ DE CALÇAS CURTAS! Já estão aparecendo, através montagens, JUMENTOS CAMINHANDO POR CIMA DA PLATAFORMA ONDE ANDARÁ, UM DIA, O METRÔ, ONDE OS VESTIRAM COM A SEGUINTE FRASE: "METRÔ DE BAIANO"! É ou não é sacanagem com a gente? Outro filme, colocaram uma Kombi, caindo os pedaços, circulando nessa plataforma, também, com uma frase: "SE VOCÊ ESTAR COM PRESSA, PEGUE ESTE METRÔ, EXCLUSIVO, PARA BAIANO"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário