quarta-feira, 7 de maio de 2014

COMO É QUE DOS VINTE E TRÊS CONVOCADOS, DEZENOVE JOGAM NO EXTERIOR? COMO É QUE TEMOS O MAIOR E MELHOR CAMPEONATO NACIONAL DO MUNDO, APROXIMADAMENTE, COM UNS DOZE CLUBES GRANDES QUE PODEM SER CAMMPEÕES DO BRASIL, E NÃO FORNECE QUASE NENHUM JOGADOR PARA ESSA SELEÇÃO?



Esses 'estrangeiros', acostumados com a cultura europeia, onde ser vice é grande negócio; onde ser terceiro, quarto e até quinto lugar comemoram, com taças do 'rei', da 'rainha', do 'país', 'nacional', etc., tudo para terem jogos na temporada, onde recebem milhões de euros das redes de televisão; estádios lotados; publicidade bilionária, etc., etc., são convocados sem aquele espírito brasileiro, herdado do espírito dos norte-americanos, onde ser segundo lugar não é o ideal, sempre em primeiro lugar, perdem ou ganham os jogos, logo depois pegam os seus aviões e vão para os seus novos 'países' como se nada tivesse acontecido, deixando-nos abatidos, muitos chorando, e outras decepções! SE EU FOSSE UMA AUTORIDADE NACIONAL PROIBIRIA QUE JOGADORES TRANSFERIDOS PARA O EXTERIOR PUDESSEM VESTIR A CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA ENQUANTO ESTIVESSEM JOGANDO LÁ, pois, entendo que é um desestímulo, terrível, para nós, milhares de torcedores, assistindo jogos e mais jogos no Brasil, pagando ingressos em dólar ou em euro, e, mais de 500 jogadores (20 clubes da série A, com uma média de 26 jogadores cada), e mais técnicos, preparadores físicos, médicos, dirigentes, profissionais do rádio, da tv, de jornais,  etc., etc.!
 
Não há dúvidas que essa raça perdeu o 'espírito do brasileiro'! Como bem dizia um personagem do grande Jô Soares que nos solicitava a indica-lo nome de ruas, praças, avenidas, etc. homenageando UM VICE!
 
Como é que se chama um cidadão que levou o Palmeiras para a segunda divisão nacional? Como é que premia um derrotado? Perguntem aos portugueses se ainda o querem como treinador? Perguntem aos ingleses se ainda desejam o Felipão como treinador de qualquer clube de lá? Hoje, ele estar no jornal nacional da Globo , como se fosse um artista global, como sempre antipático e mal humorado, querendo justificar o injustificável! William Bonner e a sua parceira , tomando cuidados especiais para que ele não se irritasse, quase o endeusando e ele todo cheio de boçalidades! Mas, a Globo tá certa, pois, como ela pode desagradar quem a ajuda, há décadas, dando-lhe com preços de bananas todos os certames nacionais! Por exemplo, a Globo paga um terço do que a tv inglesa paga nos campeonatos desse País, quase todos ridículos!
 
A convocação do goleiro Júlio César foi demais! Desempregado há quase três anos, recebeu o prêmio de jogar a copa das confederações no Brasil, onde não se saiu mal, mas, também, não foi exigido face ao péssimo nível das seleções que vieram, todas cansadas de temporadas, onde vieram mais para 'reconhecimento de gramado' e do clima do país! Como é que se convoca o Hulk, rejeitado na própria Rússia, onde foi comprado por uma fortuna de 120 milhões de euros, causando indignação nesse País, até mesmo no 'torcedor' Putin! Como é que não se convoca um só jogador do maior e melhor mercado de bola do Brasil, mesmo com os seus times em dificuldades, como São Paulo? Como é não se convoca nenhum jogador do CAMPEÃO DO BRASIL EM 2013, DISPARADAMENTE O MELHOR, onde, no mínimo, o goleiro, na minha opinião o melhor do Brasil, há anos, e, o atacante que foi artilheiro do Brasil (desculpem-me, não me lembro do seu nome, mas é um craque!)? Mas, se o goleiro de um dos piores times do país Canadá, da cidade de Toronto, o Júlio César foi convocado não por méritos, mas, sim, por Felipão adora-lo, ou seja, não vale a nossa opinião, e, sim d'ele, o 'chefão' que declarou, há uns três meses, que ele seria o TITULAR, ai, minha gente, é demais! Jefferson, do Botafogo do Rj,  é muito mais goleiro, como, Vitor, do Atlético de Minas também; Marcelo Lomba, revelado pelo Flamengo, titular, absoluto, do Bahia há três anos, escolhido, em várias rodadas do nacional de 2013 como o melhor goleiro e, agora já com destaques, nem é lembrado, principalmente, por ser de um clube nordestino, onde eles nem avaliam! Eu não quero nem pensar se perdermos a copa com falhas do Júlio César, como aconteceram na última copa, contra a Holanda, principalmente, onde o convocaram, pasmem, contundido nas costas, jogando com uma bandagem! Vejam que absurdo! Eu queria saber quem são os pistolões desse cidadão, além do gauchão!
 
Mas, independentemente desse relato, acima, li uma tese de uma socióloga de uma universidade do sudeste, acho que foi da UFRJ, que após a perda da copa do mundo de 1950, a decepção foi terrível, principalmente pelo 'já ganhou', e, após esse fracasso começaram campanhas diversas para encontrarem culpados, onde as maiores vítimas foram os JOGADORES NEGROS, principalmente, o goleiro, onde, pelos jornais, revistas, etc. diziam: 'SE O GOLEIRO FOSSE BRANCO NÃO PERDERIAMOS A COPA'! Vejam que absurdo, que racismo terrível, e, naquela época não havia o 'politicamente correto', onde o ranço racista era claro, público, hoje, disfarçado! Nas seleções de 1954 e 1958, cobravam, claramente, que a maioria dos jogadores fossem da cor branca! Há dias, Pelé declarou que o seu pai, chorando, solicitou-lhe que fizesse de tudo para ser campeão da Copa do Mundo de 1958 para 'acabarem com as injustiças' daquela época! Nesta convocação do Felipão , dos vinte e três jogadores nove são 'negros', isto se utilizarmos o critério americano, mas, se for pelo nosso, uns quatro! E ai, será que foi repetição da história? Tomara que não! Convocar o Júlio César, 'brancão', além de carimba-lo como titular, deixando na reserva um Jefférson, ai é demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário