quinta-feira, 1 de maio de 2014

HOJE, PRIMEIRO DE MAIO, UM DIA QUE JAMAIS ESQUECEREMOS NO BRASIL: DIA DO 'TRABALHADOR', TÃO SOFRIDO E EXPLORADO POR PÉSSIMOS EMPRESÁRIOS, E, A MORTE, PREMATURA, DE AYRTON SENNA DA SILVA, O 'AYRTON SENNA 'DO BRASIL'!




Como sofremos! Adoro o futebol, há anos e anos, mas, também, sou fã da  fórmula I, invenção dos europeus, jamais a fórmula Indy, chata e difícil de ser entendida, invenção dos americanos!

Nascia a minha admiração por esse fantástico Ayrton Senna, reconhecido por pilotos da época, e, de agora, como o MELHOR PILOTO QUE ESSA FÓRMULA JÁ TEVE EM TODA A SUA HISTÓRIA! Como era corajoso! Em pistas molhadas não existia um igual! Como Prost e Mansell sofreram com ele, os humilhando em quase todas as corridas! Depois do lendário Fanjio, Argentino, o maior ganhador de prêmios e poles da fórmula I, que dizia ser SENNA o seu sucessor, encontramos o fantástico Senna! 'O REI DE MÔNACO', onde residia( como quase todos os pilotos , funcionários e donos das dessas máquinas, principalmente, por ser um PARAÍSO FISCAL, onde nada se paga de impostos, ALÉM DA SUA FANTÁSTICA E LINDA NATUREZA E MORDOMIA, pertinho de Paris, França), chamado assim por ter ganho SEIS CORRIDAS SEGUIDAS, o primeiro brasileiro a ganha-la, e, ninguém, nem o francês Prost ganhou tantas! Lembro-me de uma, logo no início da sua carreira, na escuderia TOLEMAN, quase falida, sem quase tecnologia em relação as demais já possuíam, onde ela participava para fazer números, nessa corrida, com muita chuva, os pilotos 'tirando o pé' do acelerador (naquela época existia acelerador, há décadas com um botão, tipo estrela, no volante, por sinal, já nos carros de ruas, há anos na Europa, e, no Brasil, há uns dois anos), mas, o SENNA mandando brasa, empurrando o pé, chegando em primeiro lugar, mas, o presente da FIA, um safado francês, que apoiou a invasão nazista na França, mandou que a organização da prova retroagisse três voltas antes, alegando o início das fortes chuvas, na verdade desejava dar a vitória para o Prost, francês como ele e quase toda a torcida presente naquele circuito, GRANDE PRÊMIO DA FRANÇA. Mas, o público mundial não aceitou aquela maracutaia, exigindo da FIA que Senna fosse o campeão, mas, essa Entidade não aceitou, mandando 'arquivar o processo'. O MUNDO DA FÓRMULA I, inclusive franceses, deram o titulo informal ao SENNA, portanto, ele foi campeão SEIS VEZES! Nessa corrida, de tanto usar os seus braços e pernas naquele carro, ultrapassado tecnologicamente, com volantes e caixa de marcha como os carros de ruas das cidades, enquanto os demais já possuíam tecnologias avançadas, baseadas em computadores, ele foi hospitalizado, ficando lá mais de oito dias, entubado, com dores, fortíssimas, na sua coluna , ombros, braços e pernas, onde, segundo vários pilotos daquela época e de agora, nessa corrida o SENNA MOSTROU QUE JÁ ERA O MELHOR DO MUNDO!
 
Outro episódio, que tanto nos marcou, foi no Japão, na pista de SUSUKI, última daquela temporada, onde ele, propositadamente, faltando dez metros para ultrapassar a linha de chegada, fez homenagem ao seu grande amigo, parceiro de escuderia, que tanto o ajudou na temporada, que nunca tinha ganho uma corrida em toda a sua história, já quase se aposentando, GERÁRD BERGER, Belga, para que o ultrapassasse, dando-lhe sinais com a mão para que o ultrapasse, deixando o Belga sem ação, ao não entender aquele gesto, nunca visto nessa categoria ou outras de corridas, onde Senna, chorando, declarou: 'ELE NÃO PRECISAVA DESSA MINHA HOMENAGEM POR SER UM DOS MELHORES PILOTOS DO MUNDO, MAS, SEM EXPLICAÇÕES, NUNCA GANHOU UMA CORRIDA; COMO MEU COMPANHEIRO NESSES ANOS, FIEL, HONRADO, AMIGO, NUNCA SE PREOCUPOU EM GANHAR CORRIDAS, E, SIM, SERVINDO-ME DE ESCUDEIRO PARA VÁRIAS DAS  MINHAS VITÓRIAS, PORTANTO, O ESTOU HOMENAGEANDO, AGRADECENDO-LHE POR TUDO QUE ME AJUDOU"! (NA ÉPOCA A IMPRENSA ESPECIALIZADA FEZ AS CONTAS E ACHARAM QUE DAS DOZE CORRIDAS, BERGER DEVE TER-LHE AJUDADO EM DUAS)!
 
E, por que aconteceu aquele acidente fatal? Primeiro, um motivo da vida para o seu fim, como dizem os as religiões: O FIM DO PRAZO DE VALIDADE NÃO IMPORTANDO OS MOTIVOS, mas, três fatos colaboraram:
 
1) ele, inconformado com a vantagem do Shumacher com alguns segundos na sua frente, nas duas primeiras corridas, exigia da escuderia Williamns, especialmente, do seu dono, seu amigo e admirador número um, Frank Williamns alterações do carro, como, por exemplo, ampliação da distancia das rodas dianteiras (o braço de direção), achando que o problema era aquele; os engenheiros e outros profissionais trabalharam dois dias e duas noites fazendo essa alteração, mas, infelizmente, a parte acrescentada, mal colocada, se soltou na batida fatídica, entrando essa parte de aço em seu capacete, furando a sua cabeça, jogando parte do seu cérebro para fora, causando a sua morte! Segundo especialistas, há anos, ele já saiu daquele local já morto, mas, por norma da FIA, havendo morte no local, a corrida será suspensa! Que maracutaia!
 
2) após sua morte, nessa corrida de Imola, Itália, a equipe do Shumarcher, A PARMALAT, sofreu um princípio de incêndio quando fazia o pit stop de reabastecimento de gasolina, onde ele quase foi queimado dentro do carro! Ao ser investigado descobriram que essa equipe italiana falsificava a tampa do tanque onde retiraram, de forma ilegal, um protetor contra incêndio para ganharem esses segundos que tanto Senna protestava e não aceitava, pois, o seu carro era muito mais moderno e rápido! Por sinal, a FIA, descaradamente, mandou arquivar o processo contra eles! E o que adiantou, hoje, com o Shumarcher , grande piloto, mas, jamais igual ao SENNA, pois, não era ético com os seus adversários de corrida, fazendo qualquer jogo sujo para ser o ganhador, inclusive no caráter, em estado de coma: "Aqui se faz, aqui se paga"!
 
3) após sua morte tomamos conhecimento sobre o HOMEM AYRTON SENNA DA SILVA, com suas obras assistenciais, como o Instituto Ayrton Senna, hoje, já formou, profissionalmente, mais de dez mil jovens carentes! Ele, antes de viajar para essa tragédia, chamou a irmã e o disse: 'quero usar parte do meu patrimônio financeiro para criar uma entidade visando ajudar jovens carentes, porém, não dando esmolas, e, sim, o ANZOL PARA ELES PESCAREM. Quando eu chegar do Japão vamos monta-lo, e, você, de minha confiança, além de ser socióloga, tomar conta d'ela. Eu entrarei com dinheiro e não quero ajuda financeira de outras fontes, especialmente, de governos"; outra d'ele: um jovem, de 18 anos de idade, do interior da Itália, piloto de kart, sofreu acidente , ficando paraplégico, onde somente os olhos se movimentavam, com danos na sua cabeça; a sua família percebia que ele mudava de comportamento no leito do hospital quando via Ayrton Senna, principalmente, quando ele ganhava as corridas; mandaram avisar-lhe se ele poderia presenteá-lo com alguma coisa do seu macacão, mas, Senna fez muito mais: viajou para a sua cidade, foi ao hospital, levando-lhe vários macacões, luvas usadas, réplicas de seus troféus, e, alguns dos seus capacetes! O jovem vibrou tanto que saíram lágrimas dos seus olhos! Senna prometeu a sua família que, em todas as vezes que fosse à Itália, iria visita-lo, e cumpriu até a sua morte, do jovem! A família chora a morte do Senna até hoje!
 
4) o maior adversário do Senna, não como piloto, mas, sim, como despeitado que era do Senna, o Nelson Piquet, até a chegada de Ayrton nessa fórmula, era considerado o melhor piloto brasileiro que a Fórmula I já teve, mas, inconformado com a sua fama, com as suas vitórias, já em fim de carreira, começou a sacanea-lo, chamando-o até de gay, que 'não gostava mais do cheiro da gasolina do que do cheiro de mulher', e outras e outras sacanagens. Mas, vejam o que escrevi, acima: 'AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA', o seu filhão, que ele jogou milhões de dólares para transforma-lo em piloto da fórmula I, se envolveu em uma maracutaia, aceitando do mesmo safado que burlou a tampa de combustível para ajudar ao piloto alemão, acima referido, para que ele batesse , de propósito, no piloto que ameaçava o espanhol Alonso para que esse ganhasse aquela corrida, o que aconteceu! Ao ser descoberto, foi rejeitado, por unanimidade, por todos os pilotos da fórmula I, como mau caráter, perigoso e inconfiável! Foi proibido de correr por essa categoria, hoje, em uma fórmula de carros de luxo, a pedido do papai famoso!
 
Outras e outras desse fantástico piloto, como, por exemplo, a sua fé no Brasil, sendo o primeiro brasileiro, após a revolução militar, a NÃO TER VERGONHA DE DIVULGAR A NOSSA BANDEIRA, servindo de exemplos para todos nós, especialmente, os jovens! A sua música que um maestro fez para a rede globo ficou como o segundo HINO DO BRASIL! A sua fé em Deus e em Jesus Cristo era imensa, quase um fenômeno junto aos pilotos de corrida, onde, em uma corrida na França, liderando em todas as voltas, menos a última, ele bateu o seu carro, perdendo de ser o vencedor. Mas, a sua justificativa: 'EU ESTAVA CONVERSANDO COM JESUS CRISTO, PARECENDO QUE EU ESTAVA FORA DO CARRO, E, ME DESLIGUEI'. Todos, inclusive no Brasil, os não crentes, acharam que ele estava ficando louco! No ano seguinte ele morreu!

Hoje, ficamos emocionados com a homenagem de todo o mundo a esse grande Ayrton Senna da Silva, 'AYRTON SENNA, DO BRASIL', quando mais de 20.000 pessoas, de toda a Europa, foram ao local do acidente, pagando ingressos, para homenageá-lo colocando flores e outras lembranças no local e visitando o museu criado em sua homenagem nesse circuito! O seu túmulo no cemitério em São Paulo é o mais visitado, todos os dias, dentre todos! 'O HOMEM BOM JAMAIS MORRE'!



Nenhum comentário:

Postar um comentário